Limpeza de ar condicionado: como fazer

eCycle

A limpeza do seu ar condicionado deve ser realizada com frequência para evitar problemas

A limpeza do ar condicionado deve ser realizada com frequência. A falta de limpeza pode gerar problemas técnicos no aparelho e afetar a saúde humana. O conforto e bem-estar que esse aparelho traz para ambientes de trabalho e residências dependem de boas práticas.

Benefícios e importância da limpeza do ar condicionado

A falta de limpeza e manutenção do ar condicionado pode afetar desde o funcionamento do aparelho, implicando em um maior consumo de energia, até favorecer a ocorrência de problemas de saúde como enxaquecas e irritação nas mucosas nasais. A manutenção e limpeza dos condicionadores de ar aumenta a vida útil do equipamento e preserva a saúde das pessoas que o utilizam. Conheça alguns benefícios de manter a limpeza do seu ar condicionado em dia:

Diminui problemas técnicos

O acúmulo de poeira pode obstruir os filtros, as turbinas e as serpentinas de troca de calor, comprometendo o funcionamento do aparelho de ar condicionado. A limpeza periódica evita que isso aconteça.

Aumenta a vida útil do aparelho

Além de limpar com frequência seu aparelho, é necessário realizar uma limpeza especializada a cada seis meses ou um ano para garantir uma vida útil maior. Além disso, principalmente em cidades litorâneas, os aparelhos de ar condicionado necessitam de cuidados especiais para evitar a ferrugem.

Diminui o risco contra a saúde

A poeira instalada no interior do ar condicionado contém fungos, ácaros, bactérias e outros poluentes, que podem causar doenças respiratórias, quadros alérgicos e problemas de pele. Por isso, é importante realizar a limpeza do seu ar condicionado periodicamente.

Economiza energia

Os resíduos presentes no ar condicionado impedem seu completo funcionamento, forçando o compressor para climatizar o ambiente, o que gera mais gastos de energia. A limpeza em dia garante que você economize energia.

Como limpar o ar condicionado por fora

A limpeza da parte externa do ar condicionado deve ser feita com água e detergente, de preferência caseiro. Pode ser realizada conforme o aparelho for ficando sujo, porém o ideal é limpá-lo pelo menos uma vez por semana para que não acumule poeira. Outra dica é evitar produtos “multiuso” e industrializados nesse tipo de eletrodoméstico, para que não fiquem amarelados.

Como fazer a limpeza interna do ar condicionado

Para fazer a limpeza do ar condicionado por dentro, siga o passo a passo abaixo:

  1. Desligue o aparelho da tomada;
  2. Retire o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco. Caso esteja muito sujo, umedeça o pano com água morna;
  3. Para limpar o filtro desse condicionador de ar, remova-o e retire a sujeira com um aspirador de pó ou água corrente (fria ou morna);
  4. Deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio.

Além disso, não utilize:

  • Polidor para limpar a área interna do ar condicionado;
  • Produtos químicos;
  • Água quente.

Consulte a Loja eCycle e adquira alguns produtos necessários para fazer o detergente caseiro. Você também pode comprar produtos de limpeza de baixo impacto.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×