Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra os benefícios e as desvantagens do absorvente de pano, opção saudável e eco-friendly para o período menstrual

Usar absorvente de pano pode ser uma boa alternativa para quem sente desconforto com o uso de outros produtos disponíveis no mercado. O absorvente descartável, tanto o interno como o externo, pode prejudicar a saúde da flora vaginal. Além dos danos que causam ao meio ambiente, o processo de reciclagem desses absorventes ainda é inviável no Brasil. O destino final de seus resíduos acaba sendo o lixão ou o aterro sanitário, agravando o problema do lixo.

Nesse cenário, o coletor menstrual e a calcinha absorvente têm conquistado cada vez mais espaço. Por outro lado, algumas pessoas relatam insegurança ou dificuldade no uso desses produtos. Assim, o absorvente de pano vem ganhando destaque como uma opção saudável e eco-friendly – mas, antes de incluí-lo na sua rotina, é importante conhecer os prós e os contras que seu uso oferece.

absorventes
O que fazer com absorventes usados?
coletor-menstrual
Alternativas sustentáveis ao absorvente descartável
absorvente-menstrual
Tudo o que você precisa saber sobre o absorvente menstrual

Uso dos absorventes na história

O absorvente de pano – ou toalha higiênica – era a escolha de proteção mais comum no Brasil até a chegada do absorvente descartável no país, em 1930. Na Revolução Industrial, no final do século 18, até a década de 1960, pequenos pedaços de tecido dobrados eram utilizados para absorver o fluxo menstrual e, depois, lavados e reutilizados. Em 1950, o absorvente descartável se popularizou, pelo conforto e praticidade que proporciona.

No entanto, a crescente preocupação da ciência, governos e sociedade com questões ambientais tem incentivado o abandono dos absorventes descartáveis. Além disso, o fomento de discussões sobre saúde íntima, sobretudo nas redes sociais, e a gradativa quebra de tabus que envolvem a menstruação tornaram as informações sobre esses produtos mais acessíveis. Assim, alternativas mais saudáveis e ecológicas, como o absorvente de pano, vêm conquistando cada vez mais o interesse do público.

O absorvente externo descartável contém substâncias que podem ser nocivas à saúde. Especialmente de pessoas que têm pele e mucosa sensíveis às fragrâncias, materiais sintéticos e corantes presentes na composição desses produtos. Absorventes que possuem uma camada externa de plástico podem favorecer infecções, pois prejudicam a ventilação da área. Alergias também estão no rol de problemas possivelmente relacionados ao uso de absorventes descartáveis.

Já os danos ambientais causados pelo uso massivo deste tipo de absorvente começam na extração e no processamento de matérias-primas, baseados na produção de plásticos e celulose. Os resíduos gerados, cujo processo de decomposição pode durar centenas de anos, é um agravante do problema. Isso sem falar nas embalagens e na logística de transporte envolvida, que acarretam impactos no ciclo de vida do produto.

absorvente-de-pano
Foto: Por Yanasha Itch, sob CC BY-SA 4.0, em Wikimedia Commons

O absorvente de pano é uma escolha viável?

A resposta para essa pergunta é: depende! O absorvente reutilizável tem muitas vantagens. Mas quem opta por ele deve estar ciente de que essa não é uma alternativa tão prática quanto outros tipos de absorventes. Isso porque requer disposição e tempo para lavá-lo. 

Outro aspecto que pode desanimar algumas pessoas é a necessidade de adquirir mais de um modelo de absorvente de pano.

Como funciona o absorvente de pano?

O absorvente de pano exige um tempo de secagem. Esse tempo pode variar de acordo com fatores como clima e o lugar onde é deixado para secar. Por isso, o ideal é que você tenha pelo menos três peças diferentes, trocando quando necessário. Fluxos mais intensos podem exigir o uso de dois ou mais absorventes no dia – e ainda existem opções diurnas e noturnas.

Privado: Absorventes reutilizáveis
Uma solução ecológica para seu corpo
A partir de R$29,90
Menos Lixo
Comprar

Quais os benefícios do absorvente de pano?

Os benefícios do absorvente de pano são inúmeros, tanto para a saúde da região íntima como para o meio ambiente. Pesar os prós e contras do uso desse produto é uma decisão pessoal, que depende de vários fatores: 

  • Rotina
  • Preferências
  • Disponibilidade
  • Adaptação 
  • Interesse em experimentar

Confira cinco vantagens do absorvente de pano.

1. É bom para a saúde vaginal

Existem trilhões de minúsculos microrganismos vivendo na vagina. Esses microrganismos fazem parte do microbioma do local e têm uma influência poderosa no bem-estar. Problemas vaginais podem começar quando a harmonia do microbioma é interrompida. Esse é um ambiente onde as bactérias podem se multiplicar rapidamente aumentando o risco de infecções, como vaginose bacteriana e candidíase. 

Os absorventes de pano reutilizáveis são amigáveis à saúde da região. Isso porque o tecido absorve a umidade do sangue e do suor em vez de repeli-la. Ao mesmo tempo, eles permitem que a região respire, sem perturbar o equilíbrio do microbioma vaginal.

2. É gentil com a sua pele

A pele da sua vagina é muito delicada e merece um tratamento à altura. Absorventes descartáveis podem irritar a pele, porque contém uma série de substâncias químicas e sintéticas nocivas. Enquanto isso, absorventes de pano geralmente são feitos com algodão orgânico e tecidos hipoalergênicos, não branqueados e não tingidos. Eles também não possuem celulose, géis, fragrâncias e outras substâncias que fazem mal à pele, como os absorventes descartáveis.

3. Não contém produtos químicos

Estudos realizados por organizações de saúde feminina identificaram produtos químicos preocupantes na camada interna de absorventes descartáveis, como dioxinas, carcinógenos e toxinas reprodutivas. Quando feitos com os materiais corretos, os absorventes de pano (principalmente de algodão orgânico) podem oferecer uma alternativa simples e segura aos descartáveis. Lembre-se de procurar por produtos feitos com materiais naturais orgânicos, não tingidos e não branqueados.

4. Reduz o problema dos aterros sanitários

Absorventes descartáveis ​​e internos agravam as condições – já preocupantes – dos aterros sanitários. Considerando que uma mulher pode usar 12 mil absorventes menstruais descartáveis ​​durante a vida, dá para ter uma ideia da quantidade de resíduos que se gera. 

Absorventes de pano podem ser fabricados com materiais biodegradáveis e recicláveis. Além disso, seu processo de produção é mais sustentável do que o dos absorventes descartáveis. A reutilização também contribui muito para reduzir a geração de lixo. Afinal, basta lavá-los na mão com sabão neutro ou levar para que ele seja lavado na máquina

5. É acessível

Embora você tenha de adquirir mais de um absorvente de pano para tornar seu uso viável, a economia em longo prazo pode fazer a troca compensar! O valor dos absorventes de pano varia de acordo com tecido, modelo, marca, design, estampa e outros fatores. E você também pode aprender como fazer absorvente de pano e economizar ainda mais.

Calcule quanto você gasta por ano com absorventes descartáveis e, com base em uma pesquisa prévia, simule o valor que gastará com absorventes de pano. Sempre levando em conta o tempo de duração estimado do produto (que geralmente é divulgado pela marca). Provavelmente você vai descobrir que o uso do absorvente de pano é capaz de reduzir consideravelmente os seus gastos – e também o desperdício com absorventes descartáveis.

Privado: Absorventes reutilizáveis
Uma solução ecológica para seu corpo
A partir de R$29,90
Menos Lixo
Comprar


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais