Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda como acontece a movimentação lunar e seus ciclos de 29,5 dias; composto por quatro fases

O planeta Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Apesar de ser o segundo corpo mais brilhante no céu, a Lua não possui brilho próprio, sendo iluminada pela luz do Sol. Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em cheia, minguante, nova ou crescente.

Por que as fases da lua ocorrem?

Ao girar em torno da Terra, a Lua se desloca no sentido leste em relação ao Sol. Isso modifica a incidência de raios solares que a superfície lunar recebe, alterando também a maneira como nós a enxergamos a partir dos hemisférios terrestres. Durante esse caminho de rotação, ela passa por quatro estágios diferentes, conhecidos como fases da Lua. Cada fase da Lua tem duração de aproximadamente sete dias, influenciando nas marés e em alguns hábitos, como cortar o cabelo.

Eventualmente, ocorre o perfeito alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, o que dá origem a eclipses. Um eclipse solar acontece quando a Lua passa em frente ao disco solar, podendo ocorrer somente durante a lua nova. Já um eclipse lunar ocorre no momento em que a Lua passa através da sombra da Terra, o que pode ocorrer somente na Lua cheia. Essa transição entre fases era utilizada para contagem do tempo na Antiguidade, de forma que muitos calendários foram criados tendo como base o ciclo lunar.

Fases da lua

Ao executar sua trajetória, ocorre a gradual mudança de fases, dividida em quatro etapas principais. Durante a lua nova, nosso satélite natural apresenta sua face não iluminada totalmente voltada para a Terra, de forma que se torna impossível sua observação. Cerca de uma semana após a lua nova, metade do disco lunar torna-se iluminado, caracterizando o quarto crescente. Nesse período, o satélite é visível ao entardecer.

Duas semanas após a lua nova, todo o disco lunar fica iluminado, marcando a lua cheia. O satélite, por estar em posição oposta ao Sol, surge no horizonte leste quase que ao mesmo tempo do pôr-do-sol. Sete dias após a Lua cheia, acontece o quarto minguante, em que o disco está novamente iluminado pela metade. Nessa fase, a Lua passa a ser visível somente no período da madrugada.

Por último, sua porção visível diminui até se tornar nula, retornando a fase da lua nova. Após essas quatro fases, o ciclo recomeça, durando cerca de 29,5 dias. Um ciclo completo das fases da Lua é denominado mês lunar. Uma das características importantes da Lua é a da sincronização de sua rotação e translação, fazendo com que o satélite tenha sempre a mesma face voltada para a Terra em qualquer ponto do planeta.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais