Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda a conservar alface crocante e fresca com um truque caseiro e fácil

Existem diferentes tipos de legumes e verduras, cada um com diferentes necessidades para armazenamento e durabilidade. Saber como conservar alface é um dos truques para garantir uma salada fresca e crocante.

Há duas coisas que a alface precisa para se manter fresca: umidade e ar. Embora alguns pensem que a melhor maneira de conservar é selar o vegetal em um saco plástico com o ar comprimido ou colocar as folhas de alface em um pote de plástico, mesmo que limpo e seco, remover o ar é exatamente o oposto do necessário.

Na verdade, a alface precisa de uma boa quantidade de fluxo de ar, além de um pouco de umidade, para ficar crocante. É por isso que os restaurantes armazenam o vegetal em caixas perfuradas especiais que permitem a circulação do ar, onde a alface pode durar mais. 

como-conservar-alface-na-geladeira
Foto de Luli Sosa Benintende na Unsplash

Passo a passo de como conservar alface na geladeira por mais tempo

  1. Apare a raiz e o caule e separe as folhas;
  2. Encha uma tigela grande com água fria e mergulhe as folhas que estiverem boas para o consumo;
  3. Se possível, descarte a raiz e outras partes que você não irá consumir em uma composteira;
  4. Bata suavemente as folhas na água para que as impurezas afundem. Retire a alface limpa ou esvazie a tigela e repita esse passo para o que restou de alface com impurezas;
  5. Esvazie a tigela, encha de água;
  6. Coloque vinagre de álcool na proporção de 1/4 de vinagre para o volume de água que você usou;
  7. Deixe as folhas em imersão por cerca de 15 minutos;
  8. Enxágue com água corrente, sem vinagre, e acomode as folhas de alface inteiras de pé em um escorredor e deixe por cinco minutos;
  9. Embrulhe-as em uma toalha úmida de algodão (de preferência orgânico);
  10. Deixe na gaveta as verduras da geladeira e umedeça a toalha sempre que ela começar a secar.
Privado: Embalagens Sustentáveis
Alternativas ecológicas e estilosas para redução de lixo
A partir de R$20,99
Menos lixo
Comprar

Toalha de algodão

A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface na geladeira, mantendo-a fresca e crocante. Afinal, ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar. Você pode encontrar saco de algodão orgânico feito especificamente para verduras em algumas lojas on-line como a do Portal eCycle

Você também pode improvisar em casa com uma toalha de rosto ou pano de prato, ambos novos e específicos para esse uso, ou uma folha de papel toalha. Além disso, de acordo com um estudo, a temperatura ideal é de 5 ºC para refrigeração da alface.

Você pode usar essa técnica para outros vegetais folhosos como agrião, rúcula e manjericão. Mas evite colocá-los junto com outros vegetais que liberam etileno, como limão e tomate. Isso, pois o etileno liberado acelera o amadurecimento e faz com que a sua salada murche mais cedo.

A dica é: se possível, dê preferência às variedades orgânicas de produtores locais. Além de mais saudáveis para a saúde e o meio ambiente, é certo que a variação orgânica de alface dure mais tempo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais