Açafrão-da-terra traz benefícios incríveis

eCycle

O açafrão-da-terra é uma raiz muito usada como tempero e cujo consumo traz benefícios como melhora da imunidade e da digestão

Açafrão-da-terra
Imagem de Chinh Le Duc no Unsplash

O açafrão-da-terra é uma planta com propriedades medicinais impressionantes, como ação anti-inflamatória, cicatrizante e alívio de problemas estomacais. Também chamado de cúrcuma, turmérico ou simplesmente de açafrão, a parte mais consumida é a raiz, daí o nome açafrão-da-terra, usado em comparação com o chamado "açafrão verdadeiro", um tempero de gosto semelhante que é extraído a partir de uma flor.

De nome científico Curcuma longa, o açafrão-da-terra é originário da Índia e do sudeste da Ásia, mas de fácil cultivo em outras regiões do mundo. A planta tem flores brancas similares às de uma bromélia, suas folhas verdes também são comestíveis, mas a parte mais consumida é a raiz de cor laranja e aparência semelhante à do gengibre. A raiz do açafrão-da-terra é a parte usada para fazer o tempero em pó, que é muito comum na culinária indiana e asiática.

Benefícios do açafrão-da-terra

Os principais benefícios do açafrão-da-terra são melhora na função digestiva, alívio de gases, melhora da imunidade, efeitos anti-inflamatório e cicatrizante. As cores vibrantes dos alimentos são comumente associadas à presença de antioxidantes. No caso do açafrão-da-terra, seu laranja intenso se dá graças à presença de curcumina, uma substância que tem sido muito estudada por suas propriedades medicinais. Estudos evidenciam a eficácia da curcumina no combate ao câncer e outras doenças.

Usado há milhares de anos

O açafrão-da-terra é muito usado na medicina ayurvédica - sistema medicinal característico da Índia e do qual derivam diversos medicamentos usados na cultura ocidental atualmente. Na ayurveda, a curcumina é utilizada como antialérgico, digestivo, inibidora de gases intestinais, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante e ainda no tratamento de patologias respiratórias. A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras.

Favorece saúde oral

Há também pesquisas, ainda não suficientemente fundamentadas, que demonstram o potencial do açafrão-da-terra na saúde oral. Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, ela ajuda a aliviar dores de dente e inchaços, auxilia no tratamento de gengivites e combate a bactéria que causa placa e cáries dentárias. Para saber mais, confira a matéria: "Escovar os dentes com cúrcuma é uma boa?".

Combate câncer

A medicina chinesa utiliza o açafrão-da-terra para remover inflamações nas partes interna e externa do corpo, mas a medicina ocidental também já reconheceu os benefícios desse produto. Doutores da Universidade da Califórnia descobriram que a curcumina bloqueou uma enzima que promove o crescimento de câncer na cabeça e no pescoço. O resultado encontrado foi que as enzimas que promoviam o câncer foram inibidas pelo composto, impedindo o avanço das células malignas.

Ação antioxidante

A ação antioxidante do açafrão-da-terra foi estudada pelo Centro Médico da Universidade de Maryland, que destacou que os antioxidantes presentes na curcumina combatem radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar no nosso organismo. Além das propriedades anticancerígenas, o composto também é um poderoso anti-inflamatório. A Universidade do Arizona examinou os efeitos do açafrão-da-terra em ratos com artrite reumatoide. Resultado: a curcumina inibiu a inflamação das articulações.

Alivia torções

O açafrão-da-terra é usado em tratamentos homeopático para o alívio de torções musculares. Pode-se fazer uma pasta usando uma parte de sal para duas partes de açafrão-da-terra em pó e um pouco de água para dar a consistência necessária. Aplique a pasta na junta afetada e envolva com uma gaze ou um pedaço de pano que possa ser manchado - lembre-se que o açafrão-da-terra também é usado como corante natural. Deixe agir de 20 minutos a uma hora. Aplique uma vez ao dia - sua pele vai ficar um pouco manchada, mas depois de algum tempo a cor tende a voltar ao normal, porém o ideal é não usar a mistura em locais nos quais você não queira manchas.

Acalma o estômago

O açafrão-da-terra é muito usado para aliviar estômago irritado. O National Institutes of Health (NIH) dos EUA recomenda 500 mg de açafrão-da-terra, quatro vezes ao dia, para acalmar o estômago, no caso de quem consome o produto em cápsulas. Você também pode incluir a raiz ou um pouco do tempero em pó no preparo dos seus pratos para melhorar a digestibilidade.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×