Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fluorose dentária é uma anomalia estética na formação dos dentes que ocorre pela exposição ao flúor nos primeiros anos de vida

Fluorose dentária é uma anomalia estética nos dentes que ocorre pela exposição em grandes quantidades ao flúor nos primeiros anos de vida. Ou seja, quando a maioria dos dentes de leite dá lugar aos permanentes. As manchas no esmalte dentário causadas pela fluorose aparecem logo nos primeiros anos do desenvolvimento dos dentes permanentes causando problemas na saúde bucal.

O que pode causar fluorose?

O tecido que recobre a coroa do dente (esmalte) promove proteção. Embora seja o tecido mais mineralizado do corpo humano, ele é extremamente sensível e pode variar durante sua formação, que podem resultar em defeitos.

Alterações graves no metabolismo do cálcio, baixo peso ao nascer, lesões traumáticas associadas à intubação endotraqueal e laringoscopia, traumas e infecções em dentes decíduos, além de doenças infantis podem ser listadas como algumas das principais causas de defeitos de esmalte.

As anomalias do esmalte podem originar-se de defeitos quantitativos ou qualitativos. Anormalidades quantitativas resultam de uma redução na quantidade (espessura) de esmalte formado. Ou seja, ocorre uma formação insuficiente ou incompleta da matriz orgânica, denominada hipoplasia.

Uma anomalia qualitativa ocorre quando o esmalte tem espessura normal, mas apresenta alterações em sua translucidez (hipomineralização), sendo denominada fluorose dentária. Essa anomalia de desenvolvimento ocorre após ingestão prolongada de flúor durante a formação do dente e maturação do esmalte. É caracterizada pelo aumento da porosidade do esmalte fazendo com que pareça opaco.

Após nascerem, os dentes das pessoas afetadas pela fluorose podem apresentar, em casos leves, translucidez e manchas brancas. Em casos mais severos, pode haver manchas que variam do amarelo ao marrom escuro e até mesmo sulcos altamente perceptíveis.

Como a fluorose se manifesta?

A fluorose atraiu atenção pela primeira vez no início do século 20. Pesquisadores ficaram surpresos com a alta prevalência de “Mancha marrom do Colorado” nos dentes de residentes nativos de Colorado Springs.

As manchas foram causadas por altos níveis de flúor no abastecimento de água local, que ocorria naturalmente nas águas subterrâneas. Pessoas com essas manchas também tinham uma resistência excepcionalmente alta às cáries dentárias. Isso desencadeou um movimento para introduzir flúor no abastecimento público de água em um nível que poderia prevenir cáries, mas sem causar fluorose.

Embora a fluorose não seja uma doença, seus efeitos podem ser psicologicamente angustiantes e difíceis de tratar. Uma das principais causas da fluorose é o uso inadequado de produtos odontológicos contendo flúor, como pasta de dente e enxaguante bucal. Às vezes, as crianças gostam tanto do sabor da pasta de dente fluoretada que engolem em vez de cuspi-la.

Mas existem outras causas de fluorose. Ingerir uma quantidade maior do que a recomendada de um suplemento contendo flúor durante a primeira infância pode causar fluorose. Além disso, o mesmo pode acontecer com a ingestão de um suplemento de flúor. Quando a água fluoretada ou os sucos de frutas e refrigerantes fortificados já fornecem a quantidade de flúor certa.

Meu filho precisa usar pasta de dente com flúor?

fluorose
Foto de Nacho Fernández na Unsplash

As crianças que seguem uma dieta normal, bebem água fluoretada e usam produtos odontológicos fluoretados, obterão o flúor para terem dentes saudáveis. Não é necessário monitorar o consumo de água ou alimentos, pois seu filho ingere baixos níveis de flúor dessas fontes. Os pais devem garantir que as crianças não engulam pasta de dente ou enxaguante bucal. Isso porque eles contêm quantidades mais concentradas deste importante mineral.

Para evitar a fluorose, supervisione as crianças ao escovarem os dentes. Elas não devem usar muito creme dental, ou enxaguantes bucais. Além disso, é importante que aprendam a cuspir, não engolir.

Para saber como fazer pasta de dente e enxaguante bucal sem flúor, clique nas matérias abaixo:

pasta de dente sem flúor
Como fazer pasta de dente sem flúor
enxaguante-bucal
Enxaguante bucal caseiro e natural


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais