Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Broto de bambu é uma planta comestível não convencional que pode acrescentar textura e crocância às receitas

O broto de bambu é o colmo do bambu recém-brotado abaixo do solo. O bambu é uma planta da família das gramíneas que cresce com bastante facilidade e rapidez. Ele possui diversas vantagens e dá origem a diversos produtos eco-friendly, como canudos e papel higiênico de bambu. O broto de bambu, por sua vez, é comestível, considerado uma panc e proporciona benefícios à saúde, como um bom funcionamento do sistema nervoso central.

pancs
Pancs: as plantas alimentícias não convencionais

Quais são os benefícios do broto de bambu?

O broto de bambu é um alimento bastante saudável. Ele é rico em vitaminas, proteínas, aminoácidos, carboidratos e fibras alimentares. Os brotos recém-colhidos possuem uma boa quantidade de tiamina, uma vitamina que age no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, e niacina, uma vitamina que desempenha diversas funções, como melhorar a circulação sanguínea, aliviar a enxaqueca, baixar o colesterol e melhorar a diabetes.

Além dessas substâncias, o broto de bambu também possui vitamina A, vitamina B6 e vitamina E e é rico em diferentes tipos de minerais importantes, como potássio, fósforo, sódio, cálcio, magnésio e ferro. Seu alto teor de fibras e baixo teor de gordura ajudam na redução do espessamento das artérias, ajudando a controlar a pressão arterial. 

Faz mal comer broto de bambu?

Em geral, comer broto de bambu não faz mal a saúde. No entanto, o consumo excessivo pode atrapalhar a absorção de minerais como cálcio, magnésio e potássio, e pode provocar a formação de cálculos nos rins. Isso acontece graças aos ácidos cianídrico e oxálico, duas substâncias tóxicas que compõem o alimento.

Como fazer broto de bambu

Crocante, o broto de bambu adiciona textura aos pratos, sendo mais conhecido e utilizado em países da Ásia, como a China. No Brasil, é menos comum encontrar opções comercializadas. Mas, se você tiver acesso a algum cultivo de bambu, é possível colher os brotos.

Para preparar broto de bambu, é preciso seguir os seguintes passos: 

  • Retire as cascas e folhas que envolvem os brotos de bambu. Você vai desembrulhá-lo e descartar as camadas até chegar ao centro, que apresenta uma cor mais clara e é a parte comestível;
  • Coloque os brotos em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar por 15 minutos. Depois, troque a água e cozinhe novamente até que os brotos estejam macios e sem o seu sabor amargo;
  • Verifique se prevalece o gosto amargo do broto de bambu. Se estiverem, coloque-os para cozinhar novamente por cinco minutos e repita o processo, até apresentarem um sabor mais sutil. Por fim, deixe esfriar e descansar em água fria.
bambucicleta
Bambucicleta: a bike feita de bambu

Com o broto de bambu pronto, você pode servi-lo de diferentes maneiras. Essas são algumas opções de pratos e receitas:

  • Corte em fatias, palitos ou rodelas e acrescente a saladas; 
  • Use para rechear rolinhos primavera; 
  • Faça um refogado de broto de bambu;
  • Faça uma conserva de broto de bambu.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais