Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Embalagem gera preocupação em relação ao seu pós-uso: seria o plástico-bolha reciclável?

O plástico bolha, criado em 1957 pelos engenheiros Alfred Fielding e Marc Chavannes, é um item utilizado para embalar objetos, e assim protegê-los, principalmente durante o transporte. Com uso cada vez mais empregado, esse tipo de embalagem gera preocupação em relação ao seu pós-uso: seria o plástico bolha reciclável?

“ilhas de plástico” gigantes
Animação da Nasa mostra como o plástico se move nos oceanos antes de formar “ilhas de plástico” gigantes

A boa notícia é que sim, o plástico bolha pode ser reciclado, porém ele precisa ser higienizado antes de ser descartado junto com outros tipos de plásticos recicláveis comuns. Entenda:

Do que é feito

Plástico bolha. Imagem de Tao Yuan no Unsplash

O plástico bolha é feito de polietileno de baixa densidade, o que lhe confere uma característica desvantajosa para a reciclagem: a tendência a emaranhar, o que pode criar problemas com as máquinas de classificação em instalações de reciclagem.

Até 88% da superfície dos oceanos está contaminada por microplásticos, afirma pesquisa

Nos últimos anos, os fabricantes lançaram versões “mais ecológicas” da embalagem feita de plástico reciclado. No entanto, como muitos consumidores permanecem inseguros sobre o que fazer com o plástico bolha que sobra, a maior parte dele vai para aterros sanitários.

Como reciclar o plástico bolha

Quando puder, tente encontrar outros usos para o plástico bolha descartado antes de jogá-lo fora ou enviá-lo para reciclagem. É provável que haja pelo menos mais uma maneira de reaproveitá-lo.

Nanoplásticos causam efeitos bizarros em embriões de galinhas, revela pesquisa

Verifique com as cooperativas de reciclagem próximas a você os detalhes e especificações relevantes para a reciclagem. A maioria exige que o plástico-bolha esteja limpo e seco, por exemplo.

Maneiras de reutilizar o plástico bolha

Se o acesso às opções acima não for viável, encontre maneiras de reaproveitar o plástico bolha antes de jogá-lo fora. Reutilizar, em vez de reciclar, é sempre uma boa primeira opção, pois o processo de reciclagem cria sua própria parcela de poluição, lixo e consumo de energia. O plástico bolha pode ser usado durante anos.

Se você tem uma grande quantidade de plástico bolha, fale com amigos, familiares ou vizinhos para ver se alguém precisa dele.

plásticos e saúde
Plásticos e saúde: o que se sabe a respeito?

Talvez uma doação gratuita para uma escola local ou organização sem fins lucrativos seja um bom lugar para começar. Ou talvez uma empresa local ou proprietário de uma pequena empresa possa se beneficiar do seu plástico-bolha.

O plástico bolha de rolo funciona bem como protetor de poeira. Corte no tamanho específico necessário, cole com fita adesiva e use como cortina sobre casacos, ternos, uniformes ou vestidos.

Como um organizador de joias, seções menores do envoltório podem ser usadas para agrupar acessórios soltos ou volumosos.

porção de peixe
Consumir uma “porçãozinha” de peixe, atum ou sardinha também mata golfinhos, tartarugas e baleias em risco de extinção

Como último recurso, você pode estourar as bolhas deste tipo de plástico, o que é cientificamente comprovado benéfico para reduzir o estresse, além de ser muito satisfatório.

Evite usá-lo

Por ser um polímero não biodegradável, é recomendado evitar o uso do plástico bolha sempre que possível. Sendo assim, quando se trata de enviar um item frágil ou embrulhar pertences domésticos, papel de jornal, papel kraft ou papelão são as melhores escolhas.

Sempre que possível, evite usar plástico bolha.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais