Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

É verdade que a água detox emagrece, melhora a pele e aumenta a imunidade? Confira!

A água detox, ou água aromatizada, é uma boa alternativa para quem não é lá muito fã da água natural. A hidratação é extremamente importante para a saúde, mas a verdade é que diversas pessoas têm dificuldade de cumprir a meta sugerida por especialistas. Segundo o NHS, o sistema de saúde público do Reino Unido, é recomendável beber ao menos seis a oito copos (mais ou menos um litro e meio ou dois litros) de água diariamente.

O suor, a urina, exercícios físicos e respiração nos fazem perder água constantemente, e não repor o líquido eliminado pode causar desidratação. Os sintomas, é claro, não são nada agradáveis: tontura, cansaço, dor de cabeça, secura nos lábios e nos olhos são apenas alguns deles. Por isso, a água detox pode ser uma mão na roda se você não está acostumado a beber muita água ao longo do dia.

No entanto, há muitos mitos e exageros quando o assunto é água detox, principalmente quando as promessas envolvem perda de peso e eliminação de toxinas do organismo. Se você deseja emagrecer, a água detox pode ser uma aliada, porque a água promove a sensação de saciedade e proporciona benefícios à saúde. Mas não existe milagre.

Os benefícios reais da água detox

Água detox
Foto de Francesca Hotchin na Unsplash

1. Água detox pode ajudar na perda de peso

Beber água no geral pode ajudá-lo a perder peso – e isso também se aplica à água detox. Isso porque, segundo estudos, a água aumenta temporariamente a taxa metabólica, o que faz você queimar mais calorias.

Além disso, pessoas que bebem a quantidade recomendada de água como parte de um plano de emagrecimento saudável tendem a perder mais peso do que aquelas que não o fazem, de acordo com pesquisas. Esse resultado está associado não só à taxa metabólica, mas ao efeito da água sobre o apetite: se você tomar um copo de água (com sabores ou não) antes das refeições, provavelmente acabará comendo menos.

2. Água detox melhora a digestão

A hidratação é importante para a saúde digestiva e para manter os movimentos intestinais regulares. A desidratação crônica pode causar prisão de ventre, fazendo você se sentir inchado e lento. Por isso, beber mais água pode evitar a constipação intestinal.

3. Eleva os níveis de humor e energia

Estudos demonstraram que a desidratação pode diminuir significativamente o humor, reduzir o intervalo de concentração e causar dores de cabeça. Se você está se sentindo irritado e disperso, talvez aumentar a ingestão de água possa solucionar o problema.

4. Aumenta a imunidade

Esta é uma meia-verdade sobre a água detox. A vitamina C, por exemplo, é uma ótima aliada do sistema imunológico quando consumida regularmente. Frutas, vegetais e sucos naturais também têm outros nutrientes importantes para a saúde. O problema é que na água detox, feita por meio de infusão, esses nutrientes costumam ser encontrados em quantidades ínfimas e provavelmente não farão tanta diferença assim.

Mitos sobre a água detox

1. Desintoxica o corpo

Produtos desintoxicantes, como a água detox, frequentemente afirmam favorecer a saúde e o bem-estar, eliminando toxinas do corpo e ajudando na perda de peso. Mas a verdade é que o corpo humano possui processos bem elaborados de desintoxicação e eliminação de toxinas que funcionam perfeitamente. Por enquanto, não há evidências de que produtos específicos ou dietas possam acelerar esses processos e torná-los mais eficientes.

2. Água detox melhora a pele

Assim como ocorre com outros produtos detox, algumas pessoas afirmam que a água detox elimina as toxinas da pele, combate os radicais livres e melhora a aparência, evitando também o envelhecimento precoce. No entanto, não há evidências científicas que apoiem essa promessa. A ingestão de água natural é capaz de melhorar a saúde da pele, caso você esteja desidratado. Se você não tem sinais de desidratação, talvez a água detox não faça nenhuma diferença nesse sentido.

4 receitas de água detox

A verdade é que, ainda que não trouxesse nenhum benefício para a saúde, a água detox é deliciosa! Você pode fazer qualquer receita adicionando frutas, vegetais e ervas à água morna. Depois, deixe repousar e, se preferir, mantenha a bebida refrigerada.

Uma dica é esmagar as frutas e as ervas dentro da água, para liberar melhor os sabores e nutrientes. Para melhorar os efeitos benéficos, você pode manter pequenos pedaços dos ingredientes na água e ingeri-los também. Alguns ingredientes populares são pepino, gengibre, manjericão, limão e hortelã.

O manjericão, por exemplo, reduz o estresse, melhora o sistema digestivo e é bom para a imunidade. Já o gengibre é um anti-inflamatório natural e termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

1. Pepino, limão e água

Ingredientes:

  • 1/2 pepino
  • 1 limão
  • Alguns ramos de hortelã

Modo de preparo:

Lave e corte o pepino e o limão e enxágue a hortelã. Coloque o pepino e o limão em uma jarra de água. Misture tudo e deixe em infusão durante a noite na geladeira. Você pode continuar enchendo o jarro com mais água por alguns dias até precisar trocar as frutas e ervas.

2. Manjericão com morango

Ingredientes:

  • 10 morangos inteiros frescos
  • 2 rodelas de limão
  • Suco espremido na hora de 1/2 limão
  • 1 punhado de folhas frescas de manjericão

Modo de fazer:

Encha um recipiente de vidro com água e os outros ingredientes. Mexa tudo com uma colher de pau e leve à geladeira por três a quatro horas, para permitir que todos os ingredientes se misturem.

3. Gengibre, limão, pepino e hortelã

Ingredientes:

  • 1 pepino em fatias finas
  • 2 polegadas de raiz de gengibre descascada fresca
  • 2 fatias de limão / lima
  • 10 a 12 folhas de hortelã fresca
  • 1 pitada de sal do Himalaia

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes com uma colher de pau e leve à geladeira por quatro horas.

4. Chá gelado de hibisco e erva-cidreira

Ingredientes:

  • Flores de hibisco secas
  • Alguns ramos de erva-cidreira
  • Alguns ramos de manjericão

Modo de preparo:

Mergulhe as flores de hibisco, erva-cidreira e manjericão em água durante a noite. Coe e sirva gelado ou com gelo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais