Limpeza de pele masculina: dicas para uma rotina saudável

eCycle

Confira seis dicas para fazer limpeza de pele masculina de forma prática, rápida e eficaz

limpeza de pele masculina
Imagem de Safia Shakil no Unsplash

A limpeza de pele masculina, ao contrário do que muitos homens pensam, não tem só a ver com estética. Na verdade, é um hábito de higiene necessário para manter a pele bem-cuidada e evitar o envelhecimento precoce. Felizmente, o interesse em reservar um tempo para a rotina de skincare e limpeza de pele masculina tem crescido cada vez mais.

O aumento da procura do público masculino por produtos específicos para o rosto se deve, em grande parte, à atenção com a imagem pessoal e a complicações após fazer a barba. Irritação, ressecamento e descamação da pele são problemas que costumam afetar a aparência da pele com o uso da lâmina de barbear. Por isso, muitos homens recorrem à loção pós-barba – e a má notícia é que esse produto não é capaz de promover uma limpeza profunda na pele.

Além disso, a pele dos homens produz muito mais oleosidade e suor do que a das mulheres. Isso porque ela apresenta poros mais dilatados e maior presença de vasos sanguíneos, glândulas sebáceas, colágeno e elastina. Portanto, a limpeza de pele masculina é fundamental.

A limpeza de pele masculina é fácil e prática de se fazer. Alguns homens seguem diariamente um passo a passo de higienização, mas uma limpeza mais profunda duas vezes por semana já pode ajudar a manter a pele livre de impurezas e protegida dos efeitos nocivos da poluição. Confira dicas e aprenda como fazer uma limpeza de pele masculina simples, mas eficiente!

Tipos de pele

Pele seca

Se sua pele raramente mostra sinais de excesso de oleosidade, tende a descamar e, às vezes, coça, provavelmente ela é do tipo seca. Por isso, procure um sabonete ou produto que limpe as impurezas e remova as células mortas, sem retirar a oleosidade natural da pele. Produtos com alta porcentagem de hidratantes e ingredientes calmantes como Aloe vera (babosa) e alantoína podem ajudar.

Pele oleosa

Caso sua pele apresente aquele brilho intenso pouco tempo depois de lavá-la, as chances de que ela seja oleosa são grandes. Se você tiver poros abertos e visíveis e tendência a cravos pretos, é quase garantia! O melhor produto de limpeza de pele masculina nesse caso é aquele que regula a produção de oleosidade, sem ressecar.

O ressecamento pode piorar o problema, porque o rosto tende a produzir ainda mais óleo quando sente que ele está em falta. Procure produtos que contenham óleo de melaleuca e óleo de jojoba. Experimente também incluir um alfa-hidroxiácido natural, como o ácido lático, que ajuda a desobstruir os poros e reduzir os cravos.

Pele sensível

Sua pele tende a ficar muito vermelha e irritada durante o dia, e isso fica ainda pior depois de fazer a barba? Então, ela pode ser do tipo sensível. Produtos à base de ingredientes suaves e que não irritem a pele são boas opções: Aloe vera, alantoína e glicerina acalmam e hidratam sem retirar a umidade natural da pele.

Pele com tendência à acne

Por razões óbvias, este é o tipo de pele mais fácil de reconhecer. Se sua pele sofre regularmente com erupções cutâneas e cravos, você sabe que tem tendência a desenvolver acne. A limpeza de pele masculina diária é fundamental nesse caso, pois auxilia na remoção de bactérias e impurezas. Além disso, um produto específico para pele acneica é essencial para limpar o excesso de sebo e de células mortas, que provocam espinhas.

Pele mista

Este é o tipo de pele mais comum e se caracteriza pelo equilíbrio entre pele oleosa e pele seca. Nesse caso, a produção de oleosidade se mantém sobretudo na zona T: testa, nariz e queixo. É importante procurar um produto específico para o seu tipo de pele, de preferência evitando produtos muito adstringentes ou muito cremosos.

Limpeza de pele masculina: 6 dicas práticas

1. Descubra qual é o seu tipo de pele

O primeiro passo para uma limpeza de pele masculina bem-feita é saber a que categoria a sua pele pertence. A boa notícia é que é possível descobrir isso em poucos minutos com um teste fácil e prático.

Primeiro, lave o rosto com um produto suave ou até mesmo com o sabonete de uso diário. Seque com leves batidinhas e, em seguida, segure um lenço de papel sobre o rosto por alguns minutos.

Se após retirá-lo ele estiver totalmente seco, sua pele pode ser seca ou sensível. Por outro lado, caso haja óleo nele, você talvez tenha pele oleosa. Por fim, se estiver um pouco úmido, sua pele provavelmente é mista.

2. Não pegue produtos emprestados de mulheres

Seu tipo de pele é o mesmo da sua namorada, mãe ou irmã? Infelizmente, isso não significa que você deve usar os produtos delas na limpeza de pele masculina. Os homens tendem a ter mais glândulas sebáceas e a pele mais “dura” do que a das mulheres, por isso os produtos podem não funcionar da mesma forma. Pesquise e escolha um produto específico para a sua pele e, se possível, voltado para o público masculino.

3. Comprometa-se com a limpeza de pele duas vezes por dia

A maioria dos dermatologistas recomenda uma limpeza de pele básica duas vezes por dia. Embora possa parecer muito, os homens na faixa etária dos 20 anos podem se beneficiar bastante com esse hábito, pois tendem a ter a pele mais oleosa. Se esse é o seu caso, lave o rosto de manhã e à noite, de preferência com sabão em barra antibacteriano, que combina a suavidade de um sabonete com pH balanceado com o poder de combate a erupções cutâneas.

4. Aposte em uma limpeza de pele com argila

A limpeza de pele com argila pode ser feita em todos tipos de pele e proporciona benefícios que podem ser notados na primeira vez de uso. Se a pele for mais oleosa e acneica, é indicado usar argila verde; se for mais sensível, a argila branca é a mais recomendada. Mas essa limpeza também pode ser feita com as argilas bege e rosa.

Primeiro, descubra qual é a argila mais adequada para o seu tipo de pele. Depois, misture uma colher de sopa do pó da argila escolhida com água pura ou soro fisiológico. Adicione, aos pouquinhos, água filtrada até formar uma pasta, em um recipiente de vidro ou cerâmica.

Aplique a mistura em toda a região da face, exceto a boca e a área em torno dos olhos, e deixe-a secar, por cerca de 20 minutos. Por fim, retire tudo com água morna e seque o rosto.

5. Esfolie duas vezes por semana

A esfoliação é um tratamento excelente de limpeza, hidratação e renovação da pele. Além de uniformizar a tonalidade do rosto, ela elimina toxinas e impurezas e ainda confere à sua pele um toque macio e sedoso.

Outro benefício da esfoliação é auxiliar no combate à acne. Antes de adotar esse hábito, tenha certeza do seu tipo de pele e procure um produto específico para ela. Uma dica é fazer um esfoliante caseiro à base de produtos naturais, que agridem menos a pele.

6. Lave o rosto todos os dias

Você não precisa fazer uma limpeza profunda todos os dias, mas lavar com água e, de preferência, um produto específico para o seu tipo de pele é muito importante. A limpeza de pele diária remove células mortas, a sujeira e os resíduos de outros produtos (como protetor solar, que é um item de uso diário obrigatório para todo mundo!).

Esses resíduos podem se acumular na pele e entupir os poros, causando erupções e foliculite, os famosos pelos encravados. Esse processo pode também minimizar os danos da exposição aos radicais livres, que fazem sua pele envelhecer.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×