Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Melhora a memória, faz bem ao coração, ajuda no treino e mais: confira os benefícios da música clássica para a saúde

Você sabia que ouvir música clássica pode proporcionar diversos benefícios à saúde? Além de melhorar o desempenho durante atividades físicas, ela é capaz de reduzir a ansiedade, aliviar a dor, combater a insônia, ajudar no desenvolvimento cognitivo e baixar a pressão arterial. E sim: tudo isso foi comprovado pela ciência!

Um estudo de 2015 conduzido por pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, associa a prática de ouvir música clássica ao aumento da produção de dopamina, um neurotransmissor responsável pela ativação dos circuitos de recompensa do cérebro – ou seja, pela sensação de prazer. Baixos níveis de dopamina, por exemplo, podem provocar doenças degenerativas, como Parkinson.

Outro estudo, da Universidade de Stanford, nos EUA, corrobora essas informações, apontando que, ao ouvir música, o fluxo de sangue aumenta em várias áreas do cérebro, responsáveis pela cognição e pela emoção, e elevando a produção de dopamina. Mas a relação entre a música clássica e os benefícios à saúde não param por aí! Confira mais alguns motivos para incluir peças clássicas à sua playlist.

10 benefícios de ouvir música clássica

1. Diminui a pressão arterial

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, ouvir música clássica pode ajudar a reduzir a pressão arterial, preservando a saúde do coração. Por outro lado, gêneros como rap, pop e techno aumentaram a pressão arterial dos participantes.

2. Música clássica preserva a memória

Se você anda meio esquecido, Mozart pode ajudar! De acordo com um estudo, pessoas que ouviam Mozart mostraram um aumento na atividade das ondas cerebrais que está diretamente ligada à memória.

3. Estimula a criatividade

Para que sua criatividade flua, ouça um pouco de música clássica. Embora ouvir música clássica não torne você instantaneamente criativo, ouvir música clássica ajuda a desenvolver uma mentalidade mais criativa.

4. Reduz os níveis de estresse

Um estudo, feito com voluntárias grávidas, relatou que aquelas que ouviam música clássica tinham menos probabilidade de se sentirem estressadas durante a gravidez. Os pesquisadores afirmam que o ritmo da música clássica é semelhante ao do coração humano, o que alivia a ansiedade e a depressão.

5. Música clássica aumenta a capacidade intelectual

Música clássica
Imagem de Firmbee.com em Unsplash

Pesquisadores franceses descobriram que alunos que ouviram uma palestra em que música clássica era tocada ao fundo tiveram melhores resultados em um teste em comparação com outros alunos.

6. Ajuda a combater a depressão

Vários estudos comprovam: a música clássica ajuda a aliviar a depressão e a melancolia, aliviando os sintomas causados pela doença.

7. Música clássica melhora a qualidade do sono

De acordo com um estudo que acompanhou pessoas com problemas relacionados ao sono, ouvir música clássica por apenas 45 minutos antes de dormir pode ajudar a diminuir os episódios de insônia e a melhorar a qualidade do sono.

8. Alivia a dor

Está com dor? Experimente trocar o analgésico de costume por um pouco de música clássica. Pesquisadores britânicos relataram num estudo que pessoas habituadas a ouvir esse tipo de música consomem muito menos remédios para a dor do que aquelas que não têm o mesmo costume.

9. Música clássica melhora a produtividade

Segundo um estudo, a música clássica torna as tarefas repetitivas mais agradáveis e melhora a concentração, a energia e a produtividade.

10. Melhora o humor

Como aumenta a produção de dopamina, que ativa a recompensa e o centro de prazer do cérebro, a música clássica é um ótimo remédio contra o mau humor, como indica um estudo de 2013.

11. Melhora o desempenho na prática de exercícios físicos

Segundo um artigo publicado no periódico Medical Xpress, vários estudos comprovam os benefícios da música clássica para o desempenho em exercícios físicos, assim como para o pós-treino.

Alguns artistas de música clássica para curtir

Algumas das músicas clássicas mais famosas de todos os tempos estão presas no imaginário humano, mesmo anos depois de sua criação, e podem ser reconhecidas apenas por um simples toque. É impossível não reconhecer ao menos uma sinfonia de Beethoven, afinal, elas são tocadas em todos os lugares, como em filmes ou elevadores.

A história da música faz parte da história da humanidade, desde a música erudita até as composições modernas do século XX, tudo faz parte da construção da sociedade. Se você gosta de “As quatro estações” de Antonio Vivaldi, com certeza vai adorar os seguintes artistas:

  • Johann Sebastian Bach
  • ludwig Van Beethoven
  • Wolfgang Amadeus Mozart
  • Heitor Villa Lobos

Confira a nossa playlist eCycleClassic e comece já a usufruir dos incríveis benefícios da música clássica:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais