Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda quando usar sacola biodegradável como alternativa às sacolas plásticas comuns

A sacola biodegradável é aquela feita com materiais capazes de se decompor sob determinadas condições de luminosidade, temperatura e umidade. Ela pode ser uma alternativa às sacolas plásticas comuns, que levam mais de 400 anos para se degradar na natureza. E geram inúmeros problemas ambientais.

Qual a importância do uso da sacola biodegradável?

Você sabia que as inofensivas sacolinhas de supermercado levam 450 anos para se decompor na natureza? E já ouviu falar que, em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano?

Na última década, sugestões para reduzir os danos do plástico no meio ambiente têm ganhado espaço. Conforme dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, os oceanos recebem, anualmente, a impressionante cifra de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos. No mundo, mais de 500 bilhões de sacos plásticos são distribuídos por ano.

Além disso, a produção desse tipo de saco exige um alto custo ambiental. Isso porque ele é feito com petróleo e gás natural, recursos naturais não renováveis. O descarte indevido desse produto ainda provoca a morte de diversos animais. Além de alagamentos e entupimento de bueiros nas cidades.

A boa notícia é que pequenas atitudes podem causar grandes impactos na natureza. Uma delas é a substituição das sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis. Para isso, é preciso entender quais tipos de resíduo podem ser descartados nesses sacos.

sacola-biodegradável
Por European Parliament, sob CC BY-NC-ND 2.0, em Flickr

Quais são os tipos de sacolas biodegradáveis?

As sacolas biodegradáveis podem ser produzidas com materiais diferentes, como:

Plástico PLA

O poliácido lático ou PLA é um polímero sintético termoplástico que vem substituindo os plásticos convencionais em diversas aplicações, como em sacolas plásticas. Isso acontece porque esse composto leva cerca de seis meses a dois anos para se decompor totalmente. Ou seja, em um tempo muito menor do que os plásticos convencionais. Quando descartado corretamente, o PLA se transforma em substâncias inofensivas, já que é facilmente decomposto pela água.

Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que os descartes desse tipo de plástico sejam feitos corretamente. Isso implica que o material seja depositado em usinas de compostagem. Nesses lugares há condições adequadas de luz, umidade, temperatura e quantidade correta de micro-organismos.

Infelizmente, a maior parte do resíduo brasileiro acaba indo parar em aterros sanitários e lixões. Nesses locais não há garantias de que o material se biodegrade 100%. Outra inviabilidade é que produtos feitos com plástico PLA são mais caros que os convencionais.

Plástico oxibiodegradável

O plástico oxibiodegradável é aquele que, ao receber um aditivo pró-degradante, tem sua fragmentação acelerada. Devido à influência de oxigênio, luz, temperatura e umidade. 

Apesar de aumentar a velocidade dessa reação, estudos sugerem que esse tipo de plástico se transforma em micro e nanoplásticos. Essas são substâncias extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, a decomposição de plástico oxibiodegradável emite gases do efeito estufa. Por isso, contamina o solo por metais e outros compostos presentes nesses aditivos pró-degradantes.

Polihidroxialcanoato

O polihidroxialcanoato, também conhecido como poliéster bacteriano, é um plástico feito de bactérias. Ele pode ser usado na confecção da sacola plástica biodegradável. De acordo com artigo de pesquisadores da Universidade de São Paulo e de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), os PHAs são um tipo de plástico orgânico produzidos por meio da biossíntese direta de carboidratos da cana-de-açúcar, do milho, ou de óleos vegetais de soja e palma.

O plástico de amido tem a vantagem de ser de uma fonte renovável, ser compostável, biocompatível com o corpo humano é biodegradável. Mas pode ser facilmente atacado por bactérias e demandar grandes áreas agricultáveis, ou seja, voltadas à produção de alimentos.

Papel

As sacolas de papel também podem ser uma alternativa às sacolas plásticas comuns. Isso acontece porque esse material é biodegradável e leva cerca de três a seis meses para se decompor totalmente na natureza. Além disso, o papel também é reciclável e renovável. Você pode aprender a fazer sacolas de papel na matéria:

sacola de papel
Aprenda como fazer sacola de papel para presente

Quando usar a sacola biodegradável

A sacola biodegradável, como aquelas de papel, podem ser utilizadas em transportes rápidos, como de comidas fast food. Nesse caso elas são melhores do que as sacolas de plástico comum. Afinal, se essas forem contaminadas com gordura, por exemplo, podem ter sua reciclagem inviabilizada. Além disso, a sacola biodegradável pode ser usada para descartar resíduos orgânicos que não foram compostados

Assim, apenas o lixo orgânico pode ser depositado em sacolas biodegradáveis. Afinal, elas podem inviabilizar a reciclagem dos resíduos recicláveis, não recicláveis, não perigosos e perigosos.

Qual o tempo de decomposição da sacola biodegradável?

O tempo de degradação das sacolas depende de sua matéria prima. Como já mencionado, a sacola de Plástico PLA, por exemplo, pode levar de seis meses a dois anos para se decompor totalmente. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais