O que causa um deslizamento de terra?

eCycle

Um deslizamento de terra pode ser causado por fatores naturais ou antrópicos

Deslizamento de terraImagem editada e redimensionada de Andrevruas, está disponível no Wikimedia e licenciada sob CC by 3.0

Deslizamento de terra” é um termo utilizado para descrever um fenômeno de origem geológica e climatológica que inclui diversos tipos de movimento do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas e fluxos superficiais de detritos. Em outras palavras, deslizamento de terra é uma categoria dos “movimentos de massa”: processo de vertente que envolve o desprendimento e transporte de solo ou material rochoso encosta abaixo.

Apesar de os deslizamentos de terra e outros movimentos de massa serem fenômenos naturais, certos fatores antrópicos interferem decisivamente na ocorrência e agravamento desses eventos, como ocupações desordenadas de morros e encostas, construções de estradas em locais inadequados e desmatamentos.

Fatores condicionantes

A ocupação desordenada e o desmatamento de morros e encostas são os principais fatores de risco para a ocorrência de deslizamentos. Isso porque a vegetação ameniza os impactos causados pela chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo. No entanto, vale ressaltar que nem todo tipo de planta ajuda. Bananeiras, por exemplo, têm raízes fracas e troncos pesados, que causam muito estrago quando caem.

A estrutura do solo também influencia o deslizamento – quanto mais compacto o solo, mais seguro ele tende a ser. Nesse sentido, terrenos argilosos têm vantagem sobre os mais arenosos.

Outro fator determinante é a inclinação. Grande parte dos deslizamentos ocorrem em encostas inclinadas em ângulos que variam entre 20º e 35º. Menos do que isso, o risco de ocorrência desse fenômeno diminui. Mais que isso, pode rolar muita terra encosta abaixo, porém o número de vítimas vai ser bem menor, visto que o ângulo impossibilita a construção de casas, estradas e outras estruturas.

A chuva em um terreno inclinado forma canais pelos quais a água escorre, chamados de rede de drenagem. Não precisam ser canos nem calhas artificiais: a própria natureza se encarrega de produzir esses caminhos. Em caso de deslizamento, esses canais ajudam a aumentar o problema. A terra e os detritos caem na rede e podem se dividir por meio dela, multiplicando a área de degradação e levando materiais para regiões relativamente distantes.

Como evitar um deslizamento de terra

Geralmente, os deslizamentos de terra ocorrem em morros e encostas e geram diversos problemas, principalmente nas épocas chuvosas. Se você mora em morros ou encostas, aqui vão algumas dicas para evitar que esse fenômeno aconteça:

  • Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo e evitam seu desmoronamento;
  • Evite plantar bananeiras e árvores como manga, mamão e abacate. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra;
  • Não construa próximo a barrancos. Quanto maior for a distância que você deixar, maior será a segurança para a sua moradia;
  • Você sabia que o lixo jogado nas encostas acumula água? Isso vai deixá-lo mais pesado e, se escorregar, vai arrastar o solo junto com ele;
  • Nunca jogue água de pia, tanque ou chuveiro nas encostas. Além de contaminar o solo, umedece a área e aumenta o risco de deslizamento;
  • O melhor a fazer para a prevenção é instalar canaletas ou tubos para o escoamento dessas águas usadas.

Sinais de perigo

Existem alguns sinais que indicam quando deslizamentos de terra podem ocorrer, como:

  • Observe no terreno se árvores, postes ou muros estão com alguma inclinação anormal;
  • Observe rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes;
  • Observe se o local tem água mais barrenta que o normal. Pode ter algum cano com vazamento e infiltrando-se pelo terreno.

Pesquisas sugerem que existem sistemas espaciais de alerta precoce para deslizamentos de terra. No entanto, afirmam que eles emitem grandes quantidades de alarmes falsos, sendo ineficientes. Para solucionar esse problema, especialistas desenvolveram uma tecnologia mais avançada que fornece variáveis atmosféricas em células de grade de 30 quilômetros de lado e dados atualizados diariamente, reduzindo as quantidades de alarmes falsos.

O que fazer?

Se você presenciar um deslizamento de terra, aqui vão algumas dicas do que fazer:

  • Saia imediatamente do local;
  • Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento;
  • Informe a Defesa Civil. Ligue 199. A Defesa Civil quer proteger a sua casa.

Fontes: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e O Manual de Deslizamento – Um Guia para a Compreensão de Deslizamentos


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×