Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça as propriedades nutricionais e os benefícios da bertalha para a sua saúde 

A bertalha (Basella alba) é uma planta trepadeira nativa da Índia, da família Baselácea, também chamada de espinafre-indiano, espinafre-de-Malabar ou bretalha. De sabor suave e rica em nutrientes benéficos para a saúde, essa verdura de folhas verdes-escuras é classificada como PANC (planta alimentícia não convencional). O consumo da bertalha é mais recorrente nas regiões norte e nordeste do país e em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Bem-adaptada ao nosso clima, a bertalha é fácil de ser cultivada em casa, em canteiros, vasos e jardineiras, com solo rico em matéria orgânica. Pode ser consumida crua, cortada em pedaços bem finos para compor saladas, refogada em azeite e alho ou utilizada em preparações diversas, como tortas e outros pratos salgados. A vida útil da verdura é de três a cinco dias em temperatura ambiente. Para conservá-la por mais tempo, é recomendado mantê-la refrigerada.

A bertalha é pobre em calorias e gorduras, mas é rica em ferro, cálcio, vitamina C e vitamina A. Além disso, contém alto teor de proteínas, fósforo e potássio e ainda conta com grande quantidade de antioxidantes, como a luteína e o beta-caroteno, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças como aterosclerose, diabetes, artrite, Parkinson, Alzheimer e câncer. Por isso, é uma opção de verdura excelente para incluir na sua rotina de alimentação saudável.

Propriedades nutricionais da bertalha

As folhas e o caule da bertalha são fontes muito ricas de vitamina A: 100 gramas de folhas frescas fornecem 267% da dose diária recomendada dessa vitamina. A vitamina A é necessária para manter as membranas mucosas e a pele saudáveis, além de ser essencial para a saúde ocular.

Acredita-se que o consumo de vegetais e frutas naturais ricos em vitamina A e flavonoides também ofereça proteção contra o câncer de pulmão e da cavidade oral. Além disso, a bertalha é fonte de vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade, e ferro, um oligoelemento essencial exigido pelo corpo humano para a produção de glóbulos vermelhos (RBC).

Ela também contém boas quantidades de vitaminas do complexo B, como folato, vitamina B6 (piridoxina) e riboflavina. As folhas ainda são boas fontes de minerais como potássio, manganês, cálcio, magnésio e cobre.

Quais são os benefícios da bertalha?

1. Preserva a saúde do coração

O folato presente nas folhas da bertalha é essencial para reduzir o nível de homocisteína que está presente no sangue. A homocisteína aumenta as chances de derrames e ataques cardíacos. O folato ajuda a converter a homocisteína em metionina, que normaliza o nível de homocisteína. Ele tem um papel positivo no metabolismo de minerais, bem como nas atividades antioxidantes. Os estudos mostraram que a ingestão elevada de folato reduz as chances de desenvolver doenças do coração.

2. Auxilia no tratamento da depressão

A ingestão de folato com quantidade adequada de vegetais e também de alimentos vegetais ajuda a tratar a depressão naturalmente. A alta ingestão de folato ajuda a diminuir significativamente a depressão em pacientes deprimidos.

3. Previne demência

Estudos mostram que altos níveis de homocisteína aumentam as chances de demência e doença de Alzheimer. A baixa quantidade de folato no corpo leva a atividades mentais deficientes. O ácido fólico diminui o nível de homocisteína, mas não foi comprovado que melhora a função cognitiva e proíbe doenças. A adição de dieta rica em folato e nutrientes ajuda a tratar a doença de Alzheimer.

4. Previne alguns tipos de câncer

A baixa presença de folato no corpo aumenta as chances de câncer de cólon, colo do útero, mama, pulmão e cérebro. A evidência mostrou que a dieta rica em folato protege contra o desenvolvimento do câncer. Deve-se ingerir as formas naturais de vitamina, como a bertalha, porque a forma farmacêutica da vitamina difere das naturais que fornecem proteção.

5. Fornece aminoácidos, ferro e vitamina B12

A anemia também é uma das causas da deficiência de folato. É o estado de saúde em que os glóbulos vermelhos são formados de forma inadequada. O folato auxilia na absorção de vitamina B12, que ajuda a absorver os nutrientes e manter a função cerebral.

6. Dá energia

A anemia é o resultado da deficiência de ferro, presente na bertalha. A baixa quantidade de ferro resulta em baixa hemoglobina, devido ao qual uma quantidade adequada de oxigênio não pode ser transportada para as células. A deficiência de ferro leva a uma função mental deficiente, falta de energia e apatia. Crianças e mulheres na pré-menopausa têm grandes chances de sofrer de anemia se não consumirem os alimentos ricos em ferro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais