Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ginseng faz bem para imunidade, reduz estresse, relaxa, combate a disfunção sexual masculina, entre outros benefícios

O ginseng é uma planta oriental que ganhou destaque nos produtos naturais do ocidente por seus benefícios para a saúde. Por ser rica em princípios ativos chamados ginsenosídeos, essa erva tem potencial farmacológico. Apresentando efeitos positivos no sistema imunológico e no sistema nervoso central, com propriedades anti-inflamatórias. 

Além disso, ela serve para reduzir o estresse, promover o relaxamento, qualidade de vida, bem-estar, desempenho sexual, entre outros diversos benefícios. Confira:

O que é ginseng?

O ginseng é uma planta medicinal usada na medicina chinesa há séculos. As variedades mais comuns desta planta são a Panax quinquefolius (ginseng americano) e a Panax ginseng (ginseng asiático). Além disso, também existe a versão siberiana (Eleutherococcus senticosus), que é usada para prevenir resfriados e gripes e para aumentar a energia,

Ela possui crescimento lento e, por isso, dependendo do tempo de cultivo, pode apresentar três formas diferentes: a fresca, branca ou vermelha. O ginseng fresco é colhido antes dos quatro anos de idade. Enquanto o ginseng branco entre quatro e seis e o vermelho após seis anos ou mais.

Cada tipo da planta apresenta benefícios próprios. De acordo com um estudo, a variedade americana Panax quinquefolius atua como relaxante, e, segundo outro estudo, a asiática tem propriedades energéticas.

Para que serve o ginseng?

1. Anti-inflamatório natural

De acordo com estudo publicado no Journal of Translational Medicine, o ginseng é um ótimo anti-inflamatório natural. Segundo a pesquisa, esse efeito se deve à presença dos ginsenósidos que podem melhorar o sistema imunológico.

2. Trata disfunção erétil

Um estudo coreano de 2002 revelou que 60% dos homens que tomaram ginseng vermelho notaram uma melhora nos sintomas de disfunção erétil. Uma outra pesquisa publicada no British Journal of Clinical Pharmacology concluiu que esta poderosa raiz tem efeitos benéficos no tratamento da disfunção erétil.

Outros dois estudos (1 e 2) sugerem que esse efeito é devido à ação protetora do ginseng. Ele age contra o estresse oxidativo nos vasos sanguíneos e tecidos do pênis, que ajuda a restaurar a sua função normal.

Além disso, outros dois estudos (3 e 4) mostraram que o ginseng pode promover a produção de óxido nítrico. Esse composto melhora o relaxamento muscular do pênis e aumenta a circulação sanguínea.

3. Previne gripes

A planta tem possibilidade de tratar e prevenir doenças causadas pelo vírus influenza e pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Estudos sugerem que o extrato de ginseng vermelho pode melhorar a sobrevivência das células epiteliais do pulmão infectadas com o vírus da gripe.

4. Reduz o açúcar no sangue

Vários estudos sugerem que o ginseng ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e a tratar diabetes. Os ginsenosídeos presente nesta erva afetam influenciam o funcionamento do pâncreas e melhoraram a resistência à insulina.

5. Faz bem para o cérebro

De acordo com dois estudos (5 e 6), a raiz de ginseng melhora a memória, o comportamento e o humor. Em um terceiro estudo, 30 pessoas saudáveis ​​que consumiram 200 mg de Panax ginseng diariamente durante quatro semanas apresentaram melhora na função cerebral, funcionamento social e humor.

Um quarto estudo descobriu que tomar 400 mg de Panax ginseng diariamente durante oito dias melhorou a calma e as habilidades matemáticas. Além disso, outros estudos (7, 8 e 9) encontraram efeitos positivos na função cerebral e no comportamento de pessoas com doença de Alzheimer.

Entretanto, a dose de 200 mg foi mais eficaz em melhorar o desempenho mental e a fadiga durante o teste, segundo o estudo.

6. Melhora a imunidade

Em uma análise, 39 pessoas que estavam se recuperando de uma cirurgia de câncer de estômago sendo tratadas com 5.400 mg de ginseng, diariamente, por dois anos, apresentaram melhorias significativas nas funções imunológicas e uma menor recorrência dos sintomas da doença.

Outra pesquisa, com pessoas com câncer no estômago, concluiu que aquelas que tomaram extrato de ginseng apresentaram melhores marcadores do sistema imunológico do que aqueles no grupo controle ou placebo.

Um terceiro estudo mostrou que quem toma ginseng pode ter uma chance até 35% maior de viver sem doenças por cinco anos após uma cirurgia curativa. E também tem uma taxa de sobrevivência até 38% maior em comparação com aquelas que não o tomam.

7. Energético natural

De acordo com três estudos (10, 11 e 12), alguns componentes do ginseng coreano, como os polissacarídeos e osoligopeptídeos, ajudam a reduzir o estresse oxidativo e contribuem com a maior produção de energia nas células, o que ajuda a combater a fadiga.

Em um quarto estudo, pessoas que consumiram entre 1 grama e 2 gramas de Panax ginseng apresentaram menos fadiga mental. Assim como reduções no estresse oxidativo.

8. Melhora o desempenho físico

Uma revisão de mais de 155 estudos e um estudo adicional concluíra que os suplementos de ginseng podem não só ajudar a reduzir a fadiga mental, mas também melhorar o desempenho físico.

Ginseng
Imagem de 희찬 박 por Pixabay 

Como tomar ginseng?

Geralmente, é recomendado ingerir entre 1 e 2 gramas de ginseng cru por dia, de acordo com o Langone Medical Center da New York University. Se você estiver tomando em forma de extrato, limite a ingestão a 200 miligramas por dia, com 4% a 7% de ginsenósidos.

Para maximizar os benefícios do ginseng, é preciso fazer um período de “desmame” em ciclos de duas a três semanas com um intervalo de uma ou duas semanas entre eles, segundo um estudo.

Quem não pode usar ginseng?

O ginseng é uma planta segura para a maioria das pessoas. Por seus possíveis efeitos colaterais na produção de insulina, os diabéticos precisam monitorar os níveis de açúcar no sangue ao usar a planta para que não caiam muito. Além disso, esta raiz pode interagir com medicamentos anticoagulantes, reduzindo sua eficácia.

Por falta de estudos a respeito, não é indicado para mulheres grávidas e que amamentam.

Se consumido em excesso, ele pode causar nervosismo e insônia. E uso do ginseng a longo prazo ou altas doses da raiz podem causar:

  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Convulsões
  • Delírios
  • Reações cutâneas ou reações alérgicas
  • Mudanças na pressão arterial
  • Diarreia
  • Dores nos seios
  • Sangramento vaginal
  • Dores de estômago

Contudo, pode ser consumido com moderação. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais