Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Como saber se estou grávida? Entenda quais são os principais sinais de que pode ter gente nova vindo por aí

Como saber se estou grávida? Se você é uma mulher em idade fértil, é bastante provável que esteja familiarizada com essa pergunta. Os sinais da gestação são conhecidos pela maioria das pessoas, mas é comum que os primeiros deles passem despercebidos na correria do dia a dia. Aliás, por incrível que pareça, algumas mulheres nem sequer apresentam sintomas durante a gravidez.

Além disso, é normal que os sinais se manifestem antes mesmo do atraso menstrual, sendo facilmente confundidos com a TPM. Esse é o caso, por exemplo, das alterações de humor e do aparecimento de espinhas que algumas mulheres podem apresentar. Aquelas que conhecem muito bem o próprio corpo são capazes de perceber alterações logo nos primeiros dias após a fecundação, mas o ideal é só comemorar (ou se preocupar) após o atraso menstrual.

O que é período fértil?
O que é ciclo menstrual? Entenda como funciona
parto-natural
O que você precisa saber sobre parto natural

Como saber se estou grávida? Conheça os 17 principais sintomas

Como saber se estou grávida?
Imagem de Marcelo Matarazzo no Unsplash

1. Amenorreia

É a ausência da menstruação. De todos os sinais de gravidez, a ausência de menstruação é o sintoma mais evidente e aquele que mais deve ser levado em consideração. Se sua menstruação é regular e estiver atrasada, vale a pena fazer um teste de farmácia para tirar a dúvida. O impacto emocional envolvido em uma gestação, seja ela desejada ou não, é muitas vezes o grande responsável pelo aparecimento de outros sintomas associados.

2. Corrimento branco

O corrimento branco pode ser um dos sinais que você está grávida, pois ele pode ser causado pelo o aumento dos níveis de progesterona, um dos indicativos de gravidez.

Candidíase: causas, sintomas, tipos e como tratar

3. Corrimento vaginal cor-de-rosa

De difícil percepção, o corrimento cor-de-rosa é normal e pode ocorrer a partir da entrada do espermatozoide no óvulo. Ele pode aparecer desde minutos após a relação sexual em que ocorre a fecundação até três dias depois, que é o tempo de vida do espermatozoide no útero feminino.

4. Cólica, inchaço abdominal e gases

São reações comuns na primeira semana de gravidez e no início da gestação como um todo, pois o corpo está se preparando para receber o embrião no útero. O sangue que se concentra no útero desde a fecundação até a 7ª semana da gestação é o responsável por esses distúrbios gástricos. Tomar bastante água e evitar alimentos de alta fermentação são algumas dicas para conseguir alívio.

5. Espinhas e pele oleosa

A gravidez é um processo que pode desencadear o aparecimento de espinhas e o aumento da oleosidade, possíveis sinais de que você está gravida. Pessoas que já tem a pele oleosa podem sofrer mais com esse problema, resultante das alterações hormonais em andamento.

Remédios para espinhas: 18 opções naturais

6. Mamas sensíveis e inchadas

Outro resultado do grande aporte de hormônios que começam a circular em seu organismo com a chegada de uma nova vida.

7. Mudança na aparência dos seios

Além da sensibilidade, pode ser que você repare que as auréola dos seus seios estão mais escuras ou inchadas. As veias da região também podem ficar mais aparentes do que o normal.

8. Desejo sexual

Se você estive grávida as alterações hormonais em seu corpo também podem aumentar seu desejo sexual.

9. Aumento da frequência urinária

O aumento do xixi acontece desde o começo da gestação, por conta das elevadas taxas de progesterona no organismo, e vai até o final, quando o aumento físico do útero pressiona a bexiga.

10. Enjoos, vômitos e maior salivação

Esse é um dos sinais mais comuns de que você está grávida e ataca principalmente no primeiro trimestre. O desenvolvimento da placenta é apontado como uma das causas, mas há também o baixo nível de açúcar no sangue e a tensão.

Remédio para enjoo
Remédio para enjoo: 18 dicas no estilo caseiro

11. Cansaço fácil e sono

Seu corpo está se preparando para receber uma nova vida. São muitas mudanças físicas e hormonais pelas quais ele irá passar e é normal que você se sinta mais cansada. Coma bastante e procure descansar.

12. Tontura

Os enjoos e vômitos podem fazer com que a mulher grávida fique desidratada e sinta tonturas. Procure se alimentar bem e beba bastante água.

13. Dor de cabeça e dor nas costas

A dor de cabeça está relacionada aos novos hormônios que estão circulando em seu corpo. Já a dor nas costas é resultado das alterações físicas pelas quais o corpo passa e, com o passar da gestação, também resulta do peso adicional que você está carregando.

14. Aversão a cheiros fortes

A aversão a cheiros fortes é um dos sintomas de gravidez mais conhecidos popularmente. Isso acontece porque o olfato da gestante fica mais sensível. O jeito é evitar os cheiros muito fortes.

15. Desejos alimentares

Em algumas mulheres, um dos sinais de estar grávida é o surgimento de desejos ou aversões estranhas. Elas podem deixar de comer coisas das quais gostavam antes da gravidez e passar a gostar de coisas das quais costumavam ter aversão. É normal.

16. Aumento da temperatura basal (valor próximo aos 37°C)

O aumento da progesterona e do estrogênio presentes no corpo da mulher após a fertilização podem causar um leve aumento na temperatura geral do corpo, esse também é um dos sinais de que você está grávida.

17. Variações de humor

Outra consequência desagradável da grande quantidade de hormônios circulando no corpo feminino. É um sinal muito fácil de ser confundido com a TPM, então não crie expectativas (positivas ou negativas) antes da hora. Se você desconfia de que está grávida, adquira um teste de farmácia, pois ele é um diagnóstico mais seguro.

Confira os principais sintomas de gravidez no vídeo abaixo, disponível no canal oficial do Portal eCycle:

Em dúvida? Consulte um médico para fazer um teste quantitativo de beta HCG.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais