Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Alguns tipos de arroz são bastante benéficos à saúde. Confira um passo a passo de como fazer arroz soltinho

Arroz é um alimento bastante comum na mesa dos brasileiros, completando a dupla famosa de “arroz e feijão”. Ele é um cereal preparado de diferentes maneiras e, dependendo do tipo, é um alimento bastante nutritivo. O arroz integral, por exemplo, proporciona saciedade, é rico em fibras, proteínas e antioxidantes. Para aprender como fazer arroz, confira a seguir nosso passo a passo!

arroz
Arroz: saiba qual opção escolher

1. Lave o arroz

Lavar o arroz é um passo importante para eliminar amidos empoeirados ou outras substâncias. Você pode colocar o arroz em uma peneira ou escorredor e lavar em água fria até que ela saia mais limpa.

Para economizar água, você pode inserir o arroz na água por um período de 10 a 15 minutos e, em seguida, enxaguar por uma ou duas vezes.

2. Separe a quantidade ideal

Geralmente, utiliza-se uma xícara de arroz para duas xícaras de água. Você pode conferir a quantidade ideal na embalagem do arroz, pois isso pode variar entre os diferentes tipos. Se você quiser mais sabor, a água pode ser substituída por caldo de legumes.

Quando o arroz serve como acompanhamento, a quantidade para cada pessoa costuma ser entre 50 a 75 gramas. Se ele for prato principal, esse número pode aumentar.

3. Comece o preparo

Para começar o preparo, em uma panela, coloque uma colher de óleo vegetal. Se preferir uma receita mais temperada, você pode ralar meia cebola e um dente de alho e refogar por pelo menos um minuto.

Acrescente o arroz à panela e uma colher de chá de sal. Vá mexendo o arroz, deixando refogar por cerca de dois minutos. Acrescente a água e espere começar a ferver. Quando começar, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar.

O ideal é não mexer muito no arroz quando ele já está na água, pois pode machucar os grãos e fazer com que eles soltem amido. Isso, consequentemente, fará com que o arroz fique menos “soltinho”.

4. Finalize o arroz

O arroz pode demorar cerca de 20 minutos para ficar pronto. Mas acompanhe de perto para não correr o risco de queimá-lo. Quando a água secar, verifique se o grão está no ponto ideal. Se não estiver, acrescente meia xícara de água. Se estiver no ponto, é só desligar o fogo e servir!

Caso queira deixá-lo ainda mais soltinho, ao desligar o fogo, cubra a panela com um pano e espere por pelo menos dez minutos. Isso fará com que toda a água vire vapor e seja absorvida.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais