As melhores ervas em forma de óleo essencial para dormir

eCycle

Descubra qual óleo essencial melhor se adequa à sua rotina na hora de dormir

óleo essencial para dormir
Imagem editada e redimensionada de Kelly Sikkema, está disponível no Unsplash

As ervas têm propriedades incríveis conhecidas desde tempos remotos por sociedades antigas. Em formato de óleo essencial essas propriedades se potencializam. Conheça algumas ervas em formato de óleo essencial para dormir que te ajudarão a melhorar suas noites. Mas lembre-se de nunca ingerir óleos essenciais, diluí-los antes de usar e fazer o teste de alergia na parte interna do braço antes de aplicar em áreas maiores.

Os óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo carreador (como óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, óleo de gergelim, entre outros) antes de serem aplicados à pele. Isso reduz o risco de irritação. Para adultos, cada cinco gotas de óleo essencial devem ser diluídas em uma colher de sopa de óleo transportador. O uso dos óleos essenciais em crianças deve estar sob supervisão médica. Para as crianças, a mistura é muito mais diluída, com uma proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de sopa de óleo transportador.

Óleo essencial de lavanda

óleo essencial para dormir
Imagem editada e redimensionada de Dorné Marting, está disponível no Unsplash

A lavanda é indicada para pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono. Normalmente coloca-se ramos da flor ou seu óleo essencial na fronha durante a noite.

Aromaterapeutas usam o óleo essencial de lavanda para tratar dores de cabeça, nervosismo e inquietação. Massoterapeutas, por vezes, aplicam o óleo essencial de lavanda na pele, que pode funcionar tanto como agente calmante como auxiliar do sono. Na Alemanha, o chá de lavanda foi aprovado como suplemento para tratar perturbações do sono, inquietação e irritação estomacal.

Além disso, segundo uma pesquisa de 2012, o óleo essencial de lavanda pode ser usado para ansiedade (se esse for o problema que te impede de dormir), pois acalma afetando o sistema límbico, a parte do cérebro que controla as emoções.

Na hora de dormir, você pode diluir cinco gotas de óleo essencial de lavanda em uma colher de sopa de óleo de gergelim e aplicar um dedo úmido no entre-cenho, outro na altura do coração e massagear a canela e os pés com o restante. Além disso, você pode aplicar dez gotas de óleo essencial de lavanda em um difusor ligado no quarto na hora de dormir. Saiba mais sobre esse óleo essencial para dormir na matéria: "Óleo essencial de lavanda tem benefícios comprovados".

Óleo essencial de capim-limão

O óleo essencial de capim-limão é altamente concentrado. Se ele é eficaz na hora de dormir, não se tem certeza, mas algumas pessoas relatam como efeito colateral de seu uso a sonolência, o que pode ser uma boa característica se você estiver precisando dormir. Em algumas pessoas, ele pode apresentar efeitos mais fortes que os efeitos colaterais da planta do capim-limão. Você pode aplicar dez gotas de óleo essencial de capim-limão em um difusor ligado no quarto na hora de dormir. Saiba mais sobre esse óleo essencial na matéria: "11 benefícios do óleo essencial de capim-limão".

Óleo essencial de vetiver

Usar o óleo essencial de vetiver em um difusor na hora de dormir pode ajudar a melhorar seus padrões respiratórios. Um pequeno estudo de 2010 mediu a resposta de 36 pessoas que foram expostas a diferentes aromas durante o sono.

O óleo essencial de vetiver aumentou a qualidade da expiração e diminuiu a inspiração quando os participantes do estudo que dormiram o inalaram. Isso pode significar que o óleo essencial de vetiver pode ajudar pessoas que roncam pesadamente. Se você é daquelas pessoas que acordam de susto com o barulho do próprio ronco ou de outra pessoa que dorme ao seu lado, essa pode ser uma boa saída para dormir melhor. Saiba mais sobre esse óleo essencial na matéria: "Óleo essencial de vetiver: benefícios e para que serve".

Outras maneiras de melhorar o sono

  • Não ingerir cafeína depois das 14h00;
  • Tente jantar até às 18h00, 19h00 ou 20h30, especialmente se você tiver uma condição médica que interfira no seu sono, como refluxo ácido;
  • Desconecte completamente por uma hora antes de dormir. A luz azul emitida por aparelhos eletrônicos e lâmpadas interfere na produção de melatonina do seu organismo. A melatonina é uma substância química produzida pelo cérebro que regula o sono;
  • Estabeleça um ritual para dormir. Isso pode sinalizar ao seu cérebro que é hora de relaxar e ajudar a colocar seu ritmo circadiano em dia. Estratégias simples, como tomar um banho quente e colocar o pijama, costumam funcionar.

Se essas mudanças no estilo de vida não estiverem funcionando, procure ajuda de um psicólogo ou psicóloga.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×