Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O leite de arroz, feito de arroz moído em água, é rico em nutrientes e pode ser preparado em casa

O leite de arroz é um leite vegetal feito a partir do arroz batido com água. Ele é um tipo de leite sem laticínios, por isso, é comumente adotado por intolerantes à lactose. Além disso, por não ser de origem animal, também é apreciado por veganos para substituir o leite de vaca nas receitas.

O leite de arroz é uma opção saudável e rica em minerais e nutrientes, assim como outros tipos de leites vegetais. Em uma xícara, há 140 calorias e apenas 3 gramas de gordura. Ele não possui colesterol, por isso, é uma boa opção para a saúde do coração. Algumas opções comercializadas adicionam cálcio, ferro e vitaminas A, B e D. Mas a opção feita em casa também possui diversos benefícios para a saúde.

Quais são os benefícios do leite de arroz?

leite-de-arroz
Imagem de Freepik

Os diversos benefícios do leite de arroz estão ligados ao arroz utilizado na mistura. Por isso, dependendo da escolha entre arroz integral e branco, os nutrientes fornecidos são diferentes. O arroz integral é um grão inteiro, enquanto o arroz branco tem o farelo e o germe removidos, que são as partes mais nutritivas do grão.

Sendo assim, o arroz integral é mais rico em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Caso opte por ele, as receitas com leite de arroz também serão mais nutritivas. Apesar disso, o arroz integral contém antinutrientes e pode ter maiores níveis de mais alto em arsênio Isso pode ser solucionado com a imersão do arroz na água por no mínimo quatro horas. Como muitos antinutrientes são solúveis em água, eles se dissolvem quando os grãos ficam de molho.

Assim, dependendo da escolha do grão, estes são alguns dos benefícios do leite de arroz:

Contribui com a saúde da pele

O leite de arroz possui antioxidantes que contribuem com a saúde da pele, como o ácido para-aminobenzóico, que está ligado à proteção da pele contra raios solares.

Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes encontrados no leite de arroz também ajudam no funcionamento do sistema imunológico, tornando-o mais forte.

Mantém o coração saudável

O leite de arroz não possui colesterol, por isso, é considerado uma excelente opção para quem está buscando combater a obesidade e problemas cardiovasculares. Além disso, ele é rico em vitamina E e magnésio, dois micronutrientes que colaboram com a saúde do coração.

Auxilia na perda de peso

O leite de arroz possui poucas calorias e fornece bastante energia para o corpo. Assim, é um bom aliado para as dietas que visam diminuir o peso.

Tem propriedades antienvelhecimento

O leite de arroz contém inositol, uma substância que estimula a regeneração celular e mantém um bom fluxo de sangue no corpo humano. Dessa forma, ele ajuda a retardar o envelhecimento e mantém a elasticidade da pele.

Como fazer leite de arroz

Para fazer essa receita de 1 litro leite de arroz caseiro, você vai precisar de apenas dois ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada;
  • 100g de arroz branco ou integral.

Para prepará-lo, é só seguir o modo de preparo:

  • Comece deixando o arroz de molho por algumas horas ou durante a noite. Depois disso, enxágue-o bem.
  • Coloque o arroz em uma panela pequena, cubra com água fria e leve para ferver por dois a quatro minutos. O arroz deve ficar macio, mas ainda cru.
  • Escorra a água, coloque 1 litro de água junto ao arroz no liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Lembre-se que quanto menos água você colocar, mais espesso e cremoso será o leite. Para criar uma mistura mais doce e com um pouco mais de sabor, você pode acrescentar tâmaras e essência de baunilha.

Depois de bater, seu leite de arroz estará pronto. Se preferir, você pode coar a mistura com um tecido fino, ou coador de voil. O resíduo do leite de arroz é, basicamente, arroz cozido. Então, para que não vire lixo orgânico, você pode usar em outras receitas, como no arroz doce, adicionando um pouco de leite de coco para dar ainda mais sabor.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais