Tomate cereja: além de gostoso, faz bem à saúde

eCycle

Pequeno em tamanho e poderoso em sabor, tomate cereja é fonte rica de nutrientes e pode ser cultivado em casa

tomate cerejaImagem de PublicDomainPictures em Pixabay

O tomate cereja oferece uma explosão de sabor em saladas, pratos doces ou salgados e até como lanche, quando consumido in natura. Embora seja normalmente usado ​​como vegetal, esse tipo de tomate é, na verdade, um tipo de fruta. Lindos e deliciosos, os tomates cereja têm poucas calorias e muitos nutrientes, sendo ideais para compor qualquer refeição do dia a dia.

Os tomates cereja estão repletos de vitaminas e minerais que promovem benefícios à saúde. Eles são uma fonte riquíssima de vitamina C, que desempenha um papel importante em muitas funções do corpo. Os níveis de nutrientes no tomate cereja podem variar dependendo do período da colheita, mas são saudáveis o ano todo.

Benefícios do tomate cereja

Previne AVC

O tomate cereja, assim como o tomate comum, é uma excelente fonte de licopeno. Este composto pode ajudar com problemas como inflamação e coagulação do sangue, reduzindo o risco de derrames isquêmicos, que ocorrem quando os coágulos de sangue se formam e impedem o fluxo de sangue para o cérebro.

Diminui o risco de câncer de próstata

Vários compostos no tomate cereja estão associados a um risco menor de desenvolver doenças, incluindo vários tipos de câncer. A pesquisa sugere que uma maior ingestão de tomates pode reduzir o risco de câncer de próstata em particular.

Promove a saúde óssea

O licopeno presente no tomate cereja pode ajudar a preservar a saúde óssea, especialmente em mulheres com risco de osteoporose.

É bom para a pele

Os tomates cereja são ricos em licopeno, que é excelente no combate aos radicais livres que causam doenças e o envelhecimento precoce da pele. O licopeno também pode limitar os danos UV causados ​​pela exposição ao sol, além de manter a boa saúde do coração.

Auxilia na perda de peso

Quando você está tentando perder peso, o segredo é comer alimentos de baixas calorias, mas que promovem a sensação de saciedade. Cerca de uma xícara de tomate cereja contém apenas 30 calorias. Se você está em uma dieta de 1.500 calorias, por exemplo, o consumo de dez tomates cereja corresponde a apenas 2% de suas necessidades calóricas diárias.

Além de ser baixo em calorias, ele também é uma boa fonte de fibras, com 2 gramas na porção de uma xícara. Mesmo se você não estiver contando calorias para perder peso, adicionar mais fibras à sua dieta pode ajudá-lo a emagrecer com saúde.

Reduz a pressão arterial

Dez unidades de tomate cereja têm quase tanto potássio quanto uma banana média com 400 miligramas. Comer mais alimentos ricos em potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Uma alta ingestão de potássio aumenta a capacidade do corpo de excretar sódio, ajudando a melhorar o equilíbrio de fluidos e diminuir a pressão nas artérias. O tomate cereja ainda é uma fonte rica de vitamina A, vitamina C e vitamina E.

Precauções

O consumo excessivo de tomates cereja pode causar ou agravar sintomas de refluxo gastroesofágico e efeitos colaterais digestivos negativos.

Como consumir tomate cereja

Você pode encontrar tomates cereja o ano todo em supermercados, cooperativas, feiras livres e vários outros locais. Eles também são muito fáceis de cultivar em jardins e até em vasos. Exponha-os a bastante sol e água e você será recompensado com uma guloseima saudável que poderá saborear logo no início.

A maioria das receitas que usam tomates cereja utiliza o fruto cru, mas eles também podem ser cozidos no vapor, refogados ou torrados. Cozinhá-los pode reduzir a quantidade de vitamina C, mas, por outro lado, ajuda a aumentar a quantidade de outros antioxidantes benéficos para o organismo.

  • Experimente consumir tomates cereja como um lanche, adicionando molho de homus ou espinafre.
  • Misture-os com queijo parmesão e azeite em uma massa com sabor de pesto.
  • Combine os tomates cereja com cebola roxa picada, pimenta jalapeño e suco de limão.
  • Adicione-os a omeletes.
  • Use-os como ingredientes em uma saborosa salada.

Como plantar tomate cereja em casa

Outra vantagem do tomate cereja é que ele pode ser cultivado em casa! Em primeiro lugar, você deve comprar as sementes, em postos de vendas autorizados, ou a muda, que pode ser encontrada em feiras livres. Mantenha a plantação em um local com bastante luz solar, livre de geadas.

O ideal é que o local seja abrigado e bem ventilado, para reduzir o risco de fungo nas folhas, bem como de pragas e doenças como mosca branca, pulgões, brocas e lagartas. O tomate cereja cresce rápido e, por isso, precisa de apoio para crescer. Existem gaiolas especiais para cultivo de tomates, mas você pode improvisar um suporte com estacas de madeira. Plante as sementes ou a muda no vaso e faça furos de drenagem.

O solo deve ser fértil ou adubado. É necessário regar regularmente e usar fertilizante uma vez por semana. Após o plantio, é preciso esperar cerca de 80 a 90 dias para que a planta comece a produzir frutos.


Fontes: Webmd, Healthy Eating, Fruits and Veggies e Good House Keeping


Veja também:



 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×