Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira alternativas saudáveis e ecológicas aos brinquedos de plástico e presenteie com criatividade

Os brinquedos de plástico infantil são um dos maiores desafios para os pais que querem criar os filhos de maneira sustentável. Afinal, eles são chamativos, coloridos, populares – e estão em todo lugar!

A indústria de brinquedos é gigantesca. Em 2016, ela atingiu o montante de 20,36 bilhões de dólares em vendas e não mostra sinais de desaceleração. Mas seu impacto negativo no meio ambiente é enorme.

Impactos dos brinquedos de plástico

Em 2019, o setor de brinquedos liderou a publicidade infantil na TV. Os males da exposição excessiva do público infantil à publicidade. Eles podem resultar em adolescentes e adultos com hábitos de consumo prejudiciais a si mesmos e ao planeta. Mas também existe o problema do plástico.

De acordo com a pesquisa Infância plastificada o impacto da publicidade infantil de brinquedos de plástico na saúde de crianças e no ambiente, conduzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Química Verde, Sustentabilidade e Educação (GPQV), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a pedido do Programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, 90% dos brinquedos no mundo são feitos de plástico.

O problema é que muitos tipos de plástico são tóxicos e podem causar impactos muito negativos na saúde das crianças. Sem contar que são de difícil reciclagem. Isso sem falar nas embalagens, que também vão parar em lixões e aterros sanitários por causa da inviabilização da reciclagem. Caso escapem para o meio ambiente, seu destino pode ser os oceanos, onde acabam sendo ingeridas por animais e causando enormes prejuízos para a vida marinha, para os ecossistemas da região e, em última análise, para a saúde humana.

Geladeira de madeira
Privado: Brinquedos ecológicos
Tintas e vernizes são à base de água e atóxicos, 100% seguros para as crianças e para o meio ambiente
A partir de R$25
Madeira de reflorestamento
Comprar

Os brinquedos de plástico são tóxicos?

brinquedos de plástico
Criança brincando com brinquedos de plástico. Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay 

Sim. Quase todos os brinquedos de plástico macio são feitos de PVC, e a combinação de alguns produtos químicos tóxicos. Isso torna os brinquedos de plástico perigosos para crianças e bebês, causando impactos negativos em sua saúde.

Além disso, pesquisas mostram que a maioria dos plásticos libera compostos parecidos com hormônios. Desta forma, enganando o organismo e podendo causar problemas hormonais em longo prazo. Brinquedos infantis são geralmente feitos com dois ingredientes tóxicos: ftalatos e bisfenol A (BPA). Pesquisas mostram cada vez mais que esses produtos químicos imitam ou suprimem hormônios (por exemplo, estrogênio e testosterona) e interrompem o desenvolvimento e crescimento saudáveis.

O bisfenol A é um desregulador hormonal usado para fazer plástico de policarbonato (plástico transparente rígido). Principalmente, a exposição humana ocorre por meio da ingestão, sucção de plásticos e contato com a pele. Outras substâncias tóxicas presentes nos plásticos são o ftalatos, o cloreto de polivinila e o poliestireno (ou isopor), que podem ser potencialmente cancerígenas.

Alternativas aos brinquedos de plástico

Além de reduzir os danos à saúde dos pequenos, os brinquedos reciclados, ecológicos e educativos são a maneira mais eficaz de transmitir às crianças uma mensagem de amor e respeito pelo meio ambiente.

Os brinquedos “faça-você-mesmo”, por exemplo, são divertidos, ajudam a estimular a criatividade e ainda propiciam um momento delicioso em família! Entre as opções mais populares, você pode fazer um trenzinho de caixa de papelão, um tamborzinho de lata, pinos de boliche com garrafas PET e até bonecos com luvas e meias que não são mais utilizadas.

Para presentear, dê preferência a brinquedos de madeira (como o bom e velho cavalinho de balanço, que nunca sai de moda), ao cata-vento, às casinhas (de madeira, tecido ou papelão) e aos instrumentos musicais, que sempre estão disponíveis em lojas de brinquedos educativos. Evitar os brinquedos de plástico é simples: basta um pouco de criatividade.

Razões para preferir brinquedos de madeira aos de plástico

Ajudam crianças a manterem o foco

Um estudo sugere que ambientes de aprendizado e brincadeira com elementos naturais, como a madeira, ajudam crianças a se concentrarem. Inclusive, se acalmarem mais que em outros tipos de espaços. Especificamente, o ato de tocar a madeira é o que acalma fisicamente as crianças. Isso significa que interagir com brinquedos de madeira tem um impacto neurológico positivo no cérebro de uma criança.

Mais usos, menos brinquedos

Quando se trata de brinquedos para bebês e crianças até três anos, que se sentem sobrecarregadas por muitas escolhas, menos é mais. Quando as crianças possuem poucas opções de brinquedos, elas formam uma conexão maior com eles.

 Assim, se envolvem mais com o ato de brincar. Além disso, brinquedos de madeira tendem a oferecer mais possibilidades de brincadeiras. Isso também faz a criança passar mais tempo com esse tipo de brinquedo.

Brincadeiras criativas e que ensinam causa e efeito

A indústria de brinquedos está saturada de luzes piscantes, cores vivas, telas e barulhos. Essas características oferecem gratificação imediata para crianças pequenas, mas também tendem a reduzir as oportunidades de brincadeiras imaginativas e com resolução de problemas.

A simplicidade dos brinquedos de madeira ajuda no desenvolvimento cognitivo, e isso começa bem cedo. Com cerca de nove meses, os bebês começam a entender a ideia de causa e efeito. Logo, bater um bloco no chão faz barulho, derrubar um o faz sumir de vista. Assim, os brinquedos de madeira são como uma tela em branco para as crianças explorarem.

Introdução à matemática e à física

Brincar com blocos de madeira requer destreza, coordenação e precisão visual-motora robustas para empilhá-los e equilibrá-los. A sensação tátil da madeira e a variedade de tamanhos e formas dos blocos estimulam a percepção sensorial, contribuindo para o desenvolvimento da criança em múltiplas dimensões. Ao manusear os blocos e experimentar diferentes arranjos, as crianças são incentivadas a explorar conceitos fundamentais da física, como gravidade, equilíbrio e estabilidade.

Além disso, a interação com os brinquedos de madeira possibilita o reconhecimento de padrões e formas geométricas, despertando o interesse natural pela matemática. Através da combinação de blocos de tamanhos diferentes, as crianças aprendem sobre medidas, proporções e relações numéricas de maneira intuitiva e prazerosa.

Eles duram e são bonitos

Apesar de não serem indestrutíveis, os brinquedos de madeira são duráveis quando bem cuidados. Enquanto muitos brinquedos de plástico são frequentemente descartados devido a danos irreparáveis, os brinquedos de madeira podem resistir ao desgaste do tempo, tornando-se verdadeiras relíquias que podem ser apreciadas por várias gerações.

Essa longevidade não apenas reduz o desperdício e o impacto ambiental, mas também enriquece o valor sentimental do brinquedo, criando laços afetivos entre crianças e suas memórias de infância.

Além da vantagem da durabilidade, a beleza estética dos brinquedos de madeira é um aspecto igualmente significativo. Ao contrário de muitos brinquedos de plástico que podem parecer padronizados e sem personalidade, os brinquedos de madeira muitas vezes apresentam um acabamento artesanal único, que realça a textura natural da madeira e suas cores.

A atenção ao detalhe e a simplicidade desses brinquedos estimulam a imaginação das crianças, permitindo que elas atribuam diferentes significados e contextos aos seus brinquedos durante o tempo de brincadeira.

São sustentáveis

A sustentabilidade é uma das principais vantagens dos brinquedos de madeira, indo muito além de sua durabilidade. Esses brinquedos têm um ciclo de vida muito mais longo do que a maioria dos brinquedos de plástico, o que os torna uma opção amigável ao meio ambiente. Eles podem ser utilizados por várias crianças diferentes, se tornando, inclusive, “heranças” familiares ao passarem de irmãos mais velhos para os mais novos e até mesmo sendo compartilhados entre amigos e vizinhos.

Além disso, os brinquedos de madeira são uma excelente opção para doações, especialmente em contextos sociais e educacionais. A sua durabilidade permite que, mesmo após anos de uso, possam encontrar novos lares e continuar proporcionando alegria a outras crianças. Esse ciclo de compartilhamento e reaproveitamento contribui para reduzir o consumo excessivo e o desperdício, tornando os brinquedos de madeira uma escolha consciente para um mundo mais sustentável.

Quando um brinquedo de madeira finalmente chega ao fim de sua longa vida útil, ele ainda tem um último papel a desempenhar em prol do meio ambiente. Diferentemente de muitos brinquedos de plástico, que frequentemente acabam em aterros sanitários, os brinquedos de madeira podem ser facilmente reciclados ou compostados.

A madeira é um material biodegradável e, quando tratada de maneira adequada, não representa uma ameaça à natureza. Portanto, mesmo após muitos anos de diversão, os brinquedos de madeira podem voltar ao ciclo natural, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais