Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Desodorante de alúmen de potássio é considerado uma alternativa natural aos desodorantes convencionais

O alúmen de potássio é um sulfato duplo de alumínio e potássio muito utilizado para reduzir a transpiração. Isso porque ele contrai os poros da pele, regulando a quantidade de suor liberada durante o dia. Além disso, ele deixa uma camada fina e transparente sobre a pele que elimina bactérias da região, diminuindo o cheiro de suor. Por isso, esse composto é considerado uma alternativa natural aos desodorantes convencionais.

O desodorante é um produto utilizado nas axilas do corpo humano para ocultar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e liberados pela transpiração. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que a transpiração não tem cheiro. O odor desagradável é resultado da decomposição das moléculas de suor e restos celulares pelas bactérias presentes na pele, produzindo ácidos carboxílicos. Um aspecto característico desses compostos é que eles apresentam forte odor.

Pesquisas mostram que alguns compostos utilizados na produção de desodorantes causam danos à saúde. Triclosan, propilenoglicol, parabenos, fragrância e alumínio são as principais substâncias que compõem os desodorantes convencionais. Esses compostos são conhecidos por induzir a resistência bacteriana, retardar o funcionamento dos músculos do corpo humano, atuar como desregulador endócrino, atingindo hormônios da tireoide e causar câncer de mama, problemas hormonais e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Alúmen de potássio

O alúmen de potássio, conhecido popularmente como pedra hume, é um sulfato duplo de alumínio e potássio que possui diversas propriedades e aplicações. Extraído de um mineral chamado alunita, ele possui ação adstringente, antibacteriana, antisséptica e cicatrizante, sendo comumente utilizado nas áreas de saúde e beleza. O alúmen de potássio pode ser adquirido em formato de pedra, sal, spray ou pó em lojas de produtos naturais, feiras livres e alguns supermercados.

alúmen de potássio
Entenda o que é e para que serve o alúmen de potássio

Existem três tipos de desodorante de alúmen de potássio no mercado: mineral, spray e roll-on. Para utilizar o desodorante mineral, umedeça a pedra antes da aplicação em toda a área das axilas. Para o spray, espirre bem próximo à pele, para que não haja muita evaporação do produto. Por fim, para usar o desodorante roll-on, aplique em toda a área das axilas.

Desodorante de alúmen de potássio deixa alguma coloração na roupa?

O desodorante de alúmen de potássio não deixa nenhuma coloração na roupa. O que amarela a roupa são determinadas substâncias. Um bom exemplo é que, mesmo que transpiramos muito nos pés, as meias não amarelam. Portanto, para evitar que suas roupas fiquem amareladas, o melhor é usar desodorantes naturais.

Contraindicações do alúmen de potássio

Mesmo sendo natural, o alúmen de potássio deve ser utilizado com atenção. Isso porque o seu uso excessivo pode causar irritações na pele. Além disso, algumas pessoas são sensíveis ao alúmen de potássio. Por isso, faça um teste antes de utilizá-lo.

Outra dica importante é não ingerir alúmen de potássio. Caso isso aconteça de forma acidental, procure orientação médica imediatamente. A ingestão de alúmen de potássio pode causar graves problemas de saúde e até hemorragia.

Por fim, é importante destacar que nem todas as pedras disponíveis no mercado são naturais. Elas também podem ser feitas de alúmen de amônia e de alúmen de potássio sintético. Para diferenciá-las, basta olhar para a sua cor: as pedras naturais possuem uma cor mais cristalina, enquanto as fabricadas são mais opacas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais