Shampoo sólido: por que usar e como fazer

eCycle

Aprenda receita de shampoo sólido natural caseiro e descubra 10 razões para usá-lo

Shampoo sólido
Imagem de jussiak por Pixabay

Você já ouviu falar em shampoo sólido? Se você é daquelas pessoas que estão sempre procurando alternativas naturais e eco-friendly para realizar tarefas simples do cotidiano, provavelmente já sabe o que é. Mas, se o shampoo sólido for uma novidade para você, chegou a hora de conhecer as vantagens desse produto.

O shampoo sólido é, basicamente, um sabonete natural em barra. A nomenclatura serve para diferenciar o sabonete corporal ou facial daquele voltado para a lavagem do cabelo. A primeira coisa que você precisa saber sobre o shampoo sólido é que ele tem muito menos impacto ambiental do que o shampoo comum.

Shampoo comum prejudica o planeta: entenda por quê

Dados do Censo e da Simmons National Consumer Survey, nos Estados Unidos, afirmam que 305.64 milhões de americanos fizeram uso de shampoo em 2019. Com base nesse número, imagine a quantidade de embalagens de shampoo descartadas no ano! Por fim, inclua no seu cálculo mental os pequenos frascos de shampoo produzidos para hotéis em todo o mundo: a quantidade de embalagens que vai parar em aterros sanitários e lixões é enorme!

Um relatório da Euromonitor International de 2016 também traz números impressionantes. O foco do relatório é a produção de garrafas de água, mas os dados nos ajudam a ter uma ideia do impacto do lixo descartável no meio ambiente.

  • Um milhão de garrafas de plástico são compradas no mundo por minuto. Isso equivale a cerca de vinte mil garrafas plásticas sendo compradas a cada segundo.
  • Mais de 480 bilhões de garrafas plásticas foram vendidas em um ano no mundo todo, diante de cerca 300 bilhões há uma década.
  • Menos da metade das garrafas compradas em um ano foram recolhidas para reciclagem e apenas 7% das recolhidas foram transformadas em novas garrafas. Isso significa que aproximadamente 93% das 480 bilhões de garrafas plásticas de água vendidas foram parar em aterros ou no oceano.
  • A cada dia que passa, a quantidade de plástico nos mares aumenta drasticamente. Até o ano de 2050, estima-se que os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Entre as inúmeras opções de shampoo no mercado, o shampoo sólido é o mais difícil de ser encontrado. No entanto, a crescente preocupação com o aumento dos resíduos plásticos na natureza tem ajudado a transformar esse cenário. Hoje, já é possível encontrar versões de shampoo sólido acessíveis, veganas e 100% naturais em muitos lugares.

10 razões para usar shampoo sólido

1. Shampoo sólido é livre de embalagem

Como já vimos anteriormente, o impacto das embalagens de plástico na natureza é um dos grandes desafios do nosso tempo. Por isso, a razão número um para você escolher o shampoo sólido é que eles não precisam de embalagem! Alguns são comercializados em embalagens de papel reciclado, o que certamente causa menos impacto do que o plástico.

2. O shampoo sólido dura mais que o shampoo líquido

Todos nós já passamos pela tortura de tentar espremer um pouco de shampoo de um frasco quase vazio – ou adicionar água para fazer render o restinho que sobrou. Parece que, sempre que você compra um shampoo novo, ele desaparece antes que você perceba. O shampoo sólido é uma solução para esse problema, porque dura muito mais tempo e produz muita espuma com pouquíssimas passadas no cabelo.

3. O shampoo sólido não contém detergentes nem químicas prejudiciais aos fios

Os shampoos sólidos costumam ser livres daqueles detergentes sintéticos e outros produtos químicos normalmente encontrados na grande maioria dos shampoos tradicionais. Em vez de substâncias danosas aos fios, as versões em barra usam produtos naturais, como óleo de coco, para limpar e hidratar suavemente o cabelo. Por isso, o shampoo sólido é indicado para qualquer tipo de cabelo, inclusive os cabelos cacheados, e a adaptação é super-rápida!

4. Shampoo sólido é ideal para viajar

O shampoo sólido facilita – e muito! – a passagem pela segurança do aeroporto, por exemplo. Os aeroportos têm regulamentações rígidas sobre os líquidos e as quantidades que você pode levar na bagagem. Sem falar que o shampoo tradicional pode vazar durante o trajeto, fazendo uma bagunça difícil de limpar dentro da mala. Além disso, o shampoo sólido é compacto e economiza bastante espaço na bagagem.

5. O shampoo sólido é aproveitado até o último pedacinho

Pode ser muito frustrante ver um monte de shampoo líquido grudado no interior do frasco. Você tenta espremê-lo, mas ele simplesmente não sai! Na lavagem com o shampoo sólido, não há nada para grudar em lugar nenhum – você aproveita todo o produto, até o último pedaço.

6. O shampoo sólido é feito com óleos naturais e muito cheirosos

Em vez de misturas de perfumes sintéticos, as opções de shampoo sólido costumam usar óleos essenciais deliciosos em sua composição. Totalmente naturais, esses óleos são excelentes para a saúde do cabelo e do couro cabeludo, além de deixarem seus fios cheirosos, refrescantes e macios!

7. O shampoo sólido pode ser usado como sabonete também

Como dura muito e também é um tipo de sabonete, o shampoo sólido pode ser usado com diversos fins. Experimente utilizá-lo para lavar as mãos, o rosto e o corpo – ele é versátil e deixa a pele suave, limpinha e cheirosa.

8. O shampoo sólido faz muita espuma

Às vezes, você precisa de uma quantidade enorme de shampoo líquido para formar espuma. Isso não acontece com o shampoo sólido. Essa opção de shampoo forma muita espuma com pouca quantidade de produto, tornando a lavagem dos cabelos mais simples.

9. O shampoo sólido deixa o cabelo completamente limpo

O shampoo sólido elimina com eficácia resíduos de sujeira, óleo e restos de química que possam permanecer no seu cabelo após o uso de produtos industriais. E o melhor: sem retirar a oleosidade natural do cabelo, que é importante para manter a boa saúde dos fios.

10. O shampoo sólido deixa o cabelo muito mais macio

Além de deixar o cabelo completamente limpo, o shampoo sólido também deixa o cabelo muito mais macio. Tanta maciez pode acabar eliminando a necessidade do condicionador após a lavagem, o que ajuda a preservar ainda mais o planeta – e o seu bolso também. É a união perfeita entre beleza natural e economia!

Como fazer shampoo sólido artesanal em casa

Você precisará de:

Passo a passo:

  1. Adicione a água, o limão espremido, as folhas de alecrim e hortelã e a polpa de folha de babosa no liquidificador. Bata todos os ingredientes.
  2. Despeje todo o conteúdo do liquidificador em uma panela, em banho-maria.
  3. Adicione a glicerina, a manteiga de karité e quanto desejar do óleo essencial escolhido. Mexa bem até que a mistura fique homogênea.
  4. Coloque o creme em um recipiente circular ou quadrado. Espere esfriar até que a mistura vire um sabonete em barra. Está pronto o seu shampoo sólido!


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×