Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Uma noite bem dormida resulta em disposição e facilidade para raciocinar; junto a isso, tirar um cochilo de tarde pode ser melhor ainda

Tirar um cochilo à tarde todos os dias pode ser o sonho da maioria dos adultos que trabalham e não têm tempo. Embora esta tenha sido uma prática comum em culturas europeias, como a espanhola — com a chamada “sesta” — o hábito de tirar um cochilo durante o dia se perdeu à medida que o capitalismo avançou.

No Japão, por exemplo, tirar uma soneca em horário de trabalho é mal visto. Por outro lado, especialistas têm chamado atenção para o fato de que o cochilo pode ser benéfico para a saúde. De acordo com pesquisadores do tema, cochilar, sem excessos, pode fazer bem para o coração, memória de trabalho, consciência de localização e fluência verbal.

Consequências da homofobia
Consequências da homofobia: LGBTQIA+ e saúde mental

A importância do sono

Uma noite bem dormida resulta em disposição, facilidade para raciocinar e, de modo geral, promove qualidade de vida. Na cultura em que vivemos, as pessoas costumam dormir em quartos. Esse ambiente deve ser pensado e modelado para que seja possível atingir, com facilidade, todos os estágios do sono.

Você já analisou em que estado está o seu quarto? O primeiro passo de quem sente muito sono ao longo do dia ou se pergunta como dormir bem é analisar se seu quarto está organizado e limpo, além de ver se ele tem ou não determinados elementos.

A vontade de dormir durante o dia está relacionada à privação do sono ou outras irregularidades. Uma pesquisa publicada no Nature Communications, que investigou informações genéticas de mais de 400 mil pessoas, identificou pelo menos três mecanismos potenciais que promovem o cochilo:

  • Propensão ao sono: algumas pessoas precisam dormir mais que as outras;
  • Sono interrompido: um cochilo diurno pode ajudar a compensar um sono de má qualidade;
  • Acordar cedo: o cochilo pode ajudar a recuperar o sono nesse caso também.

Mas, atenção. Querer tirar um cochilo toda hora pode indicar problemas mais sérios do que uma noite mal dormida.

Se você estiver sentindo muito sono ao longo do dia, mesmo quando conseguiu dormir bem, isso pode ser sintoma de problemas sérios, como alterações na tireoide, anemia, depressão ou fibromialgia. Se o sono estiver afetando sua rotina, é bom procurar orientação profissional. Porém, se a questão envolve apenas tirar um pequeno cochilo, vá fundo. Isso pode fazer bem para sua saúde, segundo especialistas.

10 dicas de remédio para dormir no estilo caseiro

Benefícios do cochilo

Recarrega o cérebro e melhora a memória

Um estudo publicado na Science Direct concluiu que tirar um cochilo está associado a uma melhor consciência de localização, fluência verbal e memória de trabalho. Os pesquisadores analisaram mais de 2 mil ​​chineses, que tiraram cochilo de pelo menos cinco minutos.

Os escores de desempenho cognitivo foram significativamente mais altos entre os que dormiam do que entre aqueles que não dormiam. E havia diferenças significativas na consciência de localização, fluência verbal e memória.

Os cientistas supõem que o cochilo é benéfico porque regula a resposta imunológica e diminui a inflamação; pessoas com níveis mais altos de inflamação também cochilam com mais frequência, explicam os pesquisadores.

Outro estudo feito pela NASA com pilotos militares e astronautas descobriu que um cochilo de 40 minutos melhorou o desempenho em 34% e o estado de alerta em 100%. Além de recarregar o cérebro, um cochilo também pode fazer com que você se sinta mais relaxado.

Pode colaborar com a saúde cardíaca

Em outro estudo, pesquisadores do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, examinaram o cochilo de mais de 3 mil pessoas, e eles observaram que, após cinco anos, houve um risco significativamente menor de problemas cardíacos em pessoas que cochilaram uma ou duas vezes por semana, em comparação com pessoas que não cochilaram.

Pode ajudar a perder peso

Um estudo feito com mulheres descobriu que quanto mais privadas de sono maior a probabilidade delas consumirem açúcar, alimentos gordurosos e cafeína. A privação do sono pode levar à ingestão excessiva de alimentos. Por outro lado, um cochilo pode melhorar a qualidade geral do sono noturno e contribuir com a saúde.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais