Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo essencial de lemongrass tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, relaxantes e mais

O óleo essencial de lemongrass é extraído da gramínea tropical do gênero Cymbopogon (mais especificamente da espécie Cymbopogon citratus), muito usada na culinária, fitoterapia e cosmetologia. O óleo vegetal da planta é extraído das folhas e caules do capim-limão por destilação a vapor e seu aroma é poderoso e cítrico.

Embora o lemongrass tenha sido tradicionalmente usado para tratar problemas digestivos e pressão alta, o seu óleo essencial tem muitos outros benefícios potenciais à saúde. Por isso está se tornando uma alternativa natural na aromaterapia para ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. Confira seus benefícios:

Quais os benefícios do lemongrass?

1. Propriedades antibacterianas

O capim-limão é usado como remédio natural para curar feridas e ajudar a prevenir infecções. Uma pesquisa descobriu que o óleo essencial de lemongrass é eficaz contra uma variedade de bactérias resistentes a medicamentos, incluindo aquelas que causam:

  • Infecções de pele
  • Pneumonia
  • Infecções de sangue
  • Infecções intestinais graves

2. Antifúngico

De acordo com um estudo, o óleo essencial de lemongrass ajuda a combater certos tipos de fungos nocivos que causam micose. Os pesquisadores descobriram que, para ser eficaz, a solução do óleo deve ser 2,5%.

3. Anti-inflamatório

A inflamação crônica causa muitos problemas de saúde, incluindo artrite, doenças cardiovasculares e até câncer. O lemongrass contém citral, um composto anti-inflamatório.

De acordo com um estudo, o seu óleo essencial mostrou poderosas propriedades anti-inflamatórias em edemas.

Alimentos que combatem a inflamação

4. Antioxidante

Antioxidantes ajudam o organismo a combater os radicais livres que danificam as células. Uma pesquisa mostrou que o óleo essencial de lemongrass ajuda a eliminar os radicais livres.

De acordo com um estudo, o enxaguante bucal contendo óleo essencial de lemongrass apresentou significativa atividade antioxidante. Os pesquisadores sugerem que é uma terapia complementar em potencial para procedimentos odontológicos não cirúrgicos e gengivite.

radicais livres
O que são radicais livres e como evitá-los?
enxaguante-bucal
Enxaguante bucal caseiro e natural

5. Previne úlcera gástrica e alivia náusea

O lemongrass é usado como remédio popular para uma série de problemas digestivos, que variam de dores de estômago a úlceras gástricas. De acordo com um estudo, o seu óleo essencial ajuda a prevenir úlceras gástricas, uma causa comum de dor de estômago. Ele também é um ingrediente comum em chás de ervas e suplementos para náusea. Embora a maioria dos produtos à base de plantas use folhas secas, o uso do óleo essencial para aromaterapia pode proporcionar benefícios semelhantes.

Remédio para enjoo
Remédio para enjoo: 18 dicas no estilo caseiro

6. Faz bem para diarreia

A diarreia geralmente é apenas um incômodo, mas também pode causar desidratação. Alguns remédios para diarreia podem ter efeitos colaterais desagradáveis ​​- como constipação – levando algumas pessoas a procurar alternativas.

De acordo com um estudo, o lemongrass pode ajudar a diminuir a diarreia. O estudo mostrou que o óleo reduziu a produção fecal induzida por óleo de rícino.

Remédio para diarreia
Remédio para diarreia: 6 dicas no estilo caseiro
constipacao-intestinal
O que é constipação intestinal?

7. Pode ajudar a reduzir o colesterol

O lemongrass é tradicionalmente usado para tratar colesterol alto e controlar doenças cardíacas. Um estudo descobriu que o seu óleo essencial reduziu significativamente o colesterol em ratos que receberam uma dieta rica em colesterol por 14 dias. A reação positiva foi dependente da dose, o que significa que seus efeitos foram alterados quando a dose foi alterada.

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

8. Ajuda a regular o açúcar e a gordura no sangue

O óleo essencial de lemongrass pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 . Os resultados também mostraram que ele alterou os parâmetros lipídicos (de gordura) enquanto aumentava os chamados bons níveis de colesterol (HDL).

diabetes
Diabetes: tipos, sintomas e como tratar

9. Pode atuar como um analgésico

O citral presente no óleo essencial de lemongrass pode ajudar a aliviar a dor. De acordo com um estudo realizado em pessoas com artrite reumatoide, o uso tópico de seu óleo essencial diminui a dor de artrite. Em média, os níveis de dor foram gradualmente reduzidos de 80 para 50% em 30 dias.

Alimentos que combatem a inflamação

10. Alivia estresse e a ansiedade

A pressão alta é um efeito colateral comum do estresse. Muitos estudos mostraram que a aromaterapia alivia o estresse e a ansiedade. Combinar aromaterapia com massagem pode trazer ainda mais benefícios.

Um estudo que avaliou os efeitos do lemongrass e óleo de massagem com amêndoas doces mostrou que os participantes que receberam massagem usando o óleo uma vez por semana durante três semanas apresentaram pressão arterial diastólica mais baixa do que os do grupo controle. A pressão arterial sistólica e a pulsação não foram afetadas.

massagem
Conheça 16 tipos de massagem e seus benefícios
Óleo de amêndoas doce
Óleo de amêndoas: para que serve e benefícios

11. Alivia dores de cabeça e enxaquecas

De acordo com pesquisadores, o lemongrass australiano nativo pode aliviar a dor causada por dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores acreditam que um composto chamado eugenol tem propriedades semelhantes à aspirina.

O eugenol evita a acumulação de plaquetas no sangue e também libera serotonina. A serotonina é um hormônio que regula o humor, sono, apetite e funções cognitivas.

Cravo-da-Índia
Cravo-da-índia: conheça 17 benefícios incríveis

Como usar lemongrass

A maioria das pesquisas científicas sobre o óleo essencial de lemongrass foi realizada em animais ou in vitro – e não em humanos. Como resultado, não há dose padronizada para tratar qualquer condição. Não está claro se as doses em animais teriam os mesmos efeitos nos seres humanos.

Para usá-lo na aromaterapia, adicione até 12 gotas de óleo essencial a 1 colher de chá de óleo transportador, como:

  • Óleo de coco
  • Amêndoa doce
  • Jojoba

Faça um teste em uma pequena região na parte interior do cotovelo e espere 24h. Se não ocorrer nenhuma reação adversa, utilize em outras áreas desejadas. Misture em um banho quente ou massageie a pele. Nunca aplique óleos essenciais diretamente na sua pele.

Você também pode inalar o óleo essencial de lemongrass usando um difusor, uma bola de algodão ou lenço. Algumas pessoas massageiam o óleo essencial diluído nas têmporas para ajudar a aliviar dores de cabeça.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?

Possíveis efeitos colaterais e riscos do lemongrass

O óleo essencial de lemongrass é altamente concentrado. Seus efeitos colaterais não são bem estudados. Em algumas pessoas, eles podem ser mais fortes que os efeitos colaterais da planta.

O capim-limão pode causar uma reação alérgica ou irritação da pele quando usado topicamente.

Outros efeitos colaterais relatados incluem:

  • Tontura
  • Sonolência
  • Aumento do apetite
  • Aumento da micção

Os óleos essenciais podem ser tóxicos quando ingeridos. Não ingira óleo essencial de lemongrass.

Na forma de planta, o lemongrass geralmente é seguro para uso em alimentos e bebidas. Quantidades mais altas podem aumentar seu risco de desenvolver efeitos colaterais.

Você também deve procurar orientação médica antes de usar se:

  • Tem diabetes ou baixo nível de açúcar no sangue;
  • Faz quimioterapia;
  • Tem uma condição respiratória, como asma;
  • Está gestante;
  • Tem doença hepática;
  • Amamenta.

Não use lemongrass como terapia complementar ou no lugar de seu tratamento regular para qualquer condição. A menos que esteja sob a supervisão médica.

Utilize lemongrass em receitas

O lemongrass (capim-limão) é amplamente utilizado na culinária asiática para adicionar sabor cítrico a sopas, currys e refogados. A melhor forma de preparar um prato com capim-limão é utilizando seu pedúnculo para liberar os óleos essenciais. 

Para fazer isso, corte o topo e a base pontiagudos. Depois, remova as cascas e amasse o talo usando um pilão ou o lado achatado de uma faca de cozinha. Você pode adicionar lemongrass à sopa, ao curry ou ao arroz na hora de cozinhar. Assim como a folha de louro, o capim-limão deve ser removido do prato depois de dar sabor aos pratos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais