Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A calcinha absorvente ideal ajuda a mulher a passar pelo pós-parto com mais conforto, saúde e segurança. Confira

A calcinha absorvente pós-parto pode ser a maior aliada das mulheres no puerpério. O período pós-parto proporciona muitas alegrias, mas também pode trazer complicações – às vezes, na mesma proporção. Nessa fase, a mãe percebe que precisa reajustar a própria vida para comportar todas as transformações que esse momento tão especial envolve: 

  • Cuidados com o bebê
  • Mudanças no corpo
  • Hormônios à flor da pele
  • Vazamentos indesejados

Após dar à luz, a mulher enfrenta um período de sangramento pós-parto, chamado lóquio. Ele pode persistir, em média, de quatro a seis semanas. A loquiação é um processo de cicatrização resultante da saída do bebê. A intensidade e a duração do fluxo variam de mulher para mulher.

Absorventes reutilizáveis
Uma solução ecológica para seu corpo
A partir de R$29,90
Menos Lixo
Comprar

Por que optar pela calcinha pós-parto?

Entre a primeira semana e dez dias após o parto, a intensidade do sangramento costuma ser maior. Mas os vazamentos podem persistir por muito mais tempo. E nenhuma mulher gostaria de ver sua calcinha preferida manchada, não é?

O absorvente descartável pode ser usado, mas não é a opção mais indicada. Além dos impactos ambientais causados pelo descarte, existem também riscos associados ao contato da região íntima com substâncias químicas presentes em sua composição. As calcinhas absorventes pós-parto podem ser uma boa alternativa para as mamães preocupadas com a saúde e a preservação do meio ambiente. Essa alternativa pode ser lavada após cada uso e pode durar até dois anos.

Saúde da mulher: dicas e cuidados na higiene íntima feminina
coletor-menstrual
Mooncup, o absorvente sustentável e higiênico
Absorvente
Absorvente recicla?

Algumas marcas disponibilizam kits pós-parto com calcinhas e sutiãs absorventes para conter o leite materno durante a amamentação. Também há outros tipos de calcinhas absorvente, com tecnologia de absorção poderosa. Essas podem ser utilizadas tanto no pós-parto como no período menstrual regular. Antes de adquirir peças novas, verifique se as calcinhas menstruais que você já tem não contam com tecnologia para vazamentos pós-parto.

Tipos de calcinha absorvente pós-parto

Calcinhas absorventes pós-parto costumam ser maiores, com aberturas mais largas para as pernas. Mas você não precisa abrir mão do estilo. Já existem marcas que comercializam peças bonitas e funcionais, capazes de tornar esse momento mais especial. A calcinha com compressão, que funciona como uma cinta, é indicada para evitar flacidez e ajuda a modelar o corpo até que volte à forma anterior.

As calcinhas de compressão são mais altas e auxiliam também na hora de vestir as roupas, para que assentem melhor no corpo. Elas evitam a formação de queloides na área, além dos benefícios estéticos que proporcionam. 

O importante é escolher um modelo que se ajuste ao corpo, seja super confortável e traga segurança. Por isso, pesquise bastante antes de escolher e tenha cuidado com o tamanho. É imprescindível que a peça não machuque seu corpo, que já está fragilizado durante o período pós-parto.

Existem também pacotes com calcinhas absorventes descartáveis que podem ser encontrados facilmente em farmácias. Essa pode não ser uma opção tão adequada para mulheres que procuram uma opção eco-friendly, porque envolve maior geração de resíduos. Além disso, quando você opta pela calcinha pós-parto reutilizável, não precisa se preocupar em comprar novos produtos. Basta lavar e esperar secar para utilizá-la novamente.

Dê preferência a tecidos naturais, como o algodão, que permite que a pele “respire melhor” e facilita a cicatrização. A opção mais ecológica e saudável é optar por peças feitas com tecidos orgânicos. Sintéticos, nem pensar: eles abafam a região genial e aumentam o risco de proliferação de fungos.

Calcinha absorvente pós-parto
Imagem: Ecoabs/Divulgação

O que procurar numa calcinha absorvente pós-parto?

A primeira palavra é: segurança e conforto! Como já dissemos, o período pós-parto é um momento que exige cuidado e carinho com seu corpo. Afinal, ele já está vulnerável e dolorido. A última coisa que a mulher quer nesse momento é vestir uma peça de roupa desconfortável, especialmente na região íntima.

Uma dica é optar por um tamanho maior do que o habitual, porque seu corpo provavelmente ainda não voltou à forma de antes. Comprar em lojas on-line facilita a escolha. Isso porque as possibilidades são maiores e os filtros de busca priorizam os critérios adotados por você.

Uma dica são as calcinhas absorventes da Ecoabs, que servem tanto para o período pós-parto como para o menstrual. O tecido tecnológico das peças dispensa o uso de outros absorventes íntimos (embora você possa usá-los, caso se sinta mais segura). Confira os modelos na Loja eCycle.

Como usar?

Antes de usar pela primeira vez a sua calcinha absorvente, você deve lavá-la. Além de higiênica, essa prática permitirá que a sua peça se torne ainda mais absorvente. Assim, atingindo absorção máxima depois de quatro ou cinco lavagens.

Ao vesti-la, certifique-se de que a peça se ajustou perfeitamente ao corpo. Além de garantir o conforto necessário, essa atitude ajuda a evitar vazamentos indesejados. Escolha uma calcinha de acordo com a intensidade do seu fluxo. 

Em média, calcinhas absorventes pós-parto absorvem até quatro horas de fluxo intenso. Nesse caso, recomenda-se o uso de três a quatro lingeries absorventes por dia.

Para lavar, deixe de molho em água fria. Depois, lave normalmente, à mão ou na máquina, como preferir. Não use alvejantes e amaciantes convencionais, que podem prejudicar o tecido. 

Manchas são retiradas facilmente com água oxigenada ou deixando a peça no sol. Os tamanhos vão do PP ao GG, mas é importante tirar suas medidas e comparar com a tabela de tamanhos da marca.

Dicas para evitar infecções no pós-parto

Durante as seis semanas após o parto, o colo do útero não está completamente fechado e, por isso, fica mais suscetível a infecções. Para limitar o risco, procure evitar banhos de piscina e mar e em hipótese alguma faça duchas vaginais ou utilize absorventes internos. Isso a deixará protegida de eventuais complicações nesse período tão delicado.

Agora você já sabe tudo o que precisa para escolher a sua calcinha absorvente pós-parto. Basta selecionar seus critérios de escolha e procurar pela peça ideal. Uma lingerie absorvente de qualidade pode tornar a sua vida muito mais fácil. Aproveite essa fase com proteção e segurança.

Absorventes reutilizáveis
Uma solução ecológica para seu corpo
A partir de R$29,90
Menos Lixo
Comprar


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais