O que é fluorose dentária?

eCycle

Fluorose dentária é uma anomalia estética na formação dos dentes que ocorre pela exposição ao flúor nos primeiros anos de vida

fluorose
Imagem "Fluorose dentária" editada e redimensionada de josconklin, está disponível no Wikimedia e licenciada sob CC BY 3.0

Fluorose dentária é uma anomalia estética na formação dos dentes que ocorre pela exposição em grandes quantidades ao flúor nos primeiros anos de vida, quando a maioria dos dentes de leite dá lugar aos permanentes.

O tecido que recobre a coroa do dente (esmalte) promove proteção. Embora seja o tecido mais mineralizado do corpo humano, ele é extremamente sensível às variações ambientais durante sua formação, que podem resultar em defeitos.

Alterações graves no metabolismo do cálcio, baixo peso ao nascer, lesões traumáticas associadas à intubação endotraqueal e laringoscopia, traumas e infecções em dentes decíduos, além de doenças infantis podem ser listadas como algumas das principais causas de defeitos de esmalte.

As anomalias do esmalte podem originar-se de defeitos quantitativos ou qualitativos. Anormalidades quantitativas resultam de uma redução na quantidade (espessura) de esmalte formado. Ou seja, ocorre uma formação insuficiente ou incompleta da matriz orgânica, denominada hipoplasia.

Uma anomalia qualitativa ocorre quando o esmalte tem espessura normal, mas apresenta alterações em sua translucidez (hipomineralização), sendo denominada fluorose dentária. Essa anomalia de desenvolvimento ocorre após ingestão prolongada de flúor durante a formação do dente e maturação do esmalte. É caracterizada pelo aumento da porosidade do esmalte fazendo com que pareça opaco.

Após nascerem, os dentes das pessoas afetadas pela fluorose podem apresentar, em casos leves, translucidez e manchas brancas. Em casos mais severos, pode haver manchas que variam do amarelo ao marrom escuro e até mesmo sulcos altamente perceptíveis.

A fluorose atraiu atenção pela primeira vez no início do século XX, quando pesquisadores ficaram surpresos com a alta prevalência de “Mancha marrom do Colorado” nos dentes de residentes nativos de Colorado Springs.

As manchas foram causadas por altos níveis de flúor no abastecimento de água local, que ocorria naturalmente nas águas subterrâneas. Pessoas com essas manchas também tinham uma resistência excepcionalmente alta às cáries dentárias. Isso desencadeou um movimento para introduzir flúor no abastecimento público de água em um nível que poderia prevenir cáries, mas sem causar fluorose.

Embora a fluorose não seja uma doença, seus efeitos podem ser psicologicamente angustiantes e difíceis de tratar. Uma das principais causas da fluorose é o uso inadequado de produtos odontológicos contendo flúor, como pasta de dente e enxaguante bucal. Às vezes, as crianças gostam tanto do sabor da pasta de dente fluoretada que engolem em vez de cuspi-la.

Mas existem outras causas de fluorose. Ingerir uma quantidade maior do que a recomendada de um suplemento contendo flúor durante a primeira infância pode causar fluorose. Além disso, o mesmo pode acontecer com a ingestão de um suplemento de flúor quando a água fluoretada ou os sucos de frutas e refrigerantes fortificados já fornecem a quantidade de flúor certa.

Meu filho precisa usar pasta de dente com flúor?

As crianças que seguem uma dieta normal, bebem água fluoretada e usam produtos odontológicos fluoretados de maneira adequada, obterão o flúor de que precisam para ter dentes saudáveis. Não é necessário monitorar o consumo de água ou alimentos, pois seu filho ingere baixos níveis de flúor dessas fontes. Os pais devem garantir que as crianças não engulam pasta de dente ou enxaguante bucal, que contêm quantidades mais concentradas deste importante mineral.

Para evitar a fluorose, supervisione as crianças ao escovarem os dentes de modo que não usem muito creme dental, ou enxaguantes bucais e aprendam a cuspir, não engolir.

Para saber como fazer pasta de dente e enxaguante bucal sem flúor, dê uma olhada nas matérias: "Como fazer pasta de dente sem flúor" e "Enxaguante bucal caseiro e natural".



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×