Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Tomar um chá para dor de cabeça pode ser uma alternativa eficaz aos medicamentos convencionais de farmácia

Tomar um chá parador de cabeça é uma alternativa eficaz aos medicamentos convencionais de farmácia. O segredo que ninguém conta é que um dos principais ingredientes presentes nesses remédios é a cafeína, uma substância presente naturalmente em alguns tipos de chá, como o chá verde.

Chá para dor de cabeça

Embora a cafeína possa causar dor de cabeça em algumas pessoas, ela também pode ter propriedades que ajudam a aliviar a enxaqueca em outros casos. Alguns médicos utilizam a cafeína como parte de um tratamento para enxaqueca devido à sua capacidade de contrair os vasos sanguíneos, que são frequentemente associados à dor de cabeça.

Essa substância está presente em alguns tipos de chá, como o chá branco, chá verde, oolong e chá preto, todos derivados da mesma erva, a Camellia sinensis. Portanto, é importante considerar a individualidade de cada pessoa ao escolher o chá mais adequado para o alívio da dor de cabeça. Consultar um profissional de saúde pode ajudar a determinar a melhor abordagem para o seu caso específico.

Por que a cafeína funciona

A cafeína é um alcaloide psicoestimulante que pertence ao grupo das xantinas. Os derivados das xantinas são utilizados como estimulantes cerebrais ou estimulantes psicomotores por atuarem no córtex cerebral e nos centros medulares. Por isso, a cafeína tem um efeito acentuado sobre a função mental e comportamental. Além disso, ela atua no sistema nervoso autônomo e seu mecanismo de ação inibe os receptores de adenosina.

A adenosina é um neurotransmissor que age no controle da frequência cardíaca, da pressão sanguínea e da temperatura corporal. É ela que induz as sensações de sono e cansaço.

Como a cafeína inibe sua ação, acaba provocando os efeitos contrários. É por isso que o consumo de cafeína está relacionado com o aumento da concentração, melhora do humor, controle de peso, entre outros. No entanto, pessoas que utilizam a substância regularmente acabam observando menos suas sensações.

Um estudo mostrou que a cafeína é particularmente útil para tratar dor de cabeça por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. No entanto, a abstinência e a ingestão dessa substância também podem desencadear dor de cabeça e enxaquecas.

Chás
Privado: Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar

Alternativas à cafeína

A cafeína é uma substância amplamente consumida em todo o mundo devido aos seus efeitos estimulantes. No entanto, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais desagradáveis, como dor de cabeça, quando consomem cafeína em excesso ou quando interrompem abruptamente seu consumo após um período de uso frequente.

Nesses casos, se você é sensível à cafeína ou está tentando reduzir seu consumo, é importante estar ciente de alternativas sem cafeína que possam ajudar a aliviar a dor de cabeça.

Existem várias opções de chá sem cafeína disponíveis, cada uma com suas características distintas. O chá de camomila, por exemplo, é conhecido por suas propriedades calmantes e pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, aliviando a tensão que pode contribuir para a dor de cabeça.

Outra opção é o chá de hortelã-pimenta, que possui propriedades refrescantes e pode proporcionar alívio imediato para dores de cabeça leves. A hortelã-pimenta também tem um efeito relaxante nos músculos, o que pode ser especialmente útil para pessoas que sofrem de enxaquecas.

Além disso, o chá de gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir a intensidade da dor de cabeça. O gengibre também pode ajudar a aliviar náuseas associadas à enxaqueca, tornando-o uma opção benéfica para aqueles que sofrem desses sintomas.

Veja a seguir algumas opções de chá que não possuem cafeína em sua composição.

Chá para dor de cabeça sem cafeína

chá para dor de cabeça sem cafeína
Chá de camomila. Imagem de Ornella Binni no Unsplash

De acordo com artigo publicado na revista Healthline e revisado pela médica Debra Rose Wilson, algumas opções de chá para dor de cabeça que não contém cafeína podem ser:

Chá de camomila

Ingredientes

  • 1 xícara (café) com flores de camomila secas
  • 500 ml de água

Modo de preparo

  1. Ferva a água e depois adicione as flores secas de camomila;
  2. Tampe o recipiente por 15 minutos;
  3. Sirva em seguida.

Chá de cravo

Ingredientes

  • 4 cravos da índia
  • 1 xícara de água fervida

Modo de preparo

  1. Ferva a água e depois adicione os cravos da índia;
  2. Tampe e deixe repousar por 5 minutos;
  3. Beba em seguida.

Chá de gengibre

Ingredientes

  • 1 pedaço de cerca de 5 cm de gengibre
  • 2 copos de água

Modo de preparo

  1. Fatie o gengibre;
  2. Adicione o gengibre fatiado na água e ferva por 10 minutos;
  3. Coe e adicione mel e um pouco de limão espremido.

Você pode comer fatias depois de beber o chá.

Chá de hortelã-pimenta

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã (2 a 3 folhas secas)
  • 150 ml de água fervente

Modo de preparo

  1. Adicione as folhas de hortelã em uma xícara com a água fervente;
  2. Tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos;
  3. Coe e beba em seguida.

Chá de açafrão-da-terra (ou chá de cúrcuma)

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de açafrão-da-terra em pó
  • 150 ml de água fervente

Modo de preparo

  1. Adicione 1 colher de chá de açafrão-da-terra em pó em na água fervente;
  2. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos;
  3. Espere amornar e beba.

Chá de boldo

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de boldo picadas
  • 150 ml de água

Modo de preparo

  1. Ferva a água e desligue o fogo;
  2. Coloque as folhas de boldo em uma xícara e adicione a água fervente;
  3. Tampe e deixe descansar por de 5 a 10 minutos;
  4. Coe, espere esfriar e beba em seguida.

Além disso, estas opções de chá sem cafeína são conhecidos por seus benefícios digestivos, auxiliando no alívio de desconfortos estomacais e na promoção da saúde gastrointestinal. Apreciar uma xícara desses chás pode trazer um momento de relaxamento e bem-estar, permitindo que você desfrute de uma pausa tranquila no seu dia.

Suas combinações únicas de ingredientes naturais, como a camomila suave, o cravo aromático, o gengibre picante, a hortelã-pimenta refrescante, o açafrão-da-terra rico em antioxidantes e o boldo reconhecido por suas propriedades digestivas, oferecem uma variedade de sabores e aromas para explorar, além de serem ótimas opções naturais para aliviar as dores de cabeça.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais