Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra como desencardir pano de prato com cinco dicas naturais e mais sustentáveis

Como desencardir pano de prato? Essa pode ser uma tarefa árdua, mas é um hábito mais que necessário. Os panos de prato absorvem gorduras, resíduos de sabão e restos de comida que não só liberam odores ruins, como podem ser prejudiciais à saúde. 

Se o pano de prato for branco, ele revela a presença de manchas e sujeiras mais facilmente. Porém, panos mais escuros podem esconder ameaças invisíveis aos olhos. Por mais limpos que possam parecer, o ideal é trocá-los uma vez por semana. Além de desinfetá-los antes da lavagem, para que fiquem realmente limpos.

Um estudo de 2018, conduzido por pesquisadores da Universidade de Mauritius, nas Ilhas Maurício, testou cem panos de prato utilizados por um mês e revelou que 49% deles, ao final do teste, apresentavam patógenos que poderiam ser responsáveis por intoxicação alimentar. Desse total, 36,7% carregavam coliformes fecais, como a Escherichia coli, que pode causar problemas intestinais e infecções urinárias. Por isso, o pano de prato é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias que podem colocar em risco a sua saúde.

Água sanitária e como desencardir pano de prato

Poderoso desinfetante, a água sanitária pode ser utilizada nesse processo. No entanto, é importante lembrar que o uso constante desse produto pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente

À base de cloro, a água sanitária é um produto químico tóxico que se acumula na água e no ar ao longo do tempo. Assim, levando anos para desaparecer completamente e colocando em risco animais e seres humanos. Como ingrediente de limpeza doméstico, o cloro também pode causar problemas respiratórios e outras complicações de saúde, sobretudo em crianças pequenas.

Se preferir evitar o uso de desinfetantes industriais, pode usar alternativas naturais e mais sustentáveis para deixar panos de prato encardidos como novos. Se você optar pelo uso de sabão, dê preferência ao detergente caseiro e ao sabão de coco natural ou ecológico. As dicas apresentadas aqui também servem para tirar manchas e renovar a cor de roupa branca ou encardida.

Como desencardir pano de prato
Imagem de congerdesign por Pixabay

Como desencardir pano de prato

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre é excelente para desinfetar e tirar manchas. Misture meio copo de vinagre branco de álcool com meio copo de bicarbonato de sódio e deixe o pano de prato de molho por algumas horas ou de um dia para o outro. Lave normalmente e deixe secar ao sol. Você pode pré-lavar as peças, se preferir, normalmente, com sabão em pó ou outro de uso comum.

2. Água oxigenada

O peróxido de hidrogênio, ou água oxigenada, é um agente clareador que pode ser usado para desencardir pano de prato e remover manchas. Adicione meia xícara da solução 10 volumes na lavagem normal, junto com o sabão. Se seu pano de prato for colorido, tome cuidado, pois a água oxigenada pode remover a cor.

3. Alvejante à base de oxigênio

Um alvejante à base de oxigênio é mais suave para o meio ambiente do que o alvejante com cloro. Porém, é um agente clareador e removedor de manchas muito eficaz. 

Além de desinfetar, ele deixará o pano de prato branco como se fosse novo. Para utilizar, dilua o produto em uma bacia com água morna. Depois deixe os panos de prato de molho de um dia para o outro.

4. Vinagre branco destilado ou suco de limão

A acidez do vinagre ou do limão é excelente para tirar manchas e odores ruins dos panos de prato. Coloque o pano em um balde com uma solução de vinagre destilado branco, ou um copo de suco de limão, e água morna. 

Esfregue-o para se certificar de que todas as superfícies estejam molhadas. Deixe o pano de molho durante a noite e, depois, lave-o normalmente. Se preferir, esfregue o vinagre ou o limão sobre o tecido ainda seco, para facilitar a remoção das manchas.

5. Lavagem completa na máquina

Se o seu pano de prato estiver manchado, misture bem o detergente líquido caseiro com dois litros de água quente. Depois, deixe-o de molho nesta mistura de um dia para o outro. Use a mesma quantidade de detergente típica para uma carga de roupa, pois o sabão ajuda a remover as manchas. 

Mergulhe os panos manchados no líquido, agitando um pouco na água enquanto adiciona os panos. Pule esta etapa se os panos não estiverem manchados, mas estiverem cheirando mal.

O segundo passo é colocar o pano na máquina de lavar. Você pode incluir até três panos de prato nessa lavagem, porque a máquina precisa agitar. Selecione um ciclo de lavagem com água quente. 

Adicione sabão à máquina à medida que ela se enche de água, junto com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. No ciclo de enxágue final, adicione uma xícara de vinagre na máquina.

Retire-os após a conclusão do ciclo de centrifugação final. Se ainda estiverem liberando odores desagradáveis ou apresentarem manchas, lave-os novamente. Basta adicionar 1/4 a 1/2 xícara de vinagre na máquina de lavar à medida que ela se enche de água. 

Remova os panos após uma lavagem completa, enxágue e centrifugue. Deixe secar completamente, de preferência ao sol.

6. Microondas

A temperatura alta também ajuda na eliminação de bactérias. Para desencardir o pano de prato no microondas, adicione-o a uma tigela com água com detergente. Deixe-a no aparelho por 2 minutos. Com cuidado para não se queimar, tire-o do microondas e enxágue-o em água corrente.

Se não quiser usar detergente, você pode molhar o pano de prato e colocá-lo direto no microondas. Porém, tome cuidado – se o pano não tiver água o suficiente ele pode queimar. Preste atenção no aparelho durante o processo para evitar acidentes. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais