Aprenda a preparar chá de casca de abacaxi

eCycle

Receita promove a utilização das cascas para preparar um chá de abacaxi saboroso e que pode ser consumido quente ou gelado

Preparar um chá de casca de abacaxi é uma ótima forma de aproveitar os nutrientes contidos nessa parte geralmente jogada fora. Simples de fazer, essa receita de chá de abacaxi pode ser bebida quente ou gelada - e se você quiser ainda pode acrescentar hortelã para refrescar ou cravo e canela para esquentar.

O abacaxi ajuda a melhorar a digestão, a circulação, as saúdes respiratória e cardíaca e o sistema imunológico. Ele também é ótimo para combater gripes, resfriados, infecções e parasitas, auxilia na perda de peso e na prevenção ao câncer. Saiba mais na matéria: "Os múltiplos benefícios do abacaxi à saúde".

Chá de casca de abacaxi

Confira a receita básica do chá de casca de abacaxi. Se quiser acrescentar alguma coisa, coloque para ferver na fase final (no caso de cravo e canela) ou apenas na hora de deixar a infusão descansando (no caso de folhas como a hortelã). Dê preferência aos alimentos orgânicos e produzidos localmente, assim você evita os agrotóxicos e emissões desnecessárias de gases de efeito estufa.

Ingredientes

  • Casca de 1 abacaxi
  • 1,5 litro de água
  • Açúcar ou mel a gosto para adoçar

Modo de preparo

  1. Antes de picar o abacaxi, use uma escova para legumes para lavar bem a casca. Corte e descarte a coroa e a base da fruta.
  2. Em uma tábua, descasque o abacaxi e reserve a polpa na geladeira para outra preparação (se quiser já pode ir comendo!). Corte a casca em pedaços grandes e transfira para uma panela média.
  3. Cubra as cascas com a água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 20 a 40 minutos, com a tampa entreaberta. Quanto mais tempo você deixar, mais forte ficará o sabor do seu chá de casca de abacaxi.
  4. Desligue o fogo e pronto!

Se quiser beber o chá quente, ele já está pronto. Você pode adoçar a gosto, mas se o abacaxi estiver docinho talvez nem seja necessário. Se quiser beber gelado, espere o chá amornar e leve à geladeira antes de tomar.

Esse chá de casca de abacaxi fica super refrescante gelado e é uma forma de aproveitar ao máximo os ingredientes dessa fruta tão nutritiva.


Fonte: Receita adaptada de Panelinha

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×