Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se alterada, cor do xixi pode indicar problemas nos rins, no fígado, infecções no trato urinário e até câncer. Confira

cor do xixi pode variar dependendo do que você come, bebe e até mesmo dos medicamentos que você consome. Normalmente, alterações leves na cor do xixi não representam grandes ameaças à saúde. No entanto, é importante entender o que cada cor significa para poder ficar atento a eventuais complicações.

A primeira coisa que você deve saber é que a cor regular do xixi varia de amarelo-claro a âmbar profundo. Essa coloração é resultado de um pigmento chamado urocromo e da diluição ou concentração da urina. Em condições normais, ela é afetada pela quantidade de líquidos, principalmente água, que você bebe durante o dia. Os fluidos diluem a concentração do xixi. Conforme você bebe mais líquidos, sua urina fica mais clara.

Além disso, pigmentos e outros compostos em alimentos e medicamentos podem alterar a cor do xixiBeterrabafrutas vermelhas e favas estão entre os alimentos com maior probabilidade de afetar a coloração. Muitos medicamentos de venda livre e de prescrição dão tons vivos à cor do xixi, como vermelho, amarelo ou azul-esverdeado.

Uma coloração incomum da urina pode ser um sinal de doença. Por exemplo, xixi vermelho-escuro a marrom é uma característica identificadora da porfiria, um distúrbio hereditário raro dos glóbulos vermelhos. Confira a seguir o que cada cor representa para a sua saúde.

As cores do xixi e o que representam

Muito claro, quase transparente

Você está super-hidratado. Isso geralmente é um sinal de que você está bebendo água em demasia, o que raramente pode ser prejudicial ao corpo. No entanto, indica que você pode reduzir a quantidade de água que está bebendo.

Embora a hidratação seja fundamental para a saúde, beber muita água pode roubar os eletrólitos de seu corpo. O xixi que ocasionalmente parece claro demais não é motivo para pânico, mas, se você notar que ela está sempre assim, talvez seja hora de diminuir um pouco a quantidade de água que consome.

Amarelo-claro

Esta é a cor ideal do xixi. Ela indica que seu corpo está funcionando corretamente e que está hidratado na medida certa.

Amarelo-escuro

Esta é outra cor normal de xixi. Ela sugere que seu corpo está funcionando corretamente, mas talvez seja um sinal de que você está ligeiramente desidratado. É aqui que você deve começar a pensar em beber mais água.

Âmbar ou mel

cor do xixi um pouco mais escura pode ser normal, mas é um indicativo de que está começando a ficar desidratado, o que significa que você deve ingerir mais líquidos para reabastecê-lo. Tons mais claros de amarelo geralmente indicam um corpo bem hidratado. Pode sugerir também o início de um problema no fígado.

Laranja

cor laranja no xixi é outro sinal de que você pode estar desidratado. Em alguns casos, é resultado dos corantes alimentares, assim como de alguns medicamentos. Laxantes e drogas quimioterápicas podem causar urina laranja.

No entanto, esta cor também pode sugerir problemas no fígado ou no ducto biliar. Essa condição costuma estar associada a fezes de cor clara. Se a situação não se normalizar, será preciso consultar um profissional de saúde e, eventualmente, fazer um exame de urina.

Azul ou verde

Pode parecer estranho, mas estar com a urina pode ficar azul e até verde! Esta é uma condição extremamente rara, que pode estar associada a tinturas alimentares ou a medicamentos que contenham azul de metileno, um corante excretado pelos ruins. Em casos mais graves, deve-se considerar a hipercalcemia, um distúrbio hereditário raramente capaz de deixar a urina azul, ou infecções do trato urinário, que estão relacionadas à urina verde.

Turvo e/ou com espuma

Se persistente, o xixi turvo, efervescente ou com espuma pode ser sinal de problemas renais ou infecção do trato urinário. Especialmente se tiver dor ao urinar, procure um médico. No entanto, se isso acontecer apenas raramente ou ocasionalmente, não é uma condição de saúde alarmante. O xixi turvo ocasionalmente pode indicar que você tem excesso de proteína em sua dieta ou ser uma indicação da força com que você está urinando.

Castanho ou marrom

Cores muito escuras podem representar desidratação grave ou doença hepática. No entanto, alimentos e medicamentos podem alterar a cor do seu xixi. Uma dieta rica em favas (em grandes quantidades), ruibarbo ou babosa pode causar xixi marrom-escuro.

Se sua urina apresentar cor castanha ou marrom, aumente a ingestão de água. Caso não haja alterações, você deve consultar o seu médico. Xixi marrom-escuro pode ser uma indicação de disfunções renais.

Vermelho ou rosa

Existem quatro coisas que podem fazer com que o xixi fique rosa ou vermelha: presença de sangue, comida, medicamentos ou toxinas. Uma dieta rica em beterraba, mirtiloamoras ou ruibarbo também pode ser a causa dessa descoloração, assim como toxinas, chumbo ou mercúrio. As toxinas devem ser monitoradas cuidadosamente para evitar envenenamento por chumbo ou mercúrio.

O último fator que pode causar xixi vermelho ou rosa é uma condição em que o sangue está na urina. A descoloração da urina devido ao sangue geralmente é uma indicação de um problema de saúde latente. O sangue no xixi pode ser proveniente de uma variedade de condições de saúde diferentes, como infecções do trato urinário, tumores (cancerosos e não cancerosos), problemas de próstata (ou seja, próstata aumentada), cálculos renais ou doenças e cálculos na bexiga.

Quando buscar ajuda?

Se você perceber que a cor do seu xixi está se afastando dos tons mais tradicionais de amarelo, procure orientação médica. Duas condições a serem observadas são urina de cor vermelha e a urina de cor marrom. Essas cores são indicadores de que seus rins e fígado, respectivamente, podem estar apresentando alguns problemas.

Caso seu xixi esteja escuro ou laranja, especialmente se você também tiver fezes claras e pele e olhos amarelos, seu fígado pode estar funcionando mal. Além disso, sangue visível no xixi é comum em infecções do trato urinário e pedras nos rins. Esses problemas geralmente causam dor. O sangramento sem dor pode indicar um problema mais sério, como câncer.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais