Benefícios da noz pecan para a saúde

eCycle

O consumo da noz pecan auxilia na saúde do coração e previne vários tipos de doenças

A noz pecan é um fruto que cresce em árvores verdes e exuberantes encontradas principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Central dos Estados Unidos e México. Ela serve para tratar e prevenir diversas condições de saúde, além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras saudáveis essenciais à manutenção de processos metabólicos importantes para o organismo. Graças ao seu sabor amanteigado, a noz pecan é um ingrediente comum em aperitivos, sobremesas e pratos principais.

Propriedades da noz pecan

Devido às suas inúmeras propriedades nutricionais, antioxidantes e anti-inflamatórias, as nozes pecan são um item indispensável na dieta de quem preza pela qualidade da saúde. O valor nutricional da noz pecan é algo impressionante. Ela apresenta onze vitaminas essenciais ao organismo humano e, apesar de ser rica em gordura e muito calórica, a noz pecan ajuda na manutenção do peso, já que todo seu conteúdo é aproveitado pelo corpo para processos metabólicos e geração de energia.

Nutrientes da noz pecan

A noz pecan é rica em vários nutrientes importantes. Em particular, eles são uma boa fonte de fibra, junto com cobre, tiamina e zinco. 28 gramas de noz pecan contém os seguintes nutrientes:

Diversos minerais presentes na noz pecan são essenciais para o bom funcionamento do organismo. O cobre, por exemplo, está diretamente relacionado à produção de glóbulos vermelhos e à função das células nervosas. Enquanto isso, a tiamina é fundamental para converter carboidratos em energia para abastecer o corpo. O zinco, por sua vez, é importante para o sistema imunológico, bem como para o crescimento celular, função cerebral e cicatrização de feridas.

Benefícios da noz pecan

O consumo da noz pecan pode trazer diversos benefícios para a saúde. Conheça alguns deles: 

Auxilia na saúde do coração

A noz pecan é rica em compostos orgânicos provenientes de óleos e gorduras vegetais e animais chamados de ácidos graxos. Tratam-se de um tipo de gordura que pode beneficiar a saúde do coração. Um estudo realizado com pessoas que possuem doença arterial coronariana mostrou que incluir noz pecan na dieta pode melhorar a proporção do colesterol total para o colesterol bom no sangue. 

Além disso, outra pesquisa feita com pessoas que têm níveis normais de colesterol revelou que aqueles que comem nozes pecan diariamente podem ter níveis significativamente mais baixos de colesterol mau no sangue, em comparação com aqueles que não comem nozes. 

Elimina radicais livres

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), indicam que a ingestão de nozes pecan aumenta a quantidade de antioxidantes na corrente sanguínea por até 24 horas após o consumo, fazendo com que eliminem os radicais livres nesse período. Além disso, pessoas que adotam essa noz na dieta têm um risco menor de desenvolver doenças resultantes do estresse oxidativo e uma melhor imunidade.

Melhora a saúde dos ossos

Diversos nutrientes presentes na noz pecan são usados no tratamento dos sintomas da osteoporose. Estudos mostraram que esses nutrientes representam importantes benefícios no tratamento de perda óssea. Isso significa que, além de reduzir a perda, a noz pecan também aumenta a densidade óssea. 

Auxilia na saúde da pele e do cabelo

Por conter antioxidantes, vitaminas A, E e ácido elágico, as nozes pecan previnem o envelhecimento prematuro e reduzem o aparecimento de rugas. Além disso, o teor de zinco presente nas nozes pecan é responsável por prover uma aparência saudável para a pele. 

Quanto ao cabelo, a noz pecan é amplamente usada em métodos para tratar calvície masculina. O aminoácido L-arginina presente na noz é capaz de aumentar a circulação sanguínea em todo o corpo, fortalecendo também as raízes do cabelo. Além disso, o ferro presente nela evita o desenvolvimento de anemia, que pode causar perda de cabelo.

Estabiliza o açúcar no sangue

Pesquisas também sugerem que as nozes podem promover um melhor controle do açúcar no sangue, o que pode ser associado ao seu conteúdo de fibra. Apesar de possuírem mais fibras insolúveis em sua composição, as nozes também contém algumas fibras solúveis, as quais retardam a absorção do açúcar no sangue. 

Um estudo confirmou as vantagens da semente oleaginosa para a saúde cardiovascular. Os resultados revelaram que a adição de nozes melhorou a sensibilidade à insulina dos participantes. Além disso, houve um impacto positivo sobre fatores que podem gerar doença cardiometabólica, ou seja, alterações na insulina e na função das células beta do pâncreas, que armazenam e liberam o hormônio.

Promove a função cerebral

A noz pecan é rica em nutrientes que podem beneficiar a função cerebral. Entre eles, estão os ácidos graxos mono e polinsaturados citados anteriormente. Os ácidos graxos monoinsaturados, em particular, têm sido associados à diminuição do declínio mental e à redução da inflamação. 

Um estudo realizado durante 40 anos foi capaz de relacionar um maior consumo de nozes com a melhoria da cognição a longo prazo. Da mesma forma, outra pesquisa revelou que pessoas que comem nozes diariamente podem ter 40% menos probabilidade de ter cognição fraca. 

Contraindicações da noz pecan

Apesar de a noz pecan ter sido associada a vários benefícios potenciais para a saúde, existem algumas contraindicações a serem consideradas. Em primeiro lugar, aqueles que têm alergia a nozes devem evitá-las.

Além disso, é necessário ressaltar que ela também é relativamente rica em calorias. Assim, comer várias porções de noz pecan pode aumentar sua ingestão calórica diária, contribuindo para o ganho de peso se você não fizer outros ajustes em sua dieta ou nível de atividade física. Por esse motivo, moderar a ingestão de noz pecan é importante para o equilíbrio do organismo.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×