Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira oito receitas de clareamento dental no estilo caseiro e natural

O clareamento dental pode ajudar a aumentar a autoestima e a sensação de limpeza. Mas nem sempre é possível investir em um clareamento dental profissional, feito pelos dentistas. Existem alguns métodos caseiros que ajudam a clarear os dentes, mas não vale descuidar da escovação!

Você pode fazer sua própria pasta de dente natural e de vez em quando usar também alguma mistura para o clareamento dental. O clareamento dental não exclui o trabalho da escova, que é o mais importante para a limpeza bucal, e algumas pessoas precisam do flúor presente nas pastas de dente tradicionais. Consulte seu dentista para saber quais os métodos mais indicados para os seus dentes.

Veja como fazer clareamento dental caseiro e natural

1. Cascas de limão ou laranja

Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas auxiliam no clareamento dental. Use no máximo duas vezes por semana, enxágue e escove bem os dentes após o clareamento, para tirar da boca qualquer resquício de ácido.

Benefícios do limão: da saúde à limpeza

2. Morango e sal

Escove os dentes com uma mistura de três morangos grandes bem amassados com uma colher (de café) de sal. Seque os dentes com um lenço e aplique a mistura usando a escova de dente. Deixe agir por 5 minutos e enxágue. Escove em seguida.

Por ser rico em vitamina C, o morango ajuda na eliminação das placas dentárias, que também afetam a cor dos dentes. Além disso, o fruto contém ácido málico, uma enzima que clareia os dentes.

3. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ótimo aliado do clareamento dental, pois ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho. Mas é preciso tomar cuidado: o vinagre é um produto ácido, que pode causar danos ao esmalte dos dentes. Se for usar vinagre para clarear os dentes, lave bem a boca e escove os dentes com pasta depois.

Vinagre de maçã
12 benefícios do vinagre de maçã
Vinagre de maçã
Aprenda como fazer vinagre de maçã

4. Casca de banana

A casca da banana contém ácidos naturais que ajudam no clareamento dental, além de conter diversos nutrientes. A técnica é a mesma usada com cascas de laranja: esfregue a parte interna da casca de banana nos dentes por alguns minutos. Depois é só escovar os dentes mais uma vez.

casca de banana
Casca de banana: benefícios e utilidades

5. Óleo de coco

Sim, o óleo de coco também pode ser usado como clareamento dental. O óleo contém ácido láurico, que ajuda na remoção das bactérias que amarelam os dentes, além de promover a saúde das gengivas. Antes de escovar os dentes, de preferência pela manhã, em jejum, faça um bochecho com uma colher (de café) de óleo de coco líquido por pelo menos 10 minutos – você pode começar com menos tempo e ir aumentando aos poucos. Depois enxágue e escove os dentes normalmente.

Óleo de coco
Óleo de coco: benefícios e como usar

6. Sálvia

As folhas de sálvia frescas podem ser esfregadas nos dentes e ajudam no clareamento. Você também pode secar a sálvia no forno e fazer um pó para misturar na pasta de dente.

sálvia
Sálvia: para que serve, tipos e benefícios

7. Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão brasileiro, é uma raiz com propriedades antibióticas e que também ajuda a limpar os dentes. Apesar de ser amarela, basta escovar os dentes com um pouco de cúrcuma em pó e na hora já é possível percebê-los ficando mais brancos. Você também pode fazer uma mistura da cúrcuma com um pouco de óleo de coco, para obter uma textura mais agradável.

Escovar os dentes com cúrcuma
Escovar os dentes com cúrcuma é uma boa?

8. Babosa

Outro método bem simples, exige apenas que você mande fazer um molde de silicone dos seus dentes. Depois, basta colocar o gel da babosa, também conhecida como aloe vera, no molde e ficar 4h com o gel em contato com os dentes. Você pode usar tiras de papel alumínio para substituir o molde, mas é possível que não seja muito confortável. Use por 15 dias. Para extrair o gel basta cortar uma folha de babosa ao meio, na horizontal, e raspar o líquido. Existem também pastas de dente naturais a base de babosa.

Babosa
Babosa: benefícios para pele, cabelo e mais

Essas são algumas dicas de clareamento dental caseiro. Tome cuidado com fórmulas clareadoras com bicarbonato de sódio, pois o produto é um abrasivo forte e em usos caseiros é difícil calcular a quantidade utilizada. Você pode acabar afetando o esmalte dos seus dentes. Entenda a questão na matéria: “Bicarbonato clareia os dentes?“. Também não há consenso quanto aos efeitos do peróxido de hidrogênio na mucosa bucal. E não se esqueça que nenhum desses métodos substitui idas periódicas ao dentista nem a escovação diária.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais