Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça o furoshiki, o pano mágico tradicional do Japão que pode ser usado como bolsa ou embrulho de presente

Furoshiki é a técnica japonesa que utiliza qualquer tecido quadrado, geralmente com estampa elegante ou divertida, para embalar presentes e transportar objetos. Muito popular no Japão, a palavra furoshiki 風 呂 敷 é originada da junção dos termos furo (banho) e shiki (abrir), porque o furoshiki começou a ser usado, durante o período de Nara (710-794), para proteger pertences e roupas em casas de banho japonesas.

Os nós do furoshiki são chamados musubu, que significa laço ou vínculo. Já usar o furoshiki para presentear alguém é um ato que se traduz pela palavra tsutsumu, ou seja, zelo e proteção. Por isso, no Japão, oferecer um furoshiki a alguém está associado a um gesto de carinho e amor.

Utilizado para embalar, o furoshiki caiu em desuso com a popularização das sacolas descartáveis, mas ressurge com força total num momento em que aumenta a conscientização a respeito dos impactos do lixo plástico no meio ambiente

Além disso, você pode fazer uma bolsa de furoshiki com diversos tipos de tecido, um embrulho moderno, uma embalagem ecológica e o que mais você desejar de maneira acessível, original e prática. No Natal, o furoshiki pode ser usado como um mimo para alguém especial ou dar um toque de autenticidade na apresentação dos seus presentes.

presente embalado com a técnica do furoshiki, em cima de uma mesa de madeira e cercado por talheres
Imagem editada e redimensionada de dj venus, disponível no Flickr sob a licença CC BY-ND 2.0

Qual o melhor tecido para furoshiki?

Apesar de qualquer tecido poder ser utilizado nesta técnica, cabe considerar algumas características na hora de escolher. Idealmente, prefira tecidos de fibras naturais, como o algodão e o linho. Isso porque pois tecidos sintéticos, como o poliéster, podem liberar microplásticos na lavagem.

Neste caso, os microplásticos são prejudiciais para a fauna aquática e para os seres humanos. Outra atitude eco-friendly é reutilizar tecidos que você já possui em casa.

Ao escolher o tecido que irá utilizar para aplicar a técnica, considere também:

  • O material é translúcido? Se você quer fazer uma surpresa, essa não é a melhor opção
  • O tecido é denso o suficiente para a amarração? Tecidos muito leves, como a seda, podem ser danificados pelo uso repetido
  • Em contrapartida, tecidos muito densos, como os utilizados em estofamento, podem dificultar as dobras e nós
  • Qual o tamanho do tecido que você precisa? De forma geral, o tamanho de 70 centímetros quadrados é o mais versátil. Se você tem tecidos que lhe agradam, mas estes são muito pequenos para o que deseja embalar, você pode unir ao furoshiki a técnica de patchwork, costurando os diferentes tecidos

Como amarrar?

Fazer o furoshiki é muito fácil: tudo o que é necessário para amarrá-lo é o próprio pedaço de tecido. A única exigência é que o pano seja quadrado. O tamanho vai depender do objeto que você pretende embrulhar. A embalagem para presente pode ser totalmente personalizada: desde o tipo até o padrão e a espessura do tecido.

Confira no vídeo abaixo (em inglês) o passo a passo de como fazer uma amarração de fukoshiki:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais