Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba tudo sobre hamamélis e descubra como seu uso medicinal pode ajudar a manter a saúde da pele

Hamamélis é uma planta medicinal que age como fitoterápico natural feito a partir da casca e das folhas da espécie Hamamelis virginiana. Também conhecida como amieiro-mosqueado, hamamelis é um tipo de arbusto nativo da América do Norte. A planta faz parte da família hamamelidaceae, e chega a atingir de seis a nove metros de altura.

Para que serve hamamélis?

O extrato das folhas e casca é amplamente utilizado com fins medicinais, sobretudo nos Estados Unidos, podendo ser transformado em chás e pomadas. Seu uso terapêutico remete à medicina natural dos povos indígenas americanos. Eles desfrutam dos benefícios da hamamélis há séculos, para tratar irritações e inflamações na pele.

A hamamélis é conhecida também por seu alto poder adstringente. Isso graças à presença de taninos, e por ser um tônico natural para o rosto. Produtos à base de hamamélis ajudam a aliviar queimadura de sol, ferimentos, acne e condições inflamatórias que podem acometer a pele. Outros problemas que podem ser tratados com hamamélis são:

hamamélis
Por BlueRidgeKitties, sob CC BY-NC-SA 2.0, em Flickr

Quais são os benefícios da hamamélis?

1. Alivia a inflamação

A inflamação é uma resposta imunológica normal projetada para proteger seu corpo contra lesões e infecções. No entanto, acredita-se que a inflamação crônica desempenhe um papel central no desenvolvimento de certas doenças. A hamamélis contém diversos compostos que agem como anti-inflamatórios poderosos, como os taninos e o ácido gálico.

Além disso, ela possui antioxidantes que ajudam a prevenir a inflamação generalizada e combatem a ação dos radicais livres, que são responsáveis por uma série de doenças e envelhecimento precoce. Assim, seu uso pode trazer benefícios em longo prazo e ser útil no tratamento de inflamação, acne, eczema ou psoríase.

2. Reduz a irritação da pele

Pesquisas indicam que a aplicação tópica de hamamélis em peles sensíveis pode ser benéfica no tratamento de irritações e descamações. Um estudo revelou que uma loção com apenas 10% de extrato foi eficaz na redução da inflamação da pele e de eritema. Outra pesquisa comprovou que uma preparação tópica contendo hamamélis foi capaz de fornecer alívio para pele facial sensível ou irritada.

3. Ajuda a tratar hemorroidas

A hamamélis para hemorróidas pode ser uma ótima solução. A hemorroida é causada pelo inchaço e inflamação das veias do reto e ânus, resultando em sintomas como coceira e sangramento. Para aliviá-los, pode-se aplicar um pouco de hamamélis, com a ajuda de uma bolinha de algodão, diretamente na área afetada.

Isso ajudará a acalmar a pele e reduzir a coceira, a vermelhidão, a dor e o inchaço. Principalmente aqueles associados às hemorroidas, graças à ação anti-inflamatória. Além disso, a hamamélis tem propriedade hemostática, ou anti-hemorrágica, ou seja, ela ajuda a parar o sangramento causado pelas hemorroidas.

4. Combate a acne

As poderosas propriedades anti-inflamatórias da hamamélis podem ser úteis no tratamento da acne, como algumas pesquisas sugerem. O extrato pode ser aplicado diretamente no rosto após limpeza ou vaporização, para garantir ainda mais eficácia.

No rosto, a hamamélis tem ação adstringente, contraindo os tecidos para ajudar a reduzir os poros. Ao mesmo tempo que acalma a pele e alivia a inflamação. Assim, pode ajudar a impedir que as bactérias causadoras de espinhas infectem sua pele.

acne
O que é acne, quais seus sintomas e como prevenir?

5. Alivia a sensibilidade do couro cabeludo

A sensibilidade do couro cabeludo pode ser causada por vários fatores. Desde tratamentos cosméticos para o cabelo até condições dermatológicas, como psoríase ou dermatite seborreica.

Aplicar um pouco de hamamélis no couro cabeludo antes de lavar o cabelo pode ajudar a tratar a sensibilidade. Além de proporcionar alívio dos sintomas, como coceira e irritações. Além disso, um estudo comprovou a eficácia de um xampu contendo hamamélis na redução da caspa.

6. Trata varizes

As varizes são veias dilatadas nas pernas que podem causar grande desconforto. Recomenda-se tradicionalmente embeber panos em hamamélis e aplicá-los nas pernas para obter alívio das veias varicosas.

varizes
Varizes: entenda o que são e como fazer o tratamento

7. Alivia picadas de insetos

A hamamélis pode reduzir a coceira e o inchaço provocados por picadas de inseto. Basta aplicar um pouco na área afetada para diminuir o desconforto e a inflamação em alguns minutos.

8. Trata queimadura solar

As propriedades anti-inflamatórias da hamamélis ajudam a reduzir o desconforto das queimaduras solares. Pode-se usar um pano ou uma bola de algodão para aplicar o produto diretamente na área atingida. Uma mistura de hamamélis com aloe vera, que também é um anti-inflamatório natural, pode ser ainda mais eficaz e calmante.

Quem não pode tomar hamamélis?

O uso tópico da hamamélis é geralmente seguro, mas algumas pessoas podem apresentar uma reação alérgica ao uso. Por isso, recomenda-se fazer um teste de alergia antes do uso, aplicando uma pequena quantidade sobre a pele. Monitore por 24 horas. Caso não surjam irritações, coceiras ou vermelhidão, o uso está liberado.

A ingestão da hamamélis pode causar náuseas, vômitos, dor de estômago, danos ao fígado e outros efeitos adversos. No entanto, o chá, feito a partir das cascas da hamamélis em água fervente, pode ser útil para aliviar dores de garganta. Consuma com moderação ou sob orientação de um profissional da saúde. E lembre-se: todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.

Cuidados e precauções

Vale ressaltar que a maior parte das pesquisas que comprovam os benefícios da hamamélis se baseia apenas em usos tópicos. Portanto, não há evidências de que ela possa causar os mesmos efeitos se utilizada por via oral, em forma de cápsulas, por exemplo. O extrato também pode ser utilizado para aliviar problemas no couro cabeludo, como irritação e coceira.

Ao adquirir produtos à base de hamamélis, fique atento à composição das fórmulas. Fórmulas puras contêm somente hamamélis e são seguras. No entanto, algumas fórmulas contêm fragrâncias e álcool, que podem agravar os problemas na pele caso ela apresente irritação, feridas ou muita sensibilidade. Caso ainda tenha dúvidas da ação da espécie, ou de outras plantas medicinais, procure orientação médica. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais