Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Usado para diluir óleos essenciais, o óleo transportador pode ser produzido a partir de diversas fontes vegetais

Óleo transportador é um óleo vegetal utilizado para diluir os óleos essenciais, para que estes últimos possam ser utilizados na pele sem causar irritação, uma vez que são altamente concentrados.

O uso de plantas aromáticas é historicamente empregada na medicina, cosmética e em cerimônias religiosas. Os relatos mais antigos do sânscrito na Ayurveda datam de mais de 2.000 A.C. Mas a maioria dos óleos transportadores não possui perfume ou é levemente aromático e não interfere nas propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. Eles podem ser utilizados puros ou misturados a outros óleos para nutrir a pele.

óleos essenciais
Óleos essenciais: um guia completo

Como escolher o óleo transportador

Existem muitos tipos de óleo transportador. A maioria é adequada para uso com qualquer óleo essencial, mas você deve considerar algumas coisas antes de escolher o seu óleo transportador, incluindo:

  • Aroma: alguns óleos transportadores têm um odor distinto. Quando adicionado a um óleo essencial, pode alterar seu aroma;
  • Absorção: sua pele pode absorver alguns óleos transportadores melhor que outros;
  • Tipo de pele: dependendo do seu tipo de pele, o óleo transportador pode irritar a pele ou piorar uma condição preexistente, como acne;
  • Prazo de validade: alguns óleos transportadores podem ser armazenados por períodos mais longos do que outros.
  • Os sete principais alimentos que causam espinhas

O óleo transportador deve ser puro e de um fabricante ou loja on-line que você confie. Procure por óleos prensados ​​a frio, 100% puros e sem aditivos ou conservantes. Se você quiser usar um óleo de cozinha como óleo transportador, escolha variedades orgânicas prensadas a frio.

Óleo de coco vegetal: benefícios e como usar

Quais os óleos transportador?

A lista a seguir inclui alguns tipos de óleo transportador mais populares, utilizados para diluir os óleos essenciais na prática da aromaterapia, massagem e cuidados com a pele:

massagem
Conheça 16 tipos de massagem e seus benefícios
automassagem
Automassagem: dez técnicas para aliviar dores

1. Óleo de coco

O óleo de coco é um óleo comestível feito a partir da poupa do coco maduro. Ele pode ser encontrado nas versões refinada e não refinada. O óleo de coco não refinado é produzido a partir da poupa fresca de coco. Não é processado com produtos químicos e mantém o aroma e sabor original do coco.

óleo de coco para pele
Óleo de coco para a pele: benefícios e usos

Óleo de coco refinado é produzido a partir do coco seco, também chamado de copra. Ele é branqueado e desodorizado para a remoção de contaminantes, e não mantém o aroma e sabor de coco. O coco refinado não é totalmente natural e não é recomendado para uso como óleo transportador.

Usos: ele contém ácidos graxos e polifenois que nutrem a pele, o que o torna um ótimo óleo transportador para massagem e preparações para cuidados com a pele.

2. Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é produzido a partir das sementes de jojoba e apresentar um aroma delicado de noz. Mas, tecnicamente, não é um óleo, e sim uma cera com poderosas propriedades hidratantes que imitam o sebo produzido naturalmente pela pele.

O uso de óleo de jojoba pode ajudar a reduzir a produção de oleosidade da pele em pessoas com tendência a acne.

Usos: O óleo de jojoba é facilmente absorvido pela pele e não obstrui os poros. Isso o torna uma boa opção de óleo transportador para massagem, hidratação facial e banho. Saiba mais sobre ele na matéria: “Óleo de jojoba: para que serve e benefícios“.

3. Óleo de semente de damasco

Esse óleo transportador é produzido a partir das sementes de damasco. É um óleo emoliente rico em ácidos graxos e vitamina E. Ele é facilmente absorvido pela pele e tem um aroma levemente adocicado. Você pode comprar óleo de semente de damasco comestível ou óleo de semente de damasco apenas para uso cosmético.

Usos: ajuda a suavizar e acalmar a pele irritada e com coceira. Use-o como um óleo transportador para fazer óleos de massagem, óleo de banho e preparações para os cabelos. Saiba mais sobre ele na matéria: “Usos do óleo de damasco e suas propriedades“.

4. Óleo de amêndoa doce

O óleo de amêndoa doce tem um aroma forte e adocicado. É um óleo comestível feito a partir dos grãos de amêndoas doces. É um óleo leve facilmente absorvido pela pele e um ótimo hidratante para a pele seca.

Também é usado na aromaterapia, mas seu aroma forte pode mascarar o aroma de um óleo essencial.

Usos: O óleo de amêndoa doce é um dos óleos transportadores mais populares para o cuidado da pele. É ótimo em óleos de massagem, óleos de banho e sabonetes. Saiba mais sobre ele na matéria: “Óleo de amêndoas doces: benefícios para a beleza e saúde“.

5. Azeite

O azeite é produzido a partir de azeitonas prensadas. É mais conhecido como um óleo comestível e saudável, com um aroma frutado, mas também é usado na aromaterapia como óleo transportador.

O azeite extra-virgem é a variedade preferida para aromaterapia e preparações para cuidados com a pele. Mas seu aroma pode interferir no aroma de alguns óleos essenciais.

Usos: é rico em ácidos graxos e esteróis vegetais, o que o torna ótimo para limpar e hidratar a pele seca. Use o azeite como um óleo transportador para massagem, produtos de limpeza facial, cuidados com os cabelos e sabonetes caseiros. Saiba mais sobre ele na matéria: “Azeite de oliva: benefícios dos diferentes tipos“.

6. Óleo de argan

O óleo de argão é feito a partir de amêndoas encontradas no interior de frutos de árvores de argão, nativas do Marrocos. Ele é comestível e tradicionalmente usado para nutrir o corpo por dentro e por fora. Tem um aroma de noz e é rico em vitaminas A e E e ácidos graxos monoinsaturados.

Usos: pode ajudar a tratar a pele e cabelos secos, rugas e inflamação da pele. Isso o torna um ótimo óleo transportador para óleos gerais de cuidados com a pele e massagem. Saiba mais sobre esse óleo transportador na matéria: “Óleo de argan: para que serve e como usar“.

7. Óleo de rosa mosqueta

Esse óleo transportador é feito a partir da prensagem das pétalas de rosa mosqueta. Entretanto, ele não tem aroma de rosas, e sim um aroma terroso.

Usos: o óleo de rosa mosqueta é rico em vitaminas A e C. A vitamina A é um retinoide natural que ajuda a combater o envelhecimento, e ambas as vitaminas podem ajudar a reverter os efeitos do sol na pele. Use-o como um óleo transportador para tratar a pele seca, como um óleo de massagem e hidratante. Saiba mais sobre o óleo de rosa mosqueta na matéria: “Óleo de rosa mosqueta tem benefícios comprovados“.

8. Óleo de semente de uva

Esse óleo transportador é feito a partir das sementes de uva. É um subproduto do processo de vinificação, sendo rico em vitamina E, um nutriente que faz bem para a pele e reduz rugas.

Usos: o óleo de semente de uva é leve, facilmente absorvido pela pele e tem um aroma neutro. É um bom óleo transportador para usar com óleos essenciais para produzir óleos corporais e óleos de massagem. Saiba mais sobre ele na matéria: “Óleo de semente de uva: benefícios e como usar“.

9. Óleo de abacate

O óleo de abacate é um óleo pesado, grosso e comestível. Ele é rico em ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado que ajuda a hidratar a pele seca e danificada.

Usos: pode ser um bom óleo transportador para a pele seca – a menos que você esteja lidando com acne. O óleo de abacate pode aumentar a produção de sebo, portanto, se a pele estiver propensa a acne, verifique com seu dermatologista antes de usar. Saiba mais sobre o óleo de abacate na matéria: “Óleo de abacate: benefícios e usos“.

10. Óleo de girassol

O óleo de girassol é um óleo comestível extraído das sementes de girassol, com um aroma neutro. Ele age como uma barreira cutânea contra toxinas e germes que causam infecção, tornando-se uma ótima opção para a pele irritada.

germes
Germes: entenda o que são e saiba como se prevenir

Usos: ele ajuda a suavizar a pele, hidratar e aliviar a irritação; portanto, pode ser adicionado em óleos de massagem ou use para cuidados gerais com a pele.

Como misturar o óleo transportador com os óleos essenciais

Sempre que possível, adquira um óleo transportador prensado ​​a frio de um fabricante em que você confia. Embora a maioria dos óleos transportadores não cause uma reação alérgica, você deve sempre fazer um teste antes de usar.

Para executar um teste de alergia:

  1. Adicione uma pequena quantidade de óleo transportador na parte interna do pulso ou logo abaixo da orelha;
  2. Cubra o óleo com um curativo;
  3. Deixe por 24 horas;
  4. Se ocorrer irritação, lave bem e evite o uso futuro.

Se você é alérgico a oleaginosas, não deve usar óleos derivados delas. Isso inclui óleo de amêndoa doce, óleo de argan e óleo de semente de damasco.

Ao diluir os óleos essenciais em um óleo transportador, é importante seguir estas diretrizes de diluição.

Para adultos:

  • Diluição de 2,5%: 15 gotas de óleo essencial por 6 colheres de sopa de óleo transportador
  • 10% de diluição: 60 gotas de óleo essencial por 6 colheres de sopa de óleo transportador
  • Diluição de 3%: 20 gotas de óleo essencial por 6 colheres de sopa de óleo transportador
  • 5%: de diluição: 30 gotas de óleo essencial por 6 colheres de sopa de óleo transportador

Para crianças:

  • Diluição de 0,5 a 1%: 3 a 6 gotas de óleo essencial para 6 colheres de sopa de óleo transportador. Mas lembre-se que não são todos óleos essenciais que podem ser utilizados na pele. Use com orientação médica.

Guarde sempre o óleo transportador em um local fresco e escuro, de preferência na geladeira. Você também deve mantê-los em uma garrafa de vidro escuro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais