Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pequeno em tamanho e poderoso em sabor, tomate cereja é fonte rica de nutrientes e pode ser cultivado em casa

O tomate cereja oferece uma explosão de sabor em saladas, pratos doces ou salgados e até como lanche, quando consumido in natura. Embora seja normalmente usado ​​como vegetal, esse tipo de tomate é, na verdade, um tipo de fruta. Lindos e deliciosos, os tomates cereja têm poucas calorias e muitos nutrientes, sendo ideais para compor qualquer refeição do dia a dia.

Os tomates cereja estão repletos de vitaminas e minerais que promovem benefícios à saúde. Eles são uma fonte riquíssima de vitamina C, que desempenha um papel importante em muitas funções do corpo. Os níveis de nutrientes no tomate cereja podem variar dependendo do período da colheita, mas são saudáveis o ano todo. Saiba mais sobre o tomate cereja e seus benefícios.

Benefícios do tomate cereja

Previne AVC

O tomate cereja, assim como o tomate comum, é uma ótima fonte de licopeno. Este composto pode ajudar com problemas como inflamação e coagulação do sangue, reduzindo o risco de derrames isquêmicos. Este tipo de derrame ocorre quando os coágulos de sangue se formam e impedem o fluxo de sangue para o cérebro.

Diminui o risco de câncer de próstata

Vários compostos no tomate cereja estão associados a um risco menor de desenvolver doenças, incluindo vários tipos de câncer. Pesquisas sugerem que uma maior ingestão de tomates pode reduzir o risco de câncer de próstata em particular.

Promove a saúde óssea

O licopeno presente no tomate cereja pode ajudar a preservar a saúde óssea, especialmente em mulheres com risco de osteoporose.

É bom para a pele

Os tomates cereja são ricos em licopeno, que é excelente no combate aos radicais livres que causam doenças e o envelhecimento precoce da pele.

O licopeno também pode limitar os danos UV causados ​​pela exposição ao sol, além de manter a boa saúde do coração.

Auxilia na perda de peso

Quando você está tentando perder peso, o segredo é comer alimentos de baixas calorias, mas que promovem a sensação de saciedade.

Cerca de uma xícara de tomate cereja contém apenas 30 calorias. Se você está em uma dieta de 1.500 calorias, por exemplo, o consumo de dez tomates cereja corresponde a apenas 2% de suas necessidades calóricas diárias.

Além de ser baixo em calorias, ele também é uma boa fonte de fibras, com 2 gramas na porção de uma xícara. Mesmo se você não estiver contando calorias para perder peso, adicionar mais fibras à sua dieta pode ajudá-lo a emagrecer com saúde.

Reduz a pressão arterial

Dez unidades de tomate cereja têm quase tanto potássio quanto uma banana média com 400 miligramas. Comer mais alimentos ricos em potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Uma alta ingestão de potássio aumenta a capacidade do corpo de excretar sódio, ajudando a melhorar o equilíbrio de fluidos e diminuir a pressão nas artérias. O tomate cereja ainda é uma fonte rica de vitamina A, vitamina C e vitamina E.

Precauções

Apesar de apresentarem sabor menos ácido e mais adocicado, o consumo excessivo de tomates cereja pode causar ou agravar sintomas de refluxo gastroesofágico e efeitos colaterais digestivos negativos.

Como consumir tomate cereja

Você pode encontrar tomates cereja o ano todo em supermercados, cooperativas, feiras livres e vários outros locais. Mas também é muito fácil cultivar tomate cereja em um vaso em casa. Exponha-os a bastante Sol e água e você será recompensado com uma guloseima saudável que poderá saborear logo no início.

A maior parte das receitas que usam tomates cereja utiliza o fruto cru, mas eles também podem ser cozidos no vapor, refogados ou torrados. Cozinhá-los pode reduzir a quantidade de vitamina C, mas ajuda a aumentar a quantidade de outros antioxidantes benéficos para o organismo.

  • Experimente consumir tomatinho cereja como um lanche, adicionando molho de homus ou espinafre.
  • Misture-o com queijo parmesão e azeite em uma massa com sabor de pesto.
  • Combine os tomates cereja com cebola roxa picada, pimenta jalapeño e suco de limão.
  • Adicione-os ao grãomelete vegano.
  • Use-os como ingredientes em uma saborosa salada.

Como plantar tomate cereja?

tomate-cereja
Foto de Thomas Martinsen na Unsplash

Uma outra vantagem é que você pode plantar tomate cereja em casa sem muita dificuldade! Você tem a opção de plantar em vasos ou em canteiros. Em primeiro lugar, você deve comprar as sementes, em postos de vendas autorizados, ou a muda, que pode ser encontrada em feiras livres. O tomate cereja é cultivado em um local com bastante luz solar, livre de geadas.

O ideal é que o local seja abrigado de chuvas e ventos fortes, mas bem ventilado, para reduzir o risco de fungo nas folhas e de pragas e doenças como mosca branca, pulgões, brocas e lagartas. Assim, esteja sempre atento ao meio ambiente em que irá cultivar o tomate cereja para que a planta possa se desenvolver com saúde.

O tomate cereja cresce rápido e, por isso, precisa de apoio para crescer. Existem gaiolas especiais para cultivo de tomates, mas você pode improvisar um suporte com estacas de madeira. Plante as sementes ou a muda no vaso e faça furos de drenagem.

O solo deve ser fértil, outra opção é utilizar terra vegetal adubada. É necessário regar todos os dias, mas é interessante que seja em pequena quantidade Use biofertilizantes uma vez por semana. É preciso esperar cerca de 80 a 90 dias após o plantio para que a planta comece a produzir frutos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais