Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Os tipos de chuva variam de acordo com a sua origem

Os tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação. Isso significa que a chuva pode ter processos de formação distintos, bem como características variadas, tais como intensidade, duração, grau de acidez e presença de trovoadas. Além disso, cada tipo de chuva também está associado a uma determinada época do ano ou às características do seu lugar de ocorrência.

O que é chuva?

A chuva é um fenômeno natural caracterizado por precipitações de água. A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens.

Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor condensa, se transformando novamente em água. Como é pesada e não consegue se sustentar no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.

Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos do Saara, Atacama e Arábia, por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.

Quais são os tipos de chuva?

Tipos de chuva
Imagem de reza shayestehpour no Unsplash

Orográfica

A chuva orográfica, também chamada de chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar úmido sobe ao encontrar uma elevação do relevo. Esse relevo pode ser uma montanha ou uma serra. Com a queda da temperatura, o vapor de água condensa e provoca chuva. Esse tipo de chuva apresenta grande duração e baixa intensidade.

Convectiva

As chuvas de convecção, também conhecidas como chuvas de verão ou chuvas convectivas, acontecem devido à diferença de temperatura na superfície terrestre. Em dias quentes, o ar quente sobe para as camadas superiores da atmosfera, carregando umidade. Ao atingir altitudes maiores, a temperatura diminui e o vapor d’água se condensa em gotículas que permanecem em suspensão. O ar fica mais denso e desce frio e seco para a superfície, iniciando novamente o ciclo convectivo.

Esse tipo de chuva é característica de regiões tropicais, tem pouca duração e apresenta maior intensidade.

Frontal

As chuvas frontais, também chamadas de chuva ciclônica, ocorrem a partir do encontro de duas massas de ar: uma massa de ar fria e seca com uma massa de ar quente e úmida. As frentes são as zonas de contato entre essas duas massas com características diferentes. Nelas, acontecem a condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva. Normalmente, a chuva frontal é de longa duração e sua intensidade pode variar.

Ácida

A chuva ácida é um tipo de chuva onde ocorre a presença de ácido súlfurico, ácido nítrico e nitroso. Essa junção ocorre devido reações químicas que acontecem na atmosfera, ou seja, todas as chuvas são ácidas, mesmo em locais onde não existe poluição. No entanto, se o pH da precipitação for menor de 4,5, é considerado um problema ambiental.

Qual é a importância da chuva?

Além de ser fundamental para a manutenção da vida na Terra, a água da chuva tem profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta de água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido de material.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais