Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Um tipo sanguíneo é definido a partir de quais antígenos estão na superfície dos glóbulos vermelhos

Os tipos sanguíneos são definidos a partir da presença ou ausência de certos antígenos na superfície das hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos do sangue. Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos. Cada pessoa possui um conjunto de antígenos e suas diferentes combinações formam anticorpos em intensidades diferentes.

Para que uma transfusão de sangue ocorra de forma segura, é preciso haver compatibilidade entre as hemácias do sangue. Então, nesse processo, reconhecer o tipo de sangue é fundamental.

O que significam os tipos sanguíneos?

Um tipo sanguíneo é definido a partir de quais antígenos estão na superfície dos glóbulos vermelhos. Esses antígenos desempenham algumas funções no sangue, como transportar outras moléculas para dentro e para fora da célula, manter a estrutura dos glóbulos vermelhos e detectar células indesejadas que podem causar doenças.

Para classificar os tipos de sangue, são considerados dois tipos de antígenos: os antígenos ABO e os antígenos Rh. O sistema ABO define os tipos sanguíneos a partir de quatro classificações: A, B, AB e O. Já o fator Rh determina se o sangue possui Rh positivo ou negativo.

Desse modo, existem oito tipos:

  • A+
  • A-
  • B+
  • B-
  • AB+
  • AB-
  • O+
  • O

A definição do tipo sanguíneo é herdado dos pais, sendo que cada um deles doa um dos genes ABO para o filho. O gene A e B são dominantes e o gene O é recessivo, ou seja, se forem doados genes O e A, o tipo sanguíneo será A, porque ele é o dominante. Isso não significa que o filho não possa nascer com o gene não dominante, apenas é maior a probabilidade de ser do gene dominante. Considerando o dominante, seria assim:

  • AA = tipo sanguíneo A;
  • AO = tipo sanguíneo A;
  • BB = tipo sanguíneo B;
  • BO = tipo sanguíneo B;
  • OO = tipo sanguíneo O;
  • AB = tipo sanguíneo AB.

No caso do Rh, o Rh positivo é o gene dominante:

  • Negativo e Negativo = fator Rh negativo;
  • Negativo e Positivo = fator Rh positivo;
  • Positivo e positivo = fator Rh positivo.
Epigenética
Epigenética: o que é e relação com doenças

Tipos raros e comuns

Qual é o tipo de sangue mais raro?

Na maioria das vezes, o tipo de sangue mais raro e mais comum depende do local. Contudo, em dados do mundo inteiro, especialistas acreditam que o tipo mais raro é o sangue de pessoas tipo AB-.

Qual é o tipo de sangue mais comum?

Por outro lado, especialistas acreditam que o tipo de sangue mais comum é O+.

Compatibilidade entre os tipos sanguíneos

A doação para bancos de sangue é responsável por salvar muitas vidas. No entanto, para que a transfusão ocorra, ela precisa ser segura. Para isso, é preciso que os tipos sanguíneos sejam compatíveis.

A compatibilidade ocorre entre os glóbulos vermelhos e o plasma. No grupo sanguíneo A, por exemplo, os indivíduos têm o antígeno A na superfície de suas hemácias e o plasma sanguíneo contém o antígeno anti-B. Por tanto pessoas com A podem doar sangue para B, mas isso vai depender do Rh.

É importante ressaltar que pessoas com tipo O só podem receber sangue do mesmo tipo, pois o tipo O possui anticorpos anti-A e anti-B, o que impossibilita a doação dos demais.

Vale destacar que o tipo O- é o único que pode doar para todos os outros diferentes tipos sanguíneos, por isso, é chamado de “doador universal”, enquanto o tipo AB+ é o receptor universal, isto é, podem receber sangue de qualquer tipo. Confira a tabela de tipo sanguíneo:

Tipos sanguíneosDoaRecebe
A+A+, AB+A+, A-, O+, O-
A-A+, B-, AB+, AB-A-, O-
B+B+, AB+B+, B-, O+, O-
B-B+, B-, AB+, AB-B-, O-
AB+AB+Todos
AB-AB+, AB-AB-, A-, B-, O-
O+O+, A+, B+, AB+O+, O-
O-Todos0-

Como saber o tipo sanguíneo?

Tipos sanguíneos
Imagem de Pawel Czerwinski no Unsplash

O sistema de grupos sanguíneos ABO e o fator RH foi descoberto o médico Karl Lendsteiner, ganhador do prêmio Nobel de Medicina em 1930. Para tanto, ele colheu várias amostras de sangue, isolando os glóbulos vermelhos e combinando o plasma e as hemácias de cada amostra.

Então, foi concluído que para descobrir o tipo de sangue, realiza-se um exame de tipagem sanguínea. Nesse caso, é coletada uma pequena amostra e, em um laboratório, mistura-se o sangue do indivíduo com três substâncias diferentes para verificar como elas reagem.

As substâncias possuem anticorpos A, B ou fator Rh e causarão reações diferentes. Quando o sangue não é compatível, ele forma pequenos grãos e isso permite que o profissional identifique o tipo sanguíneo.

Tendo em vista as complexas relações de compatibilidade, vale dizer que doar sangue é um ato de empatia e solidariedade – em uma única doação é possível salvar até quatro vidas. Pesando mais de 50 kg e tendo entre 16 a 69 anos, você já pode ser elegível a doar sangue se seguir as instruções de segurança da instituição. Saiba mais sobre os requisitos na matéria abaixo:

doacao-de-sangue
Doação de sangue: requisitos, como e onde doar

Tipos sanguíneos e doenças

De acordo com a Associação Americana do Coração, pessoas com tipos sanguíneos A e B podem ter maiores riscos de desenvolver coágulos sanguíneos perigosos em comparação com pessoas que têm sangue tipo O.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais