Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O leite de amêndoas é rico em nutrientes e fácil de fazer em casa

O leite de amêndoas é um dos produtos mais populares entre os que são feitos de amêndoa. Ele é um leite vegetal saboroso amplamente consumido por pessoas que optam por não consumir leite de vaca, como veganos e intolerantes à lactose. Apesar das amêndoas serem conhecidas como ricas em calorias e gordura, a forma como elas são processadas para o leite faz com que ele seja uma bebida pouco calórica.

O leite de amêndoas é feito a partir da mistura das amêndoas trituradas com água que, em seguida, é coada para remover as partículas sólidas. Algumas variedades comercializadas podem ter nutrientes extras acrescentados, como cálcio, riboflavina, vitamina E e vitamina D. Mas, se for de sua preferência, ele também pode ser facilmente preparado em casa.

Quais são os benefícios do leite de amêndoas?

leite de amêndoas
Foto de Austin Wilcox na Unsplash

1. Pouco calórico

Um copo de leite de amêndoas sem açúcar possui cerca de 30 a 50 calorias. Isso depende do leite escolhido. O leite caseiro e os produzidos por certas marcas podem conter um número maior de calorias, dependendo da quantidade de amêndoas e dos outros ingredientes adicionados.

O leite de amêndoas com poucas calorias pode ser utilizado em dietas que visam perder peso, afinal, é um alimento pouco calórico, mas bastante nutritivo.

2. Rico em antioxidantes

O leite de amêndoas é rico em antioxidantes. Essas substâncias são importantes para reduzir os danos dos radicais livres, moléculas que causam danos às células, podendo levar à velhice ou até mesmo ao câncer.

Um dos antioxidantes presentes no leite é a vitamina E. Em apenas 28 gramas de amêndoas, por exemplo, há 37% da necessidade diária de vitamina E. Além de agir como antioxidante combatendo a inflamação e o estresse no corpo, essa vitamina ajuda a proteger contra doenças cardíacas e o câncer.

3. Baixo teor de açúcar

O leite de amêndoas possui baixo teor de açúcar. Um copo tem aproximadamente 1 a 2 gramas de carboidratos. Por causa disso, ele é uma opção de baixo índice glicêmico e uma boa alternativa para os diabéticos.

Ainda assim, é importante verificar as opções comercializadas, porque elas possuem outros ingredientes adicionados, inclusive açúcar.

4. Rico em Magnésio

O leite de amêndoas também é fonte de magnésio. Esse mineral tem papel fundamental ao controlar os níveis de açúcar no sangue, manter a pressão arterial normal, os ossos fortes e o ritmo cardíaco estável.

5. Pode reduzir riscos de doenças cardíacas

Estudos mostram que o consumo regular de oleaginosas, como as amêndoas, está associado a um risco menor de doenças cardíacas, porque são alimentos ricos em gorduras saudáveis.

Além disso, outra pesquisa, feita com adultos saudáveis, mostrou que comer 66g de amêndoas ou óleo de amêndoas todos os dias durante 6 semanas reduziu os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol ruim em 6% e triglicerídeos em 14%.

Como fazer leite de amêndoas caseiro

Outro benefício do leite de amêndoas é que ele não possui lactose naturalmente. Além disso, ele pode ser inserido facilmente nas receitas e é bem simples de se fazer em casa.

Para fazer leite de amêndoas em casa e substituir o leite convencional, você precisa apenas de:

  • Liquidificador;
  • Um pouco de água;
  • 150g de amêndoas.

O primeiro passo do modo de preparo é deixar as amêndoas de molho com água de um dia para o outro ou pelo menos durante 4 horas. Depois disso, o próximo passo é escorrer a água e colocar as amêndoas no liquidificador com 750 mL de água filtrada fria.

Bata os ingredientes no liquidificador até ficar bem homogêneo. Em seguida, peneire em um tecido, como musseline, e deixe escorrer. Depois que a maior parte tiver escorrido, seu leite está pronto!

Os resíduos do leite de amêndoas também podem ser aproveitados em várias receitas, como a seguir:

Patê de amêndoas com resíduos do leite de amêndoas

O patê de amêndoas é uma das maneiras mais simples de aproveitar os resíduos do leite e não transformá-los em lixo orgânico. A cada 100g da polpa restante da fabricação de leite de amêndoas, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 dente de alho picado;
  • Ervas frescas de sua preferência;
  • Uma pitada de sal.

Para preparar, comece misturando os ingredientes, exceto o azeite, até ficar homogêneo. Depois, adicione-o, volte a misturar e seu patê estará pronto. Ele pode ficar até cinco dias na geladeira e ser servido em torradinhas, por exemplo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais