Calcinha absorvente pós-parto: como escolher o modelo ideal

eCycle

A calcinha absorvente ideal ajuda a mulher a passar pelo pós-parto com mais conforto, saúde e segurança

calcinha absorvente pos parto
Imagem de Jonathan Borba no Unsplash

A calcinha absorvente pós-parto pode ser a maior aliada das mulheres no puerpério. O período pós-parto proporciona muitas alegrias, mas também pode trazer complicações – às vezes, na mesma proporção. Nessa fase, a mãe percebe que precisa reajustar a própria vida para comportar todas as transformações que esse momento tão especial envolve: cuidados com o bebê, mudanças no corpo, hormônios à flor da pele e, é claro, os indesejados vazamentos.

Após dar à luz, a mulher enfrenta um período de sangramento, chamado lóquio, que pode persistir, em média, de quatro a seis semanas. A loquiação é um processo de cicatrização resultante da saída do bebê. A intensidade e a duração do fluxo variam de mulher para mulher.

Por que optar pela calcinha pós-parto

Entre a primeira semana e dez dias após o parto, a intensidade do sangramento costuma ser maior, mas os vazamentos podem persistir por muito mais tempo. E nenhuma mulher gostaria de ver sua calcinha preferida manchada, não é?

O absorvente descartável pode ser usado, mas não é a opção mais indicada. Além dos impactos ambientais causados pelo descarte desse tipo de produto, existem também riscos associados ao contato da região íntima com substâncias químicas presentes em sua composição. Por isso, as calcinhas absorventes pós-parto podem ser uma boa alternativa para as mamães mais preocupadas com a saúde e com a preservação do meio ambiente.

Algumas marcas disponibilizam kits pós-parto com calcinhas e sutiãs absorventes para conter o leite materno durante a amamentação. Também há outros tipos de calcinhas, com tecnologia de absorção poderosa, que podem ser utilizados tanto no pós-parto como no período menstrual regular. Antes de adquirir peças novas, verifique se as calcinhas menstruais que você já tem no guarda-roupas não contam também com tecnologia para vazamentos pós-parto.

Calcinhas absorventes pós-parto costumam ser maiores, com aberturas mais largas para as pernas. Mas você não precisa abrir mão do estilo: já existem marcas que comercializam peças bonitas e funcionais, capazes de tornar esse momento mais especial. A calcinha com compressão, que funciona como uma cinta, é indicada para evitar flacidez e ajuda a modelar o corpo até que ele volte à forma anterior.

As calcinhas de compressão são mais altas e auxiliam também na hora de vestir as roupas, para que assentem melhor no corpo. Elas evitam a formação de queloides na área, além dos benefícios estéticos que proporcionam. O importante é escolher um modelo que se ajuste ao corpo, seja super confortável e traga segurança – afinal, o puerpério pode ser um incômodo suficiente por si só. Por isso, pesquise bastante antes de escolher e tenha cuidado com o tamanho: é imprescindível que a peça não machuque seu corpo, que já está fragilizado durante o período pós-parto.

Existem também pacotes com calcinhas absorventes descartáveis que podem ser encontrados facilmente em farmácias. Essa pode não ser uma opção tão adequada para mulheres que procuram uma opção eco-friendly, porque envolve maior geração de resíduos. Além disso, quando você opta pela calcinha pós-parto reutilizável, não precisa se preocupar em comprar novos produtos: é só lavar e esperar secar para utilizá-la novamente.

Dê preferência a tecidos naturais, como o algodão, que permite que a pele “respire melhor” e facilita a cicatrização. A opção mais ecológica e saudável é optar por peças feitas com tecidos orgânicos. Sintéticos, nem pensar: eles abafam a região genial e aumentam o risco de proliferação de fungos.

O que procurar numa calcinha absorvente pós-parto

A primeira palavra é: segurança e conforto! Como já dissemos, o período pós-parto é um momento que exige cuidado e carinho com seu corpo, que já está vulnerável e dolorido. A última coisa que a mulher quer nesse momento é vestir uma peça de roupa desconfortável, especialmente na região íntima.

Uma dica é optar por um tamanho maior do que o habitual, porque seu corpo provavelmente ainda não voltou à forma de antes. Comprar em lojas on-line facilita a escolha, porque as possibilidades são maiores e os filtros de busca priorizam os critérios adotados por você.

Uma dica são as calcinhas absorventes da Ecoabs, que servem tanto para o período pós-parto como para o menstrual. O tecido tecnológico das peças dispensa o uso de outros absorventes íntimos (embora você possa usá-los, caso se sinta mais segura). Confira os modelos na Loja eCycle.

Antes de usar pela primeira vez a sua calcinha absorvente, você deve lavá-la. Além de higiênica, essa prática permitirá que a sua peça se torne ainda mais absorvente, atingindo absorção máxima depois de quatro ou cinco lavagens.

Ao vesti-la, cerifique-se de que a peça se ajustou perfeitamente ao corpo. Além de garantir o conforto necessário, essa atitude ajuda a evitar vazamentos indesejados. Escolha uma calcinha de acordo com a intensidade do seu fluxo. Em média, calcinhas absorventes pós-parto absorvem até quatro horas de fluxo intenso. Nesse caso, recomenda-se o uso de três a quatro lingeries absorventes por dia.

Para lavar, deixe de molho em água fria. Depois, lave normalmente, à mão ou na máquina, como preferir. Não use alvejantes e amaciantes convencionais, que podem prejudicar o tecido. Manchas são retiradas facilmente com água oxigenada ou deixando a peça no sol. Os tamanhos vão do PP ao GG, mas é importante tirar suas medidas e comparar com a tabela de tamanhos da marca.

Dicas para evitar infecções no pós-parto

Durante as seis semanas após o parto, o colo do útero não está completamente fechado e, por isso, fica mais suscetível a infecções. Para limitar o risco, procure evitar banhos de piscina e mar e em hipótese alguma faça duchas vaginais ou utilize absorventes internos. Isso a deixará protegida de eventuais complicações nesse período tão delicado.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para escolher a sua calcinha absorvente pós-parto, basta selecionar seus critérios de escolha e procurar pela peça ideal. Uma lingerie absorvente de qualidade pode tornar a sua vida muito mais fácil. Aproveite essa fase com proteção e segurança.



Veja também:

 

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×