Cold Brew é uma receita simples de café gelado extraído na água fria com sabor e acidez mais suaves
Imagem de 4137dutchcafe por Pixabay
Cold Brew é um café frio que funciona como uma ótima opção para o verão. A receita é tão simples quanto o café quente, mas exige algumas horas de espera. Isso porque o tempo de infusão do café é mais longo, extraindo o sabor de uma maneira diferente e resultando em uma versão mais suave e menos ácida.
O Cold Brew é bastante apreciado por quem não gosta das misturas geladas feitas com café, cremes e açúcar. Além disso, o café gelado oferece diversos benefícios à saúde. Aprenda a fazer a seguir!
Como fazer Cold Brew
Ingredientes
- 600 ml de água filtrada fria ou em temperatura ambiente;
- 130 g de pó de café (de preferência, de moagem grossa);
Modo de fazer
Em uma jarra, adicione o café e a água e misture. Feche o recipiente e deixe em repouso por pelo menos 12 horas e no máximo 18 horas em temperatura ambiente ou refrigerando.
Depois de passado esse período, coe o café passando para outro recipiente. Ao fazer café coado, evite o coador de papel e opte, por exemplo, por um coador de pano, uma opção que economiza energia, água, é sustentável e reutilizável.
Por fim, sirva com gelo, cremes, leites vegetais ou sucos. Outra opção é substituir a água fria na receita por água de coco. O resultado será uma bebida mais adocicada.
Benefícios do Cold Brew
No Cold Brew, há extração a frio do café, por isso, o resultado em termos de sabor e suavidade é diferente do café feito com água quente. Ainda assim, os benefícios são muitos:
Pode aumentar o metabolismo
O metabolismo é o processo em que o corpo utiliza alimentos para gerar energia. Quanto maior for a taxa metabólica, mais calorias você queima em repouso. Assim como o café quente, o café frio contém cafeína, que é eficaz para aumentar a taxa metabólica de repouso em até 11% segundo um estudo.
Pode melhorar o humor
O consumo de cafeína também pode ajudar no humor. Um estudo constatou que uma xícara de café consumida por dia reduzia o risco de depressão em 8%.
Pode ser melhor para o seu estômago
Muitas pessoas evitam o café por ser uma bebida ácida que pode causar azia, indigestão e estimular o refluxo, uma condição em que o ácido estomacal flui do estômago de volta para o esôfago.
Um estudo publicado no Scientific Reports mostrou que o café quente é uma bebida ácida, pois seu processo de fermentação tende a extrair mais ácidos. Já o café frio tem menos acidez, podendo irritar menos o estômago.
Pode ajudar a evitar doenças
O café frio contém compostos que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, tais como cafeína, magnésio, trignolegina e lignanas. Essas substâncias, segundo pesquisa, também ajudam a estabilizar o açúcar no sangue. Além disso, a bebida tem ácidos clorogênicos e diterpenos que atuam como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios.
Outro estudo observacional descobriu que pessoas que bebiam de três a cinco xícaras de café por dia durante a meia idade tinham um risco 65% menor de desenvolver demência e Alzheimer na velhice.
Por fim, um estudo feito com mais de 300 mil pessoas com idades entre 50–71 anos descobriu que quanto mais café as pessoas bebiam, menor o risco de morte por doenças respiratórias, derrames, ferimentos, diabetes e infecções.
Para quem é fã de café, então, a boa notícia é que a bebida pode ajudá-lo a viver mais e o Cold Brew pode ser seu companheiro no verão. Mas beba com moderação!
Fontes: Healthline e u.Coffee.
Veja também:
- Café gelado: receitas simples e irresistíveis
- Como fazer café: conheça vários métodos
- Como fazer receita de mousse de chocolate no liquidificador
- Como fazer receita de bolo de cenoura fofinho no liquidificador
- Conheça sete receitas de aproveitamento de alimentos