Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Furano é uma classe de compostos químicos tóxicos que apresenta riscos à saúde

Furano é um nome genérico dado a um grupo de compostos químicos de natureza orgânica, heterocíclicos e aromáticos. Tais compostos podem ser obtidos pela destilação de algumas variedades de madeira. Chamados cientificamente de dibenzofuranos policlorados (PCDF- polychlorinated-p-dibenzofurans), esses elementos possuem estrutura e propriedades físicas e químicas semelhantes as do grupo dibenzo-p-dioxinas policloradas (PCDD- polychlorinated-p-dibenzodioxins).

Aroma

Apesar de não possuírem anel aromático completo em sua estrutura, os furanos apresentam certa aromaticidade. Isso se deve ao fato de um dos pares eletrônicos do átomo de oxigênio interagir com as ligações duplas do anel. Isso provoca uma certa deslocalização desses elétrons. Esse fenômeno chega a um comportamento químico próximo ao de uma molécula de benzeno.

Para que serve o furano?

Entre as suas reações características, pode-se citar a cloração. Nela, seus átomos de carbono sofrem substituição de modo análogo ao benzeno. “Esses compostos são formados como subprodutos não intencionais em determinados processos industriais e de combustão, mas podem resultar de processos naturais, como incêndios florestais, erupções de vulcões e a partir de processos catalisados enzimaticamente”, de acordo com um estudo.

O furano é produzido inadvertidamente por meio de processos industriais. Alguns exemplos são a incineração de resíduos, a produção e combustão de substâncias químicas ou por meio de técnicas utilizadas para realizar o branqueamento do papel. Dessa maneira, os compostos que fazem parte dessa classe podem ser encontrados na água, no solo e ao ar livre.

Emissões de furano

Assim como as dioxinas, os furanos estão presentes na lista de poluentes orgânicos persistentes (POPs) da Convenção de Estocolmo. Essa convenção trata-se de um tratado internacional que visa a eliminação segura desses compostos e a limitação de sua produção e uso. Isso significa que eles podem ser considerados tóxicos, já que permanecem muito tempo no meio ambiente. Portanto, sofrem processos de bioacumulação e biomagnificação ao longo da cadeia alimentar.

Por isso, esses compostos químicos podem chegar até os alimentos que consumimos. Se você come a carne de um animal que contém muito furano, ela ficará acumulada no seu corpo. A partir de então, seu organismo tentará se livrar dessa substância por um bom tempo. Para saber mais sobre esse tema, acesse a matéria:

bioacumulacao
Bioacumulação: o que é e como ocorre

Riscos do furano à saúde

Existem 75 congêneres (compostos químicos com até oito átomos de cloro em sua fórmula) das dioxinas cloradas e 135 dos furanos clorados, totalizando 210 substâncias. Destas, somente 17 possuem relevância em relação à toxicidade.

Vale ressaltar que, em contato com seres vivos, esses compostos se acumulam em tecidos gordurosos. Isso resulta numa liberação lenta na corrente sanguínea, gerando diversos riscos à saúde. Além disso, não há um nível saudável de exposição ao furano e até uma quantidade pequena pode ser perigosa. A razão desse perigo é sua propriedade de bioacumulação.

Alimentos de origem animal

Segundo uma pesquisa realizada pela Agency for Toxic Substances and Disease Registry, a alimentação é responsável por cerca de 96% das contaminações por furano. Os principais tipos de alimentos que contêm compostos químicos pertencentes a esse grupo são aqueles de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite. A contaminação também pode ocorrer quando ingerimos alimentos que tiveram contato direto com embalagens que possuem furano. As mais afetadas são as embalagens feitas com papel branqueado industrialmente, como pratos e caixas de comida.

Emissões atmosféricas

Outra forma de o organismo humano ser invadido pelo composto orgânico é a respiração de gases, vapores e outras emissões provenientes de lixões que costumam incinerar seus resíduos. Plantas industriais, como fábricas de papel, de cimento e de fundição de metais, também podem liberar compostos químicos dessa classe no ar. Viver em uma região próxima a esse tipo de estabelecimento pode acarretar exposição crônica ao furano via respiração.

furano
Imagem de Marcin Jozwiak no Unsplash

Efeitos agudos e crônicos

A exposição humana a altos níveis de furano por curto prazo pode resultar em lesões na pele, como cloracne, e alterações no fígado. A exposição crônica, por sua vez, pode estar associada a danos aos sistemas imunológico, nervoso, endócrino e as funções reprodutivas. Estudos com crianças também indicaram atraso no neurodesenvolvimento e efeitos neurocomportamentais, incluindo hipotonia neonatal. Por isso, é importante evitar alimentos e locais que emitam esses tipos de compostos químicos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais