Conheça 10 benefícios da mandioquinha para a saúde

eCycle

Rica em nutrientes, fonte de fibras e versátil, a mandioquinha é deliciosa e proporciona diversos benefícios à saúde

mandioquinha
Imagem editada e redimensionada de Dtarazona, disponível no Wikimedia e licenciada sob domínio publico

A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, mandioquinha salsa ou batata-salsa, é um tubérculo cultivado em várias regiões do mundo, com inúmeras vantagens para a saúde. O nome científico da mandioquinha é Arracacia xanthorrhiza. Essa raiz tuberosa é fonte de carboidratos complexos e, embora seja relativamente rica em calorias, é ideal para o pré-treino, podendo substituir a batata-doce, porque é um alimento altamente energético.

Além disso, a mandioquinha é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A, C, D e E, folatos, colina, niacina, potássio, silício, fósforo, selênio, enxofre, cloro, cálcio, ferro e magnésio. Essas propriedades nutricionais proporcionam diversos benefícios para a saúde, como aumento da imunidade, melhora do sistema digestivo, prevenção a vários tipos de câncer, aumento da circulação sanguínea, prevenção da função cerebral, promoção da saúde da pele, tratamento da anemia, entre outros.

10 benefícios da mandioquinha para a saúde

1. Reduz o risco de câncer

A mandioquinha é rica em vitamina C, um antioxidante que combate os radicais livres e evita os danos oxidativos às células do corpo. Além disso, ela contém beta-caroteno, outro antioxidante com propriedades anticancerígenas.

2. Melhora a digestão

A mandioquinha é fonte de fibras, que são essenciais para a saúde digestiva. A fibra ajuda a melhorar a evacuação e proporciona uma passagem suave para os alimentos através do trato digestivo. Também ajuda a eliminar os resíduos do nosso corpo a tempo e prevenir vários tipos de problemas relacionados com a digestão, como prisão de ventre, gases, distensão abdominal, úlceras digestivas e outros.

3. Promove a saúde cardiovascular

O consumo regular de mandioquinha ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim do nosso corpo, o LDL, e aumenta o nível do colesterol bom, o HDL. O colesterol LDL é a principal causa de várias doenças do coração crônicas. A vitamina B3 mantém o equilíbrio entre os níveis de triglicérides e colesterol, o que tem efeito positivo na saúde do coração. Também é capaz de reduzir a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias prejudiciais que leva às doenças cardíacas.

4. Aumenta a imunidade

A elevada quantidade de Vitamina C e de folatos presentes na mandioquinha é muito benéfica para o nosso sistema imunológico. A vitamina C ajuda a proteger nosso corpo de invasores estranhos, como bactérias e vírus, melhorando a produção de células brancas do sangue em nosso corpo.

5. Promove a saúde de mulheres grávidas e dos bebês

Alimentos ricos em folato e ferro, como a mandioquinha, reduzem o risco de deficiência do tubo neural e ajudam a manter a saúde da mãe. Além disso, durante a gravidez, a falta de ferro aumenta as chances de nascimento prematuro e baixo peso em recém-nascidos.

6. Previne a catarata

A mandioquinha é altamente rica em vitamina C, que ajuda a manter os olhos saudáveis ​​e a prevenir vários tipos de problemas de visão, como a catarata. A vitamina C é um forte antioxidante, que previne o dano oxidativo às nossas células, evitando assim a degeneração macular, que é a principal causa de problemas de visão como a catarata.

7. Melhora a saúde óssea

A mandioquinha é altamente rica em cálcio, que ajuda a manter a saúde óssea e previne vários tipos de problemas nos ossos, como a osteoporose.

8. Ajuda a tratar doenças crônicas

O ferro presente na mandioquinha ajuda a tratar doenças crônicas, como doenças crônicas do sistema excretor e intestinal e anemia por insuficiência renal. O ferro ainda é fundamental para o funcionamento de vários processos no sistema do corpo, como o sistema circulatório.

9. Melhora o humor

A vitamina B1 aumenta a capacidade do corpo e atua como um agente antiestresse no cérebro, melhorando o humor e combatendo sintomas da ansiedade e da depressão.

10. Auxilia na perda de peso

A mandioquinha, como a batata, é fonte de carboidratos complexos e calorias, que mantêm a sensação de saciedade por mais tempo, ajudando a controlar a compulsão alimentar.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×