Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira dicas simples e sustentáveis para curtir a folia do Carnaval 2021 em casa

Conteúdo em parceria com Ambev

A resposta é sim! Com dicas simples e sustentáveis, você vai ver que cair na folia em casa é muito mais fácil do que parece. Um Carnaval consciente, seguro e inesquecível só exige dois ingredientes: vontade de festejar e alguns pequenos cuidados. Adicionando à receita uma dose de boa música, boa comida e boa bebida, o sucesso da sua folia está garantido!

Isolamento social modifica o comportamento alimentar das mulheres brasileiras, revela estudo

Como curtir o Carnaval na quarentena?

Abuse da criatividade

Uma das coisas mais divertidas do Carnaval é fazer a própria fantasia. Roupas sem uso, restos de tecido, fitas coloridas, papéis de presente usados, jornais antigos, papelão: tudo é válido na hora de montar o seu look de Carnaval. Só é preciso ficar atento ao descarte correto dos materiais, já que alguns deles, como o jornal, contêm substâncias que podem ser nocivas se escaparem para o meio ambiente.

Além disso, mix de cores, uma maquiagem diferente e um toque de glitter podem fazer milagres mesmo no look mais simples. Mas dê preferência ao glitter sustentável, porque o convencional, classificado como microplástico, não é biodegradável, não é reciclável e pode causar danos ao meio ambiente. Não sabe onde comprar? Aprenda a fazer glitter ecológico aqui!

Aposte em boa comida e boa bebida

Se no Carnaval a regra é “tá tudo liberado!”, o pós-Carnaval quase sempre é sinônimo de ressaca. Por isso, escolha um cardápio leve, com lanchinhos naturais, vegetais e legumes, rico em alimentos de fácil digestão. Refeições gordurosas prejudicam a digestão e podem causar dor de estômago – e a combinação com o álcool pode virar uma bomba no dia seguinte.

Aposte também em bebidas de qualidade, de procedência conhecida, e abuse da água. Para se proteger da desidratação, o ideal é tomar um copo de água entre cada copo de bebida. Acordou de ressaca? Comece o dia comendo frutas que contenham muita água, como melanciamelão e pera.

Além disso, lembre-se de que você não precisa sair de casa para abastecer a geladeira. Pensando na segurança dos foliões, a Ambev e o aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery firmaram uma parceria imbatível. Cada vez que um cliente compra uma bebida da fabricante pelo app, um vendedor ambulante é beneficiado com um valor em dinheiro. O frete sai na faixa!

A ação é parte de uma iniciativa da Ambev para apoiar o trabalho desses profissionais, que foram prejudicados pela suspensão das festividades. A oferta começa na sexta-feira (12) e vale até a terça-feira de Carnaval, no dia 16.

Para ter acesso ao frete gratuito, você precisa apenas entrar no aplicativo Zé Delivery e checar o cupom do dia. O código deve ser adicionado ao fim da compra para ter a entrega sem custo. O aplicativo Zé Delivery pode ser encontrado na Google Play Store para celulares Android e na plataforma da AppleStore para smartphones com sistema IOS.

Leia mais

Faça o seu próprio confete

Para você, Carnaval de verdade tem que ter chuva de confete? Então aproveite a quarentena para fazer o seu próprio confete caseiro e eco-friendly, usando folhas, pétalas e flores secas que já caíram das árvores ou plantas. Você pode procurar o material em parques, praças ou na própria calçada. Mas não arranque as folhas das árvores só para isso: colete somente o que já estiver no chão.

Se você tem flores em casa, plantadas no jardim ou em vasos, aproveite as pétalas que caíram para fazer os confetes. Se elas não estiverem secas o suficiente, deixe-as alguns minutos expostas ao sol, para que desidratem. Depois, use um furador de papel para fazer o seu confete reciclado. Simples assim! Com isso, você evita o desperdício de papel e ainda economiza dinheiro.

Deixe a casa toda em clima de Carnaval

Quem disse que a sua casa não pode ser cenário para um baile de Carnaval maravilhoso? A dica é decorar os espaços e montar uma playlist com suas músicas preferidas, para você e sua família dançarem até o sol raiar!

Para a decoração, vale a mesma regra da fantasia caseira: use o que tiver em casa. Acessórios de Carnavais anteriores, fitas, máscaras – seja criativo. De preferência, escolha objetos de decoração que possam ser reutilizados em outras festas, para gerar menos lixo.

Tem crianças em casa? Pregue na parede desenhos divertidos feitos por elas ou peça para que criem bonequinhos e máscaras com materiais que iriam para o lixo, como papelão, garrafas e latas. Assim, você estimula a criatividade dos pequenos e ainda dá à festa um toque divertido.

Curta as lives

pandemia do novo coronavírus popularizou a febre das lives! Neste Carnaval, como não poderia deixar de ser, vários artistas se mobilizaram para levar boa música e alegria às pessoas com uma ajudinha da tecnologia. Confira a programação:

Sábado (13)

  • Às 17h30, a live Trio: Ivete, Claudia e Você reúne duas das maiores divas da axé music contemporânea. O show está previsto para ter 3 horas de duração. Acompanhe pelo canal oficial da Ivete Sangalo ou pelo canal oficial da Claudia Leitte, no YouTube.
  • Às 20h30, o canal oficial do Multishow, no Youtube, transmite ao vivo o Carnaval do Camarote Brahma, direto do Sambódromo do Anhembi. O cantor Zeca Pagodinho e a dupla Zé Neto e Cristiano dão início à folia.
  • Também às 20h30, o Monobloco participa do desfile virtual da plataforma de games Cidade Alta RP. Você pode acompanhar a festa pelo Instagram do bloco.
  • Para fechar a noite, o trio do pagodão baiano se junta em Salvador para fazer a alegria dos foliões na quarentena! A live Encontro Carnaval 2021 reúne Harmonia do Samba, Parangolé e Léo Santana às 21h. Acompanhe no canal Encontro de Fenômenos.

Domingo (14)

  • Às 14h, a live do Camarote Brahma traz Barões da Pisadinha e a dupla Matheus e Kauan para animar a sua tarde. Como convidado especial, a live conta ainda com a presença da escola paulista Águia de Ouro, campeã do Carnaval 2020. O show terá transmissão ao vivo, direto do Sambódromo do Anhembi. Acompanhe pelo canal oficial do Multishow no YouTube.
  • Às 16h, Preta Gil comanda a live do Bloco da Preta, com participação de Alcione, Teresa Cristina e Mumuzinho. Acompanhe no canal oficial da Preta Gil no YouTube.
  • Às 16h, Bell Marques e o Bloco Camaleão dão início a uma live que promete ser histórica, com 6 horas de som ininterruptas. O show será transmitido pelo canal oficial do cantor no YouTube.
  • Às 17h, a banda Àttooxxá realiza o seu Bailaum especial de Carnaval, transmitido ao vivo pelo canal oficial do grupo.
  • Também às 17h, a poderosa Anitta bota todo mundo pra dançar com uma live transmitida diretamente da Ilha de Beats, onde ela grava seu reality show. Acompanhe pelo canal oficial da cantora.

Carnaval Virtual 2021 do Monobloco

No canal oficial do Monobloco no YouTube, você encontra dez videoclipes gravados pelo bloco para assistir a hora que quiser e praticar o distanciamento social. Clássicos como “Não Deixe o Samba Morrer” e “Pescador de Ilusões” fazem parte do repertório. Pra curtir e dançar do início ao fim!

Cuidado com os resíduos

Para você ter uma ideia, o Carnaval tradicional produz uma quantidade de resíduos muito além do usual – só na cidade de Salvador, são recolhidas em média 1,5 mil tonelada a mais de resíduos nos dias de festa. Em 2020, o município de São Paulo recolheu, ao todo, 456,5 toneladas de resíduos durante a folia.

Em casa, é muito mais fácil fazer a gestão adequada dos seus resíduos – e pequenas atitudes podem fazer toda a diferença! Por isso, fique atento, dê preferência a materiais recicláveis, separe, higienize e destine corretamente.

Latas de alumínio, por exemplo, são muito fáceis de reciclar. Na verdade, o alumínio é um dos materiais mais reciclados no Brasil, porque sua reciclagem pode ser feita várias vezes sem degradar a qualidade do material. O índice de reciclagem de latas de alumínio é de mais de 90% no nosso país.

Garrafas

As garrafas de vidro podem ser retornáveis e reutilizadas, mas, se esse não for o caso, elas também podem ser encaminhadas para a reciclagem. Se estiverem inteiras, devem ser lavadas antes da separação. Se estiverem quebradas, você pode utilizar uma garrafa PET para embalá-las. É recomendável separar o vidro por cor e remover as tampas e os rótulos, que podem contaminar o processo de reciclagem e diminuir o valor do material reciclado.

Professora da USP dá sugestões culturais para o isolamento

As garrafas PET são itens 100% recicláveis e de baixo custo de produção. Mas, se escaparem para o meio ambiente, podem vir a formar microplástico, um material nocivo para a saúde e o meio ambiente. O plástico, incluindo o PET, é o principal poluente encontrado nos oceanos e, quanto mais fragmentado, mais facilmente entra na cadeia alimentar.

Por isso, é imprescindível destinar o PET corretamente. Se o seu condomínio ou município não fazem a coleta seletiva na sua casa, você pode consultar os postos de reciclagem mais próximos no mecanismo de busca do Portal eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais