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O design sustentável é resultado da união do design social com o ecodesign

Apesar de muitas pessoas confundirem design sustentável e ecodesign, essas são áreas diferentes. O design sustentável pode ser entendido como um conjunto de ferramentas, conceitos e estratégias que buscam desenvolver produtos, serviços e soluções para gerar uma sociedade com desenvolvimento sustentável. Já o ecodesign é uma dessas ferramentas de gestão ambiental e é centrado na fase de concepção dos produtos e de seus respectivos processos de fabricação, distribuição e utilização.

Isso significa que o conceito deste tema é mais abrangente que o de ecodesign, porque considera também preocupações sociais e econômicas ligadas a um item.

Qual é o principal objetivo do design sustentável?

O principal objetivo do design sustentável é desenvolver produtos e serviços que sejam economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente equitativos. Portanto, o ecodesign é uma etapa necessária para o design sustentável. Quando aplicado em sua completude, ele utiliza os conceitos do ecodesign.

Ao ampliar o foco para essa tríade de dimensões, o design sustentável também procura dar atenção para as pessoas influenciadas por todas as etapas do processo produtivo, isto é, do planejamento e fabricação ao descarte de itens e matérias-primas. Além disso, esse tipo de design pretende satisfazer as necessidades humanas básicas de toda a sociedade, atendendo principalmente a comunidades menos favorecidas e prezando pelo seu bem-estar e qualidade de vida.

Como aplicar o design sustentável na prática?

O design sustentável propõe uma visão holística de todos os elementos envolvidos no processo produtivo de um serviço ou produto, oferecendo um maior compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Assim, é mantido também um cuidado em uma gama infinitamente maior de fatores, como:

  • a forma como o produto é pensado, projetado, e criado;
  • seu impacto ambiental;
  • sua embalagem;
  • o transporte;
  • a venda;
  • a forma com que ele chega na casa do consumidor;
  • como será a forma e meio em que será realizada a reciclagem, descarte ou até mesmo a reutilização do produto, tentando reduzir ao máximo o número de resíduos gerados e aumentando seu ciclo de vida.

O grande mérito dessa vertente mais ampla é a preocupação com quem faz parte de todos os processos de criação, transporte e a venda do produto: as pessoas. Afinal, são elas que têm influência sobre o rumo de toda a cadeia produtiva.

Exemplos de design sustentável

Ecodesign
Imagem de Alexander Abero no Unsplash

O design sustentável possui diversas abordagens. Entre elas estão:

  • Design Verde;
  • Design Emocional;
  • Biomimética;
  • Design para o Comportamento Sustentável;
  • Design de Sistema Produto+Serviço para Sustentabilidade;
  • Ecodesign;
  • Design para a Base da Pirâmide;
  • Berço-a-berço (cradle to cradle);
  • Design para Inovação Social;
  • Design de Transições para a Sustentabilidade.

Principais vantagens do design sustentável

A prática do design sustentável é fundamental para aquelas empresas que já reconhecem a responsabilidade ambiental como um dos principais fatores para o seu sucesso. Além de contribuir para a formação de uma sociedade mais sustentável, essa vertente gera outros benefícios, como:

  • Baixo custo: o reaproveitamento de materiais para a fabricação de novos produtos possibilita uma economia nos custos de produção;
  • Auxílio ao meio ambiente: menos produtos serão lançados na natureza, minimizando seus impactos e fortalecendo indiretamente a economia;
  • Reforço de um conceito positivo: essa é uma boa estratégia para a construção de uma imagem positiva da sua empresa;
  • Agrega valor: o design ambiental aumenta a qualidade de um produto ou serviço, já que valida a responsabilidade ambiental da empresa, agregando valor ao trabalho.

Impacto do design sustentável na indústria

Atualmente, qualquer empresa que não esteja disposta a implantar ou discutir aspectos sustentáveis no seu processo de produção tem grande chance de perder espaço no mercado, já que a sociedade tem se conscientizado cada vez mais sobre a importância de iniciativas que não agridam o meio ambiente (eco-friendly). Muitas empresas já tiveram suas imagens danificadas por participarem de produções que envolviam questões prejudiciais à natureza, como a emissão de grande quantidade de poluentes ou o uso indevido de recursos naturais, como de madeira não legalizada para o comércio.

Dessa maneira, o design sustentável impacta diretamente na imagem da empresa. Além disso, é possível utilizar o conceito a favor dos negócios, uma vez que existe uma preocupação crescente com a questão ambiental e de sustentabilidade. Vale ressaltar que o consumidor também tem um papel fundamental na escolha de produtos que priorizem o design sustentável.


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