Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra o que é mangostão e conheça dez benefícios dessa fruta exótica para a saúde humana

O mangostão (Garcinia mangostana) é uma fruta tropical exótica, com um sabor doce e levemente ácido. É considerado o Alimento dos Deuses ou a Rainha das Frutas em diversas culturas, graças aos inúmeros benefícios que proporciona a saúde e por ser fonte de nutrientes, fibras e antioxidantes exclusivos.

Nativo da região tropical, o mangostão é cultivado em várias partes do Sudeste Asiático – como a Tailândia, Malásia e Singupura –, mas também pode ser consumida é em outras regiões tropicais ao redor do mundo. O mangostão apresenta casca de cor púrpura e uma polpa carnuda branca, segmentada com sementes. Esta fruta tropical conquistou a atenção de muitos chefs de cozinha e cozinheiros domésticos por seu sabor refrescante e levemente picante, incluindo a da Rainha Vitória da Grã-Bretanha.

Para que serve a fruta do mangostão?

Foto de Art Rachen na Unsplash

Diz a lenda que a rainha ofereceu uma recompensa de cem libras esterlinas para quem levasse até ela um mangostão roxo fresco! Com o crescente aumento do interesse por produtos naturais, diversos alimentos tropicais têm sido gradualmente incluídos na dieta ocidental. Um dos preferidos entre as frutas exóticas é o mangostão, graças às suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde, atribuídos sobretudo às xantonas – compostos de polifenóis presentes na fruta.

Pesquisas relatam que as xantonas têm efeito anti-inflamatório, atividade antimicrobiana, evitam doenças degenerativas e podem prevenir diversos tipos de câncer. Confira:

1. Fonte de antioxidantes

O mangostão é uma fonte rica de antioxidantes e vitaminas. As xantonas, por exemplo, encontradas em abundância na fruta, dão a ela uma vantagem superior. O mangostão possui duas classes de xantonas: alfa mangostão e gama mangostão.

Acredita-se que o fruto do mangostão contenha pelo menos vinte xantonas conhecidas. Esses compostos atuam na redução do estresse oxidativo causado por radicais livres. Ao danificar os radicais livres, esses antioxidantes protegem o corpo de várias doenças, que vão desde gripe e resfriados comuns até cânceres e doenças do coração.

2. Aumenta a imunidade

As xantonas, em conjunto com a vitamina C – também encontrada em abundância no mangostão –, fazem maravilhas para um sistema imunológico forte e aprimorado. Enquanto as xantonas ajudam a combater os radicais livres, a vitamina C promove a produção e a função dos leucócitos ou das células brancas do sangue, que são os principais responsáveis pela boa imunidade. Ou seja: quanto mais leucócitos você tem, mais estará protegido contra infecções.

3. Regula a menstruação

As raízes do mangostão têm sido tradicionalmente usadas em diferentes partes da Indonésia e na Malásia para regular o ciclo menstrual nas mulheres. A fruta também pode ter efeitos benéficos no alívio dos sintomas pré-menstruais, como TPM, vertigem, hipertensão e outros.

4. Regula a pressão arterial e aumenta a saúde do coração

As quantidades abundantes de potássio, cobre, magnésio e manganês contidas no mangostão podem ajudar a regular a pressão arterial. O potássio, sobretudo, elimina o efeito negativo infundido pela ingestão excessiva de sal (sódio).

Ele também promove a saúde cardíaca, mantendo a frequência cardíaca regular e evitando o risco de ataques coronários. O mangostão também reduz os níveis de colesterol, controlando a pressão arterial e, consequentemente, as doenças cardíacas.

5. É um anti-inflamatório natural

O mangostão tem altas propriedades anti-inflamatórias. A liberação inibida de histamina e prostaglandina auxilia no processo anti-inflamatório. Por isso, o mangostão pode ser um super-aliado contra gripes, resfriados e dores, uma vez que a inflamação, muitas vezes, acompanha esses males.

6. Faz bem para a pele

As altas propriedades antibacterianas e antimicrobianas do mangostão, aliadas à xantona, podem reduzir o risco de muitas doenças de pele, reparando as células danificadas. Isso sem falar na vitamina C, que beneficia ainda mais a saúde. Além disso, um estudo revelou que o extrato de mangostão ajuda a proteger a pele dos raios UVB.

O mangostão também tem sido usado tradicionalmente para tratar a acne. Sua capacidade de eliminar os radicais livres e suprimir a produção de citocinas (principal fator de surgimento da espinha) pode impedir que a pele desenvolva acne.

7. Reduz sinais do envelhecimento

O mangostão também pode prevenir o envelhecimento precoce. Os sinais de envelhecimento também são provocados pelo estresse oxidativo causado pelos radicais livres, que é combatido de forma eficiente pelos antioxidantes do mangostão. O antioxidante catequina faz maravilhas para a pele, prevenindo rugas e sinais de envelhecimento.

8. Alivia problemas digestivos e estomacais

O mangostão é rico em fibras, o que o torna uma ajuda eficaz para todos os seus problemas digestivos. Pode ajudar a prevenir a constipação. Verificou-se que consumir o pericarpo e a casca da deliciosa fruta é eficaz no alívio da diarreia e da disenteria. A composição rica em fibras da fruta também aumenta a ingestão de prebióticos, o que é bom para o intestino.

Além disso, as fibras ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

9. Contribui para a perda de peso

Sim, o mangostão também pode ajudar a emagrecer com saúde. A fruta tem somente 63 calorias a cada 100 gramas, não contém gorduras saturadas nem colesterol. Além disso, é rica em fibras dietéticas e é deliciosa! Por isso, consuma sem medo.

10. Pode aliviar sintomas de Alzheimer e outras doenças

Alguns estudos revelaram que a xantona presente no mangostão exerce um efeito antagônico nos receptores de serotonina – um medidor-chave na fisiologia do estado de humor. Isso significa que a xantona pode ajudar a aliviar sintomas de certos distúrbios psiquiátricos, como depressão, ansiedade, problemas do sono, etc.

Além disso, suas propriedades interagem com a transmissão dopaminérgica em situações patológicas como a doença de Parkinson, produzindo um aumento desta transmissão e, assim, melhorando os sintomas motores da doença.

Outros estudos relevam que o pericarpo do mangostão pode ser usados como suplementos na dieta para atenuar a disfunção cognitiva da doença de Alzheimer. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar essa eficácia.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais