11 benefícios do lemongrass e para que serve seu óleo essencial

eCycle

Óleo essencial de lemongrass tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, relaxantes e mais

óleo essencial de capim limão
Imagem editada e redimensionada de Kelly Sikkema, está disponível no Unsplash

O óleo essencial de lemongrass é extraído da gramínea tropical do gênero Cymbopogon, muito usada na culinária, fitoterapia e cosmetologia. Extraído das folhas e caules do capim-limão, o óleo essencial tem um poderoso aroma cítrico.

Embora o lemongrass tenha sido tradicionalmente usado para tratar problemas digestivos e pressão alta, o seu óleo essencial tem muitos outros benefícios potenciais à saúde. Por isso está se tornando uma alternativa natural na aromaterapia para ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. Confira seus benefícios:

1. Propriedades antibacterianas

O capim-limão é usado como remédio natural para curar feridas e ajudar a prevenir infecções. Uma pesquisa descobriu que o óleo essencial de lemongrass é eficaz contra uma variedade de bactérias resistentes a medicamentos, incluindo aquelas que causam:

  • Infecções de pele
  • pneumonia
  • Infecções de sangue
  • Infecções intestinais graves

2. Antifúngico

De acordo com um estudo, o óleo essencial de lemongrass ajuda a combater certos tipos de fungos nocivos que causam micose. Os pesquisadores descobriram que, para ser eficaz, a solução de óleo essencial de lemongrass na solução deve ser s 2,5%.

3. Anti-inflamatório

A inflamação crônica causa muitos problemas de saúde, incluindo artrite, doenças cardiovasculares e até câncer. O lemongrass contém citral, um composto anti-inflamatório.

De acordo com um estudo, o óleo essencial de lemongrass mostrou poderosas propriedades anti-inflamatórias em edemas.

4. Antioxidante

Antioxidantes ajudam o organismo a combater os radicais livres que danificam as células. Uma pesquisa mostrou que o óleo essencial de lemongrass ajuda a eliminar os radicais livres.

De acordo com um estudo, o enxaguante bucal contendo óleo de lemongrass apresentou significativa atividade antioxidante. Os pesquisadores sugerem que é uma terapia complementar em potencial para procedimentos odontológicos não cirúrgicos e gengivite.

5. Previne úlcera gástrica e alivia náusea

O lemongrass é usado como remédio popular para uma série de problemas digestivos, que variam de dores de estômago a úlceras gástricas. De acordo com um estudo, o óleo essencial de lemongrass ajuda a prevenir úlceras gástricas, uma causa comum de dor de estômago. Ele também é um ingrediente comum em chás de ervas e suplementos para náusea. Embora a maioria dos produtos à base de plantas use folhas secas de lemongrass, o uso do óleo essencial para aromaterapia pode proporcionar benefícios semelhantes.

6. Faz bem para diarreia

A diarreia geralmente é apenas um incômodo, mas também pode causar desidratação. Alguns remédios para diarreia podem ter efeitos colaterais desagradáveis ​​- como constipação - levando algumas pessoas a procurar alternativas.

De acordo com um estudo, o lemongrass pode ajudar a diminuir a diarreia. O estudo mostrou que o óleo reduziu a produção fecal induzida por óleo de rícino.

7. Pode ajudar a reduzir o colesterol

O lemongrass é tradicionalmente usado para tratar colesterol alto e controlar doenças cardíacas. Um estudo descobriu que o óleo essencial de lemongrass  reduziu significativamente o colesterol em ratos que receberam uma dieta rica em colesterol por 14 dias. A reação positiva foi dependente da dose, o que significa que seus efeitos foram alterados quando a dose foi alterada.

8. Ajuda a regular o açúcar e a gordura no sangue

O óleo essencial de lemongrass pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, de acordo com um estudo. Os resultados também mostraram que ele alterou os parâmetros lipídicos (de gordura) enquanto aumentava os chamados bons níveis de colesterol (HDL).

9. Pode atuar como um analgésico

O citral presente no óleo essencial de lemongrass pode ajudar a aliviar a dor, pois alivia a inflamação. De acordo com um estudo realizado em pessoas com artrite reumatoide, o uso tópico de óleo essencial de lemongrass diminui a dor de artrite. Em média, os níveis de dor foram gradualmente reduzidos de 80 para 50% em 30 dias.

10. Alivia estresse e a ansiedade

A pressão alta é um efeito colateral comum do estresse. Muitos estudos mostraram que a aromaterapia alivia o estresse e a ansiedade. Combinar aromaterapia com massagem pode trazer ainda mais benefícios.

Um estudo que avaliou os efeitos do lemongrass e óleo de massagem com amêndoas doces mostrou que os participantes que receberam massagem usando o óleo uma vez por semana durante três semanas apresentaram pressão arterial diastólica mais baixa do que os do grupo controle. A pressão arterial sistólica e a pulsação não foram afetadas.

11. Alivia dores de cabeça e enxaquecas

De acordo com pesquisadores o lemongrass australiano nativo pode aliviar a dor causada por dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores acreditam que um composto chamado eugenol tem propriedades semelhantes à aspirina.

O eugenol evita a acumulação de plaquetas no sangue e também libera serotonina. A serotonina é um hormônio que regula o humor, sono, apetite e funções cognitivas.

Como usar

A maioria das pesquisas científicas sobre o óleo essencial de lemongrass foi realizada em animais ou in vitro - e não em humanos. Como resultado, não há dose padronizada para tratar qualquer condição. Não está claro se as doses em animais teriam os mesmos efeitos nos seres humanos.

Para usar o lemongrass na aromaterapia, adicione até 12 gotas de óleo essencial a 1 colher de chá de óleo transportador, como óleo de coco, óleo de amêndoa doce ou óleo de jojoba. Faça um teste em um pequena região na parte interior do cotovelo e espere 24h. Se não ocorrer nenhuma reação adversa, utilize em outras áreas desejadas. Misture em um banho quente ou massageie a pele. Nunca aplique óleos essenciais diretamente na sua pele.

Você também pode inalar o óleo essencial de lemongrass usando um difusor, uma bola de algodão ou lenço. Algumas pessoas massageiam o óleo essencial diluído nas têmporas para ajudar a aliviar dores de cabeça.

Possíveis efeitos colaterais e riscos

O óleo essencial de lemongrass é altamente concentrado. Seus efeitos colaterais não são bem estudados. Em algumas pessoas, eles podem ser mais fortes que os efeitos colaterais da planta do lemongrass.

O capim-limão pode causar uma reação alérgica ou irritação da pele quando usado topicamente.

Outros efeitos colaterais relatados do lemongrass incluem:
  • Tontura
  • Sonolência
  • Aumento do apetite
  • Aumento da micção

Os óleos essenciais podem ser tóxicos quando ingeridos. Não ingira óleo essencial de lemongrass.

Na forma de planta, o lemongrass geralmente é seguro para uso em alimentos e bebidas. Quantidades mais altas podem aumentar seu risco de desenvolver efeitos colaterais.

Você também deve procurar orientação médica antes de usar se:

  • Tem diabetes ou baixo nível de açúcar no sangue;
  • Tem uma condição respiratória, como asma;
  • Tem doença hepática;
  • Faz quimioterapia;
  • Está gestante;
  • Amamenta.

Não use lemongrass como terapia complementar ou no lugar de seu tratamento regular para qualquer condição, a menos que esteja sob a supervisão médica.

Utilize em receitas

O lemongrass é amplamente utilizado na culinária asiática para adicionar sabor cítrico a sopas, currys e refogados A melhor forma de preparar um prato com capim-limão é utilizando seu pedúnculo para liberar os óleos essenciais. Para fazer isso, corte o topo e a base pontiagudos, remova as cascas e amasse o talo usando um pilão ou o lado achatado de uma faca de cozinha. Você pode adicionar lemongrass à sopa, ao curry ou ao arroz na hora de cozinhar. Assim como a folha de louro, o capim-limão deve ser removido do prato depois de dar sabor aos pratos.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×