Conheça os poderes da citronela e seu óleo essencial

eCycle

Citronela tem compostos que ajudam a relaxar, cicatrizar feridas, repelir mosquitos e aliviar cólicas menstruais; descubra como usar

citronela
Imagem de Saurav Kundu no Unsplash

Citronela é um capim de origem asiática pertencente ao gênero Cymbopogon. Esta planta tem sido usada na China e na Indonésia há séculos para tratar erupções cutâneas, infecções e outras condições de saúde.

A forma mais comum de usufruir dos benefícios da citronela, como sua capacidade de repelir insetos, é por meio do uso de seu óleo essencial com as técnicas de aromaterapia. Confira alguns benefícios:

Repelente natural

Um estudo mostrou que o óleo essencial de citronela oferece proteção contra mosquitos por até três horas.

Fungicida

Vários estudos descobriram que o óleo essencial de citronela tem certas propriedades antifúngicas que podem ajudar a enfraquecer ou destruir fungos nocivos à saúde.

Um estudo mostrou que o óleo essencial de citronela tem atividade antifúngica o fungo Aspergillus niger. Acredita-se que esse fungo comum cause infecções nos seios da face e nos pulmões em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Outro estudo ainda mostrou que o óleo essencial de citronela tem atividade antifúngica contra todos os 12 fungos testados na pesquisa. O mesmo estudo descobriu que o óleo essencial de citronela conseguiu inibir 15 de 22 bactérias testadas.

Estudo mostrou que ele ainda tem ação contra a Candida albicans, fungo responsável por causar candidíase.

Poderoso cicatrizante

Uma pesquisa mostrou que o óleo essencial de citronela é um poderoso cicatrizante, principalmente em casos de diabetes. Acredita-se que essa ação cicatrizante se deve às suas propriedades antifúngica e anti-inflamatória.

Ajuda a relaxar

Um estudo concluiu que sentir o aroma de citronela pode ajudar a relaxar. Você pode colocar algumas gotas em difusor ou pelo ambiente para criar uma atmosfera tranquila.

Na aromaterapia, o óleo essencial de citronela é frequentemente usado para acalmar a mente e tratar a ansiedade e o estresse. Também pode ajudar com dificuldades de sono e insônia. Difunda o óleo em casa ou coloque algumas gotas no travesseiro à noite.

Outros benefícios e propriedades:

  • Anti-inflamatório para o estômago, fígado e intestino;
  • Trata dores nas articulações como em casos de artrite, reumatismo e lúpus;
  • Melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a tratar dores, como as cólicas menstruais e dores musculares;
  • Tem propriedades diuréticas que melhoram a micção e a transpiração, ajudando a eliminar toxinas e ácido úrico;
  • Ajuda a tratar eczema e dermatite, além de prevenir o envelhecimento precoce;
  • Quando misturado ao óleo de coco, atua como um protetor solar natural;
  • Pode ser usado no xampu e condicionador para limpar, reduzir a oleosidade, combater a caspa e aumentar o brilho;
  • Pode ser utilizado como produto de limpeza para o fogão, geladeira e banheiro.

Como usar

Spray

Adicione 30 gotas de óleo essencial de citronela à 100 ml de água em um borrifador, agite bem e use na pele como um repelente natural. Você ainda pode colocar cabeças de cravo na solução para potencializar sua ação repelente.

Difusor

Adicione três gotas de óleo essencial de citronela em um difusor para aromatizar o ambiente.

Óleo de massagem

O óleo essencial de citronela pode ser diluído em óleos vegetais em uma proporção de 2,5% para aplicação na pele, ajudando a eliminar fungos e feridas. Nunca aplique óleo essencial de citronela diretamente na pele.

Para peles sensíveis, você pode usar uma solução de 1% (seis gotas de óleo essencial em 30 ml de óleo vegetal carreador).

Dicas de segurança

Sempre dilua o óleo de citronela corretamente antes de usar. Nunca use óleo de citronela não diluído em sua pele. Os óleos essenciais são muito concentrados e podem ser tóxicos se consumidos. Mantenha-os fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Nunca ingira óleo essencial de citronela. Ao usar o óleo essencial de citronela para aromaterapia, certifique-se de que o espaço em que você está é bem ventilado. Se você estiver grávida, amamentando ou tomando qualquer medicamento prescrito, procure orientação médica antes de utilizar óleos essenciais.

Como fazer óleo essencial de citronela

É possível adquirir o óleo essencial de citronela em lojas on-line, mas é possível fazer em casa. Confira:

Efeitos indesejados

O óleo essencial de citronela pode causar irritação na pele ou alergia. Quando isso acontece, a área pode ficar vermelha, com manchas, coceira ou inchaço. E ele deve ser retirado com óleo vegetal (água não adiantará para retirá-lo devido à diferença de polaridade).

Procure orientação médica em caso de

  • Dificuldade ao respirar ou respiração ofegante
  • Falta de ar ou tosse
  • Garganta inflamada
  • Erupção vermelha
  • Aperto no peito
  • Náusea
  • Diarreia


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×