Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra o que é endometriose, o que causa a doença, como aliviar os sintomas e quando procurar ajuda

A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada pelo crescimento do endométrio, tecido que reveste o útero, para fora do órgão. Quando as células do endométrio ficam nos ovários, nas trompas de falópio ou na cavidade abdominal, em vez de serem expelidas durante a menstruação, ocorre a endometriose, causando cólicas intensas, desconforto e, em longo prazo, complicações mais graves, como dificuldade para engravidar e risco aumentado de câncer de ovário.

Cólica
O que é e como aliviar cólica menstrual

Se a endometriose envolver os ovários, podem se formar cistos chamados endometriomas. O tecido circundante pode ficar irritado, eventualmente desenvolvendo tecido cicatricial e aderências, faixas anormais de tecido fibroso que podem fazer com que os tecidos e órgãos pélvicos grudem uns nos outros. A endometriose pode afetar mulheres de qualquer idade.

Menstruação atrasada: oito possíveis razões

A inflamação da endometriose não necessariamente acomete apenas os arredores do útero e pelve, podendo atingir outros órgãos mais distantes. Em cerca de 10% dos casos, órgãos como coração, pulmões e cérebro também são afetados pela doença. Por isso, se você apresentar sintomas da doença, procure imediatamente orientação médica.

Sintomas de endometriose

O principal sintoma da endometriose é a dor pélvica, frequentemente associada aos períodos menstruais. Embora muitas tenham cólicas durante os períodos menstruais, pessoas com endometriose geralmente descrevem dores menstruais muito piores do que o normal. A dor também pode aumentar com o tempo.

Os sinais e sintomas mais comuns de endometriose incluem:

  • dor menstrual muito intensa;
  • dor durante ou depois do sexo;
  • dor ao evacuar ou urinar durante a menstruação;
  • enjoo, prisão de ventre, diarreia ou sangue na urina durante a menstruação;
  • dificuldade para engravidar;
  • fluxos menstruais muito intensos.

A gravidade da dor não é necessariamente um indicador confiável da extensão da condição. Você pode ter endometriose leve com dor intensa ou pode ter endometriose avançada com pouca ou nenhuma dor.

A endometriose às vezes é confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (DIP) ou cistos ovarianos. Pode ser confundida com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), uma condição que causa episódios de diarreia, constipação e cólicas abdominais.

Os sintomas da endometriose podem variar. Muitas mulheres são gravemente afetadas, enquanto outras podem não ter nenhum sinal perceptível da doença. Para algumas pessoas, a endometriose pode ter um grande impacto negativo e, às vezes, levar a sentimentos de depressão.

Causas da endometriose

A causa exata da endometriose não é conhecida, mas existem teorias para explicar o que leva algumas pessoas a desenvolver a doença. Confira algumas delas:

Menstruação retrógrada

Na menstruação retrógrada, o sangue menstrual contendo células endometriais flui de volta através das trompas de falópio e para a cavidade pélvica em vez de sair do corpo. Essas células endometriais aderem às paredes e superfícies pélvicas dos órgãos pélvicos, onde crescem e continuam a engrossar e sangrar ao longo de cada ciclo menstrual.

Transformação de células peritoneais

No que é conhecido como a “teoria da indução”, os especialistas propõem que os hormônios ou fatores imunológicos promovem a transformação das células peritoneais (as células que revestem o lado interno do abdome) em células semelhantes ao endométrio.

Transformação de células embrionárias

Hormônios como o estrogênio podem transformar células embrionárias (células nos primeiros estágios de desenvolvimento) em implantes de células semelhantes ao endométrio durante a puberdade.

Cicatriz cirúrgica

Após uma cirurgia, como uma histerectomia ou cesariana, as células endometriais podem se anexar a uma incisão cirúrgica.

Transporte de células endometriais

Os vasos sanguíneos ou sistema de fluido de tecido (linfático) podem transportar células endometriais para outras partes do corpo.

Desordem do sistema imunológico

Um problema com o sistema imunológico pode tornar o corpo incapaz de reconhecer e destruir o tecido semelhante ao endometrial que cresce fora do útero.

Fatores de risco

Vários fatores colocam você em maior risco de desenvolver endometriose, como:

  • Nunca ter dado à luz
  • Primeira menstruação (menarca) muito precoce
  • Entrada na menopausa em idade mais avançada
  • Ciclos menstruais curtos, de menos de 27 dias
  • Períodos menstruais longos, com duração maior do que sete dias
  • Níveis mais altos de estrogênio ou uma exposição maior ao longo da vida ao estrogênio produzido pelo corpo
  • Índice de massa corporal muito baixo
  • Um ou mais parentes com endometriose, já que um estudo associou uma mutação no gene NPSR1 com uma maior incidência de casos da doença

Quando procurar ajuda

Consulte um médico se tiver sintomas de endometriose, especialmente se eles estiverem causando um grande impacto em sua vida.

O diagnóstico da endometriose pode ser difícil, porque os sintomas podem variar consideravelmente e muitas outras condições podem causar sintomas semelhantes. No entanto, exames de ressonância magnética e ultrassom transvaginal podem ser solicitados para um diagnóstico mais preciso.

Possíveis complicações da endometriose

Dificuldade para engravidar

A principal complicação da endometriose é a fertilidade prejudicada. Aproximadamente um terço das mulheres com endometriose têm dificuldade em engravidar. Para que a gravidez ocorra, um óvulo deve ser liberado de um ovário, viajar através da trompa de falópio vizinha, ser fertilizado por um espermatozoide e se prender à parede uterina para iniciar o desenvolvimento.

A endometriose pode obstruir o tubo e impedir a união do óvulo e do esperma. Contudo, a condição também parece afetar a fertilidade de maneiras menos diretas, danificando o espermatozoide ou o óvulo, por exemplo.

Mesmo assim, muitas mulheres com endometriose leve a moderada ainda podem conceber e levar uma gravidez adiante. Os médicos às vezes aconselham as pessoas com endometriose a não atrasar o parto, pois a condição pode piorar com o tempo.

Câncer

O câncer de ovário ocorre em taxas mais altas do que o esperado em pessoas com endometriose; no entanto, o risco geral de câncer de ovário ao longo da vida é baixo. Alguns estudos sugerem que a endometriose aumenta esse risco, mas ainda é relativamente baixo. Embora raro, outro tipo de câncer, o adenocarcinoma associado à endometriose, pode se desenvolver mais tarde nas pessoas que já tiveram endometriose.

Tratamentos para endometriose

Atualmente não há cura para a endometriose, mas existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas. Eles incluem:

Medicamentos para a dor

Você pode tentar medicamentos para a dor de venda livre, como o ibuprofeno, mas eles podem não ser eficazes em alguns casos.

Terapia hormonal

A ingestão de hormônios suplementares pode, às vezes, aliviar a dor e interromper a progressão da endometriose. A terapia hormonal ajuda seu corpo a regular as mudanças hormonais mensais que promovem o crescimento do tecido que ocorre quando você tem endometriose.

Contraceptivos hormonais

Os anticoncepcionais hormonais diminuem a fertilidade, evitando o crescimento mensal e o acúmulo de tecido endometrial. Pílulas anticoncepcionais, adesivos e anéis vaginais podem reduzir ou até eliminar a dor em endometriose menos grave.

A injeção de medroxiprogesterona também é eficaz para interromper a menstruação. Ele interrompe o crescimento de implantes endometriais. Alivia a dor e outros sintomas. Essa pode não ser sua primeira escolha, entretanto, devido ao risco de diminuição da produção óssea, ganho de peso e aumento da incidência de depressão em alguns casos.

Agonistas e antagonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH)

As mulheres tomam os chamados agonistas e antagonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) para bloquear a produção de estrogênio que estimula os ovários. O estrogênio é o hormônio responsável principalmente pelo desenvolvimento das características sexuais femininas. O bloqueio da produção de estrogênio evita a menstruação e cria uma menopausa artificial.

A terapia com GnRH tem efeitos colaterais como secura vaginal e ondas de calor. Tomar pequenas doses de estrogênio e progesterona ao mesmo tempo pode ajudar a limitar ou prevenir esses sintomas.

Cirurgia conservadora

A cirurgia conservadora é para mulheres que desejam engravidar ou sentir dores fortes e para as quais os tratamentos hormonais não estão funcionando. O objetivo da cirurgia conservadora é remover ou destruir crescimentos endometriais sem danificar os órgãos reprodutivos.

A laparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva, é usada para visualizar e diagnosticar a endometriose. Também é usado para remover o tecido endometrial. O cirurgião faz pequenas incisões no abdômen para remover cirurgicamente os crescimentos ou para queimá-los. Lasers são comumente usados ​​hoje em dia como uma forma de destruir esse tecido “fora do lugar”.

Cirurgia de último recurso (histerectomia)

Raramente, seu médico pode recomendar uma histerectomia total como último recurso se sua condição não melhorar com outros tratamentos. Em uma histerectomia total, o cirurgião remove o útero e o colo do útero. Eles também removem os ovários, porque esses órgãos produzem estrogênio, que causa o crescimento do tecido endometrial. Além disso, o cirurgião remove as lesões visíveis do implante.

A histerectomia geralmente não é considerada um tratamento ou cura para a endometriose. Você não conseguirá engravidar após uma histerectomia. Obtenha uma segunda opinião antes de concordar com a cirurgia se você cogita engravidar um dia.

Atividades físicas

Praticar exercícios regularmente pode ajudar a amenizar os sintomas da doença, especialmente as dores e a fadiga causada pela endometriose.

Dieta balanceada

Aposte em alimentos que minimizem a inflamação e reduzam sintomas da doença (como alergias, fadiga e dificuldade para dormir). Recomenda-se uma dieta rica em fibras, em vitamina E, frutas, vegetais e proteínas pobres em gordura (de preferência, fontes de proteína vegetal, como grãos).


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais