Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O consumo da noz pecan auxilia na saúde do coração e previne vários tipos de doenças

A noz pecan (Carya Illinoiensis) é um fruto de casca dura e lisa que cresce em árvores verdes e exuberantes encontradas principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Central da América do Norte, principalmente nos Estados Unidos e no México. Ela serve para tratar e prevenir diversas condições de saúde, além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras saudáveis essenciais à manutenção de processos metabólicos importantes para o organismo. Graças ao seu sabor amanteigado, essa oleaginosa é um ingrediente comum em aperitivos, sobremesas e pratos principais.

Ela apresenta onze vitaminas essenciais ao organismo humano, apesar de ser rica em gordura e muito calórica. Também ajuda na manutenção do peso, já que todo seu conteúdo é aproveitado pelo corpo para processos metabólicos e geração de energia.

Noz-moscada
Noz-moscada: conheça benefícios e cuidados

Nutrientes da noz pecan

A noz pecan é rica em vários nutrientes importantes. Em particular, ela é uma boa fonte de fibra, junto com cobre, tiamina e zinco. Cerca 28 gramas da oleaginosa contém os seguintes nutrientes:

Diversos minerais presentes na noz pecan são essenciais para o bom funcionamento do organismo. O cobre, por exemplo, está diretamente relacionado à produção de glóbulos vermelhos e à função das células nervosas. Enquanto isso, a tiamina é fundamental para converter carboidratos em energia para abastecer o corpo. O zinco, por sua vez, é importante para o sistema imunológico e na defesa do corpo, bem como para o crescimento celular, função cerebral e cicatrização de feridas.

Facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, as nozes pecan podem ser consumidas in natura ou adicionadas a pratos doces e salgados.

Quais são os benefícios da noz pecan?

O consumo da pecan pode trazer diversos benefícios para a saúde. Conheça alguns deles: 

Auxilia na saúde do coração

A noz pecan é rica em compostos orgânicos provenientes de óleos e gorduras vegetais e animais chamados de ácidos graxos. Tratam-se de um tipo de gordura que pode beneficiar a saúde do coração. Um estudo realizado com pessoas que possuem doença arterial coronariana mostrou que incluir noz pecan na dieta pode melhorar a proporção do colesterol total para o colesterol bom no sangue. 

Outra pesquisa feita com pessoas que têm níveis normais de colesterol revelou que aqueles que comem nozes pecan diariamente podem ter níveis significativamente mais baixos de colesterol mau no sangue (protegendo o coração), em comparação com aqueles que não comem nozes.

Elimina radicais livres

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), indicam que a ingestão de nozes pecan aumenta a quantidade de antioxidantes na corrente sanguínea por até 24 horas após o consumo, fazendo com que eliminem os radicais livres nesse período. Além disso, pessoas que adotam a noz na dieta têm menor risco de desenvolver doenças de estresse oxidativo e uma melhor imunidade.

Melhora a saúde dos ossos

Diversos nutrientes presentes na noz pecan são usados no tratamento dos sintomas da osteoporose. Estudos mostraram que esses nutrientes representam importantes benefícios no tratamento de perda óssea. Isso significa que, além de reduzir a perda, a noz pecan também aumenta a densidade óssea. 

Auxilia na saúde da pele e do cabelo

Por conter antioxidantes, vitaminas A, E e ácido elágico, as nozes pecan agem na prevenção do envelhecimento precoce e reduzem as rugas. Além disso, o teor de zinco presente nas nozes pecan é responsável por prover uma aparência saudável para a pele

Quanto ao cabelo, a noz pecan é amplamente usada em métodos para tratar calvície masculina. O aminoácido L-arginina presente na noz é capaz de aumentar a circulação sanguínea em todo o corpo. Assim fortalecendo também as raízes do cabelo. Além disso, o ferro presente nela evita o desenvolvimento de anemia, que pode causar perda de cabelo.

Estabiliza o açúcar no sangue

Pesquisas sugerem que a oleaginosa promove melhor controle do açúcar no sangue, o que pode ser associado às fibras encontradas na noz. Apesar de possuírem mais fibras insolúveis em sua composição, as nozes também contêm fibras solúveis. Essas retardam a absorção do açúcar no sangue. 

Um estudo confirmou as vantagens da semente oleaginosa para a saúde cardiovascular. Os resultados revelaram que a adição de nozes melhorou a sensibilidade à insulina dos participantes. Além disso, houve um impacto positivo sobre fatores que podem gerar doença cardiometabólica. Ou seja, alterações na insulina e na função das células beta do pâncreas, que armazenam e liberam o hormônio.

Noz-da-índia
Noz-da-índia emagrece? Entenda os riscos

Noz pecan promove a função cerebral

A noz pecan é rica em nutrientes que podem beneficiar a função cerebral. Entre eles, estão os ácidos graxos mono e polinsaturados citados anteriormente. Os ácidos graxos monoinsaturados, em particular, têm sido associados à diminuição do declínio mental e à redução da inflamação. 

Um estudo realizado durante 40 anos foi capaz de relacionar um maior consumo de nozes com a melhoria da cognição a longo prazo. Da mesma forma, outra pesquisa revelou que pessoas que comem nozes diariamente podem ter 40% menos probabilidade de ter cognição fraca. 

Quem não pode comer nozes pecan?

Noz pecan
Imagem de tseiu por Pixabay 

Apesar de a noz pecan ter sido associada a vários benefícios potenciais para a saúde, existem algumas contra indicações a serem consideradas. Em primeiro lugar, aqueles que têm alergia a nozes devem evitá-las.

Além disso, é necessário ressaltar que ela também é relativamente rica em calorias. Assim, comer várias porções de noz pecan pode aumentar sua ingestão calórica diária. Logo, contribuindo para o ganho de peso se você não fizer outros ajustes em sua dieta ou nível de atividade física. Por esse motivo, moderar a ingestão de noz pecan é importante para o equilíbrio do organismo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais