Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Nécton é um grupo de seres que se deslocam ativamente na água

Nécton” é um termo utilizado para definir um grupo de organismos que se deslocam ativamente na água, vencendo a força das correntezas. Trata-se de um conjunto extremamente diversificado de seres vivos, que inclui peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis, insetos aquáticos e aves. Os peixes herbívoros e as baleias são os consumidores secundários mais importantes da comunidade nectônica. Tubarões, peixes, lulas e outros animais carnívoros estão situados em níveis tróficos superiores das cadeias alimentares.

Em oposição ao ambiente bentônico, o ambiente nectônico caracteriza-se por não apresentar nenhum substrato sólido. Nessa região, os organismos se movimentam em decorrência da densidade da água e de suas características anatômicas. Os peixes, por exemplo, possuem um corpo hidrodinâmico e nadadeiras que garantem a sua locomoção e propulsão pela coluna de água.

Ecossistemas marinhos

Os mares e oceanos cobrem mais de 75% da superfície terrestre, com profundidades que variam de alguns metros nas regiões litorâneas, a mais 11 quilômetros nas zonas mais profundas. Um dos aspectos mais importantes dos ecossistemas marinhos é sua grande estabilidade e homogeneidade no que se refere à composição química e temperatura. A salinidade dos mares é cerca de 3,5 g/L de sais, com predominância de cloreto de sódio (NaCl).

Os ecossistemas marinhos podem se distinguir em dois grandes domínios marinhos: um relativo ao fundo, o domínio bentônico, e outro relativo às massas d’água, o domínio pelágico. A luz consegue penetrar no mar até a profundidade máxima de 200 metros, estabelecendo o que se denomina de zona fótica.

Na metade superior desta zona iluminada vive o fitoplâncton marinho, formado por algas e bactérias fotossintetizantes que produzem praticamente todo alimento necessário à manutenção da vida nos mares. Essa zona também é rica em plâncton não fotossintetizante e em grandes cardumes de peixes.

A região que se estende dos 200 metros aos 2 mil metros de profundidade é a região batial. Suas águas são frias e pobres em fauna. Os peixes, moluscos e alguns outros animais que vivem nessa zona são sustentados por matéria orgânica proveniente da superfície. Mais abaixo encontra-se a região abissal, que se estende dos 2 mil metros aos 6 mil metros de profundidade.

Nela encontram-se poucas espécies, que chamam atenção por suas características exóticas, como peixes bioluminescentes e lulas gigantes. A região mais profunda dos oceanos, abaixo dos 6 mil metros, é conhecida como região hadal. Sua fauna ainda é pouco conhecida, é constituída principalmente por esponjas e moluscos.

nécton
Foto de Silas Baisch na Unsplash

Importância do nécton

Os néctons possuem extrema importância para os ecossistemas aquáticos. Na cadeia alimentar, esses organismos servem de alimento para outros seres e também atuam como predadores. Além disso, os seres desse grupo garantem os fluxos de energia e nutrientes em diferentes ambientes, já que são capazes de se deslocar horizontalmente e verticalmente.

Economicamente, os néctons servem de fluxo de renda para várias pessoas. Isso porque eles fazem parte da dieta alimentar de vários indivíduos e são muito utilizados como animais de estimação. Peixes com cores exuberantes, como palhaços e betas, podem ser citados como exemplos.

Impactos sobre o nécton

As comunidades nectônicas sofrem impactos diariamente decorrentes de atividades humanas. As principais ameaças a esses ecossistemas são aquicultura, pesca, expansão de áreas urbanas e turismo, poluição, redução dos recursos hídricos e mudanças climáticas. Por isso, elas devem ser preservadas e protegidas por meio de políticas públicas, já que apresentam grande importância para os seres vivos em geral.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais