Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você tem o costume de trabalhar na cama? Confira alguns possíveis riscos desse hábito para a sua saúde e rotina

Trabalhar na cama sempre foi o sonho de muita gente que, grande parte da vida, teve de acordar cedo e se deslocar até o trabalho – normalmente, no ritmo acelerado das grandes cidades.

No entanto, cada vez mais o home office tem se tornado uma realidade em países do mundo todo, à medida que surgem estudos elencando os benefícios do trabalho remoto para o aumento da produtividade e a saúde dos trabalhadores.

Com isso, o hábito se tornou possível para uma parte significativa das pessoas – e uma regra para algumas. Afinal o remoto permite muito mais liberdade do que um escritório tradicional – e trabalhando em casa é muito fácil ceder ao desejo de passar o dia todo na cama (geralmente o lugar mais confortável da casa). Aliás, uma pesquisa revelou que 80% dos jovens profissionais admitem trabalhar na cama.

Mas quais seriam os impactos disso para a saúde? É possível trabalhar na cama com conforto, sem negligenciar o sono e a alimentação? Conheça alguns aspectos da sua vida e da sua saúde que podem ser afetados por esse costume.

Qualidade do sono

De acordo com um artigo publicado na revista on-line Healthline, há uma razão muito específica pela qual não devemos trabalhar em nossas camas: a associação natural do ambiente com o momento da vigília. Em outras palavras, nosso corpo e nossa mente estão preparados para associar a cama a apenas duas coisas: sono e intimidade.

Além disso, olhar para telas brilhantes reduz os níveis de melatonina no corpo, ainda que não de maneira tão significativa. É aconselhável reservar de 30 minutos a duas horas de tempo livre de tecnologia antes de ir para a cama.

Produtividade

Todas essas razões estão interligadas. Trabalhar na cama diminui a qualidade do sono, o que diminui a produtividade no trabalho, os níveis de energia e a qualidade de vida. Usar a cama como um espaço de trabalho significa que você está trazendo seu trabalho para a cama, literal e figurativamente.

Se você tem trabalhado o dia todo na cama, é provável que continue pensando no trabalho e tenha dificuldade em se desligar dele depois de deslizar para baixo das cobertas para dormir.

Postura

Mesmo se você se sentar na cama, ainda se manterá em uma superfície irregular por um longo período de tempo, com o monitor em uma altura incorreta e provavelmente curvando suas costas. Isso pode criar uma fonte confiável de dor imediatamente ou ao longo do tempo, o que também pode diminuir a qualidade do sono. Também pode levar a doenças musculoesqueléticas.

Relacionamentos

A maioria de nós já está compartilhando nossos parceiros com nossos eletrônicos. Quer sejam nossos laptops ou telefones celulares, esse padrão tem impactos reais nos relacionamentos. De acordo com um estudo, distrações momentâneas do telefone celular durante o tempo com seu parceiro ou sua parceira podem levar à diminuição da satisfação com o relacionamento, causando problemas mais graves no futuro.

Higiene

De acordo com o dermatologista Dr. Alok Vij em uma entrevista à Cleveland Clinic, nós eliminamos células mortas da pele o suficiente por dia para alimentar um milhão de ácaros. Mais de 15 milhões dessas células são eliminadas à noite. Se você levar em consideração o tempo adicional gasto na cama trabalhando, o acúmulo de bactérias será ainda maior!

Humor e energia

Os quartos são geralmente mais escuros do que os outros devido ao menor número de janelas ou ao hábito de manter as cortinas fechadas. A luz solar é um impulsionador natural do humor e ajuda a elevar os níveis de energia.

Um quarto iluminado inadequadamente pode causar cansaço, alterar seu relógio biológico, afetar negativamente sua saúde mental e forçar seus olhos. Embora uma sala escura seja ótima para cochilos, ela não é o ambiente ideal para a produtividade do dia de trabalho.

Dicas para trabalhar em casa

Assim como há muitos motivos para não trabalhar na cama, também há muitas coisas que todos podemos fazer para evitar trabalhar na cama, ter uma noite de sono melhor e cumprir nossas atividades profissionais diárias ​​em casa com conforto e produtividade. Confira.

Mantenha seus dispositivos eletrônicos longe da cama

Criar um espaço para a cama e o quarto serem principalmente para dormir é uma grande vantagem. Evite levar dispositivos para a cama, para que você não possa trabalhar lá. Isso não apenas ajudará você a dormir melhor, mas também ajudará a criar uma divisão entre casa e trabalho, para que você não sinta que está sempre trabalhando.

Crie um espaço exclusivo para o trabalho

Uma vez que o trabalho não deve acontecer na cama, deve ter seu próprio espaço. Um espaço de trabalho pode ser uma mesa específica ou uma área da sua casa. Se isso for difícil para você, talvez você possa dar uma olhada em um café local ou espaço de coworking para tentar criar essa divisão.

Mude a sua posição regularmente

Nossos corpos adoram variações, então a dica é trocar sempre a posição em que você trabalha. Se você trabalha no quarto, por exemplo, considere usar sua cômoda como uma escrivaninha. Também é válido incorporar mais movimento ao seu dia, criando uma rotina de atividade física.

Organize o seu ambiente de trabalho

O perigo de trabalhar na cama, além da dor nas costas de longo prazo e do risco de adormecer acidentalmente, é que você pode ficar muito relaxado e perder a concentração. Escolha um ambiente de trabalho que seja confortável, mas que estimule a sua criatividade e proatividade. Apostar em uma boa cadeira para trabalhar também é fundamental.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais