Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Relaxar e fazer alterações no estilo de vida são algumas formas de como fazer a menstruação descer

Antes de aprender como fazer a menstruação descer, é preciso ficar atenta a alguns cuidados, pois as substâncias que fazem a menstruação descer, nesse caso também chamadas de emenagogos, podem causar abortos. Por isso, se você desconfia que está grávida, faça primeiro um teste de gravidez e saiba que as dicas a seguir podem ter ação abortiva. Além disso, é importante sempre procurar orientação médica. 

Possíveis razões para o atraso da menstruação

Antes de tentar algum tratamento para fazer a menstruação descer, é necessário considerar as causas da menstruação não ter descido quando esperado. Considere também que um ciclo menstrual é considerado normal se possui entre 21 a 35 dias de duração.

Durante os anos reprodutivos, o nome dado à ausência de menstruação é amenorreia, a qual pode ser causada por:

  • estresse
  • gravidez
  • menopausa ou insuficiência ovariana
  • peso corporal muito elevado ou muito reduzido
  • condições da glândula tireoide, como o hipo ou hipertireoidismo
  • problemas hormonais, como os causados pela glândula pituitária ou pelo hipotálamo
  • uso de pílula anticoncepcional
  • síndrome dos ovários policísticos (SOP)
  • ovulação crônica
  • tumores afetando a glândula pituitária ou os ovários
  • condições crônicos, tais como a diabetes ou doença celíaca
  • algumas doenças agudas

O tratamento da amenorreia envolve determinar uma possível causa, para que esta seja tratada e, assim, a menstruação volte a descer.

Como fazer a menstruação descer

Use Dong quai

A dong quai é uma planta popular na China, mas também pode ser encontrada no Brasil. De acordo com este estudo, é normal ela ajudar a fazer a menstruação descer, uma vez que melhora o fluxo sanguíneo e estimula os músculos uterinos.

Chás para menopausa
Chás para menopausa: alívio para os sintomas

Infusão de poejo

Um outro estudo mostrou que o poejo tem ação emenagoga. Por ser da família das mentas, ele ainda deve ser usado  para reduzir a náusea, que costuma ser um sintoma do período menstrual em algumas mulheres.

Chá de canela ou de gengibre

Acredita-se que tanto a infusão de gengibre quanto a de canela podem fazer o útero sofrer contrações, o que poderia ajudar a fazer a menstruação descer mais rápido. No entanto, não há comprovação científica desta crença.Porém, para quem sofre de cólicas menstruais ou de sangramentos menstruais intensos, a infusão de gengibre é uma forma efetiva de combater estes desconfortos (1). O modo de preparo é simples: Ferva um pedaço de gengibre, descascado e cortado em rodelas, por cinco a sete minutos.

Relaxe

O estresse pode atrasar a menstruação por isso, se você quer fazer a menstruação descer, procure relaxar reduzindo a carga de trabalho, fazendo algo que você goste, tomando um banho quente relaxante a luz de velas e com aroma de óleos essenciais ou praticando meditação. O calor do banho ou de compressas quentes também pode atuar na descida da menstruação, uma vez que aumenta o fluxo sanguíneo e melhora as alterações hormonais.

escalda-pés
Escalda-pés caseiro: benefícios e como fazer
Como meditar: guia básico para iniciantes

Faça sexo

Durante o ato sexual (com ou sem penetração) o corpo aquece e, se estiver sendo prazeroso, o útero dilata, criando um vácuo que pode puxar o sangue menstrual para baixo. Desta forma, a masturbação também pode ajudar.

Reduza os exercícios físicos

Pegar pesado nos exercícios físicos pode gerar uma menstruação irregular. Se você levanta peso ou treina pesado todos dias ou se exercita várias vezes por dia, esse pode ser o motivo da sua menstruação atrasada.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais